> <

9 curiosidades sobre revestimentos em couro para o setor automotivo

O uso do couro em revestimentos automotivos tem crescido em todo o mundo – não só nos veículos mais luxuosos, mas também nos intermediários. Estima-se que o setor automotivo vá absorver mais de 20% dos couros feitos no mundo nos próximos anos – mais do que o dobro do que acontecia em 2009, quando 8% da produção de curtumes tinha este fim. “O consumidor tem muito contato com o interior do automóvel, então é natural que esta parte do veículo seja valorizada utilizando o couro, que é uma matéria prima nobre, durável e eficiente”, destaca o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello.

A seguir, nove curiosidades sobre revestimentos em couro para o setor automotivo:

- Para um automóvel médio, são necessários seis couros para a produção de revestimentos internos. Já em um veículo de luxo são usados 10 couros e em um automóvel premium 16.

- É proibido comunicar que determinado veículo tem “bancos em couro sintético”. No Brasil existe uma lei que determina que somente produtos feitos em pele animal podem receber a denominação “couro”.

- Mais de 200 concessionárias de automóveis no Brasil já foram visitadas pela equipe do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) para que a comunicação técnica e publicitária não contenha expressões proibidas pela lei. Gigantes do setor já se adequaram.

- Em 2009, 8% da produção mundial de couro era destinada ao setor automotivo. Em 2014, esse índice chegou a 17% e a projeção é que em breve ultrapasse os 20%, chegando a 22% até 2020.

- Metade dos veículos novos produzidos na China sai de fábrica com algum revestimento em couro, inclusive modelos menos luxuosos.

- Couro é uma matéria prima natural e muito eficiente: entre suas propriedades está a adaptação à temperatura. Ou seja: conserva melhor o calor nas baixas temperaturas e resfria de melhor forma em períodos de muito calor.

- Para limpeza, use pano limpo umedecido com água se a sujeira for superficial. Para limpeza mais profunda, use pano úmido com água e sabão neutro e, em seguida, um pano umedecido para enxugar e um seco para finalizar. Para conservação, o ideal é fazer a hidratação com produtos específicos.

- Desde 2000, existe um projeto específico para incentivo às exportações de couro nacional: é o Brazilian Leather, realizado em parceria pelo CICB e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com ações que preveem também a promoção do couro automotivo brasileiro no mundo.

- O Brasil exporta 75% de sua produção total de couros, cerca de 35 milhões de peles por ano. Deste total, quase 15,7% é destinado ao segmento automotivo, nos mais exigentes mercados mundiais.

Fonte: Segs

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Passo a passo: teste de sistema de injeção eletrônica

 A injeção eletrônica serve para melhorar o funcionamento do carro, diminuindo a emissão de poluentes e contribuindo para que o combustível seja mais bem utilizado. No entanto, é preciso testar…

leia mais...
Alemanha autoriza cidades a proibir carros a diesel

Por William BostonUma corte da Alemanha decretou ontem a morte de certos carros movidos a diesel, num golpe para a importante indústria automobilística do país, que agora será forçada a gastar bilhões…

leia mais...
Bom ambiente mantém saúde do balconista e aumenta produtividade!

De acordo com especialista, cultura de humanização e a compreensão das subjetividades não se opõem à busca pelo lucro. Às vésperas do Dia do Balconista de Autopeças, o Novo Varejo foi em…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up