> <

10 características de um profissional de sucesso

   Quais as principais características dos profissionais de sucesso? Essa é uma das perguntas feitas por quem busca construir uma carreira brilhante e promissora.

   Não há fórmula mágica para uma trajetória bem-sucedida, mas, analisando o histórico e o perfil de pessoas que trilharam um ótimo caminho profissional, é possível descobrir 10 qualidades presentes na maior parte delas. Continue a leitura e confira quais são!

 

1. Proatividade

   Sabe aquele tipo de indivíduo que, geralmente, toma a iniciativa na hora de fazer as coisas e não espera que ninguém o dê ordens para realizar aquilo que deve ser feito? Pessoas assim são consideradas proativas — e essa característica se repete na maioria dos profissionais de sucesso.

    “Isso não é minha responsabilidade, então não vou fazer”. É comum ouvirmos tal frase no dia a dia, não é? Mas esses dizeres certamente não partem de profissionais proativos.

   A proatividade faz com que o indivíduo enxergue oportunidades nos lugares em que os demais veem apenas obstáculos. E isso colabora para que ele assuma maiores responsabilidades e riscos, aprenda muito mais e, claro, se destaque.

  Todavia, lembre-se de que ser proativo não é, definitivamente, o mesmo de ser workaholic, ou seja, viciado em trabalho. Os profissionais indispensáveis costumam ter uma percepção aguçada sobre o que precisa ser feito.

 

2. Comprometimento

   O comprometimento é mais uma das qualidades dos profissionais de sucesso. Uma pessoa comprometida sabe quem é e aonde quer chegar. Ela faz tudo o que está ao seu alcance para atingir os objetivos que estabeleceu.

   Isso não significa passar por cima do colega, da ética ou da moral para conseguir o que se quer, mas sim dar o seu melhor para chegar até onde deseja. Vale lembrar, ainda, que os indivíduos comprometidos são altamente envolvidos com aquilo que fazem e se preocupam em agir com eficiência, para o bem dos resultados finais de seu trabalho.


3. Humildade

   A humildade faz parte da personalidade de um profissional de sucesso, à medida que o ajuda a lidar melhor com as críticas e seus próprios fracassos. Mas ser humilde também é essencial àquele que busca por uma carreira sólida e ascendente.

  Essa qualidade o ajudará a ouvir sugestões, conselhos, dicas e ensinamentos que podem colaborar para seu crescimento e amadurecimento. Por fim, lembre-se de que a humildade é fundamental não somente no âmbito profissional — e, por esse motivo, precisa ser desenvolvida por todos, junto à busca contínua por conhecimento, simplicidade, maturidade e gentileza.

 

4. Criatividade

  O mundo está em constante transformação. E, para conseguir sobreviver no mercado de trabalho, o profissional deve ser criativo em sua área.

  Novos e velhos problemas precisam de soluções inovadoras. Quem conseguir encontrar maneiras sustentáveis, eficientes e criativas sairá na frente e garantirá seu lugar ao sol.

 

5. Bom caráter

  Certos profissionais colocam seus interesses acima de qualquer coisa e não se importam em ser egoístas, bajuladores e calculistas em busca de seus objetivos.

  Pois saiba que profissionais de sucesso são aqueles capazes de trabalhar em conjunto com outras pessoas, de forma simbiótica e honesta. Eles procuram construir suas carreiras sem prejudicar os outros, mas utilizando seus próprios méritos e esforços.

 

6. Ambição

   A ambição é responsável por gerar a energia capaz de mover e sustentar um profissional de sucesso em todas as circunstâncias, sejam elas boas ou ruins. É ela que fomenta o progresso individual, amplia horizontes e torna homens e mulheres pessoas diferenciadas e distintas.

  É fácil distinguir um profissional que tem ambição daqueles que não contam com ela. Funcionários ambiciosos estão, normalmente, atentos à melhor forma de entregar suas tarefas, abraçando desafios e sendo capazes de superar obstáculos de maneira descomplicada.

