> <

A história do automóvel

A história do automóvel é bem mais antiga do que imaginamos ser. Alguns historiadores dizem que o primeiro carro a se locomover com combustão interna a gasolina foi criado em 1885, por uma alemão chamado Karl Benz (reconhece esse nome?). Porém, por volta de 1769 já eram feitos protótipos e experimentos de carros com motor a vapor, eram praticamente carroças adaptadas com 3 ou 4 rodas com um motor que podia atingir de 2 a 3,5 km/h, um grande avanço para a época.

Voltando ao final do século XIX, a fabricação de carros em escala maior foi em torno do ano de 1892, por Henry Ford, nos EUA e muito impulsiona pela revolução industrial, que permitiu novas formas de fabricação.

Nesse momento vários países da Europa entraram na disputa pela fabricação de carros, na França surgiu o De Dion Bouton, Berliet e Rapid, na Itália veio o Fiat e o Alfa Romeo, na Alemanha surgiu o Mercedes-Benz; A Suíça e a Espanha para diversificar resolveram criar uma série mais possante: o Hispano-Suiza.

Porém os ingleses entraram mais tarde na concorrência, por conta de uma lei (Red Flag Law), conhecida como "bandeira-vermelha", onde o carro não podia ultrapassar 6,2 km/h e deveria levar um pessoa a frente segurando uma bandeira vermelha, sinalizando a passagem do automóvel.

Em 1904, já com a lei derrubada em 1896, foi o ano de fabricação do primeiro Rolls Royce, que possuía um aparelho composto por vários canos em forma de arco e ventilador, com intuito de impedir que a água em circulação alcançasse altas temperaturas, hoje esse equipamento é conhecido como radiador e sofreu poucas mudanças ao longo do tempo.

No Brasil a fabricação começou um pouco mais tarde, e o grande avanço foi em 1956, quando as multinacionais, primeiramente Ford e General Motors, começaram a produção de caminhões, caminhonetes e furgões para posteriormente começarem a investir em carros de passeio. Nesse meio tempo começaram as produções dos Volkswagem, principalmente o Fusca (1959), DKW-Vemag, Willys-Overland, Simca, Galaxie, Corcel (da Ford), Opala (da Chevrolet), Esplanada, Regente e Dat (da Chrysler).

Embora muitos carros, amados até hoje no país, foram montados no Brasil, seus projetos eram todos feitos nas matrizes européias ou norte-americanas, bem como todas as peças que eram exportadas.

Não muito mencionado, em 1956 o Rommi-Iseta foi o primeiro automóvel a ser totalmente fabricado no Brasil. O carro possuia 3 rodas, sendo 2 na frente e apenas 1 porta, na parte dianteira e acomodava 2 pessoas. Com motor de 4 tempos, fabricados pela BMW, era um carro compacto e fazia em média 25 km com 1 litro de gasolina. Foram fabricados 3 mil unidades até o ano de 1961.

Ao longo dos anos o carro possuiu muitas formas e potências diferentes, mas a característica principal não foi mudada, a da liberdade de se locomover, que para muitos virou paixão.

Fontes: Info Escola | Wikipédia | Fusca Clube | Sinal de Trânsito

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Home office: práticas para manter a produtividade

 No começo de 2020 o mundo inteiro foi pego de surpresa por uma pandemia mundial. Muitas pessoas sentiram medo e um dos fatores que talvez mais tenha causado preocupação foi a questão do emprego…

leia mais...
Voluntariado e seus benefícios surpreendentes

    Um dos benefícios mais conhecidos do voluntariado é o impacto sobre a comunidade. Voluntários não remunerados são muitas vezes o elo que mantém uma comunidade unida, um lugar…

leia mais...
31 cursos online para crescer profissionalmente

  Em tempos de home office, vale apostar nas formações online com certificado, que podem incrementar seu repertório e currículo ou servir como atividades complementares na faculdade. Confira…

leia mais...
10 características de um profissional de sucesso

   Quais as principais características dos profissionais de sucesso? Essa é uma das perguntas feitas por quem busca construir uma carreira brilhante e promissora.   Não há fórmula…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up