  Além disso, essas pessoas nunca se satisfazem com o status quo e estão sempre em busca de melhores soluções, o que também é bastante valorizado pelas organizações. Por fim, é necessário apontar que, quando passa dos limites, a ambição pode carregar consequências negativas.

  Se a ambição se torna obsessiva e existe um desejo compulsivo por crescer, o indivíduo acaba construindo para si uma imagem negativa. E isso compromete o relacionamento com os colegas de trabalho, os resultados do time e, até mesmo, seu próprio desenvolvimento na carreira.

 

7. Autocontrole

   O autocontrole — ou inteligência emocional — é, definitivamente, uma característica em comum entre os profissionais de sucesso. Trata-se de pessoas que escolhem influenciar o ambiente (e não o contrário).

   Elas controlam suas emoções em vez de permitirem que outros o façam, agindo de maneira equilibrada e transmitindo confiança, transparência e segurança. Entre outras coisas, o autocontrole se traduz em ser capaz de manter a calma e saber como executar suas funções durante períodos de tensão e estresse elevado.

  Dessa forma, é comum que os empregadores mais experientes procurem ativamente por funcionários que não deixem as forças externas ditarem o seu potencial ou temam possíveis contratempos.

 

8. Empatia

   Para fortalecer relacionamentos e aprimorar a comunicação, o profissional de sucesso precisa contar com a empatia, tendo a capacidade de ouvir o que os colegas têm a dizer sem julgamentos precipitados.

  Para tanto, é fundamental conseguir se colocar no lugar do outro. Lembre-se sempre de que as pessoas vêm de diferentes contextos e carregam suas próprias experiências.

 É importante, no entanto, saber diferenciar empatia de simpatia. A empatia é algo natural (e seu funcionamento, automático), como aqueles sentimentos incontroláveis e que surgem instantaneamente de acordo com a situação.

 

9. Paixão

   Ainda que os ganhos financeiros e benefícios oferecidos pelas organizações sejam fatores motivadores para grande parte dos funcionários, existem também aqueles que demonstram gostar do que fazem — e essas pessoas, sem sombra de dúvidas, estão no alvo das empresas.

  Para os gerentes de recrutamento, aqueles profissionais que não têm a paixão como característica vão utilizar apenas uma fração de seu potencial no trabalho, além de acabarem apresentando um alto nível de estresse.

 

10. Resiliência

   Chama-se de resiliência a capacidade do indivíduo de lidar com problemas e se adaptar a mudanças, de modo a superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Nesse sentido, torna-se fácil entender por que profissionais resilientes estão entre os mais procurados pelas organizações.

   Tais pessoas conseguem enxergar os possíveis problemas de forma otimista e não encaram obstáculos como algo insuperável. Elas podem até falhar, mas, após um breve momento de críticas, voltam a colocar o pé no chão e a produzir para a companhia.

  Como você viu, não basta ter competência técnica para ser um bom profissional. As características comuns aos profissionais de sucesso dão pistas a você que quer iniciar uma carreira da qual se orgulhe. Siga a inspiração de quem se destaca no mercado de trabalho e faça tudo o que puder para se tornar cada vez melhor!

 

  Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o nas redes sociais e ajude mais pessoas a terem acesso a conteúdos de qualidade!

Texto Original: https://blogcarreiras.cruzeirodosuleducacional.edu.br/10-principais-caracteristicas-de-profissionais-de-sucesso/

Galeria

Comentários

  1. Wilson Ribas Jr.| 07/08/2020

    Realmente o mercado exige que cada vez mais que tenhamos essas características. Fizemos uma conversa com a equipe de vendas da unidade Bauru sobre esse tema e foi muito interessante. Parecem ser coisas mais simples, mas demandam disciplina e foco.

  2. Gianairan Vieira da Silva| 07/08/2020

    Muito boa a informação.

Deixe seu Comentário


Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up