> <

A história do automóvel

A história do automóvel é bem mais antiga do que imaginamos ser. Alguns historiadores dizem que o primeiro carro a se locomover com combustão interna a gasolina foi criado em 1885, por uma alemão chamado Karl Benz (reconhece esse nome?). Porém, por volta de 1769 já eram feitos protótipos e experimentos de carros com motor a vapor, eram praticamente carroças adaptadas com 3 ou 4 rodas com um motor que podia atingir de 2 a 3,5 km/h, um grande avanço para a época.

Voltando ao final do século XIX, a fabricação de carros em escala maior foi em torno do ano de 1892, por Henry Ford, nos EUA e muito impulsiona pela revolução industrial, que permitiu novas formas de fabricação.

Nesse momento vários países da Europa entraram na disputa pela fabricação de carros, na França surgiu o De Dion Bouton, Berliet e Rapid, na Itália veio o Fiat e o Alfa Romeo, na Alemanha surgiu o Mercedes-Benz; A Suíça e a Espanha para diversificar resolveram criar uma série mais possante: o Hispano-Suiza.

Porém os ingleses entraram mais tarde na concorrência, por conta de uma lei (Red Flag Law), conhecida como "bandeira-vermelha", onde o carro não podia ultrapassar 6,2 km/h e deveria levar um pessoa a frente segurando uma bandeira vermelha, sinalizando a passagem do automóvel.

Em 1904, já com a lei derrubada em 1896, foi o ano de fabricação do primeiro Rolls Royce, que possuía um aparelho composto por vários canos em forma de arco e ventilador, com intuito de impedir que a água em circulação alcançasse altas temperaturas, hoje esse equipamento é conhecido como radiador e sofreu poucas mudanças ao longo do tempo.

No Brasil a fabricação começou um pouco mais tarde, e o grande avanço foi em 1956, quando as multinacionais, primeiramente Ford e General Motors, começaram a produção de caminhões, caminhonetes e furgões para posteriormente começarem a investir em carros de passeio. Nesse meio tempo começaram as produções dos Volkswagem, principalmente o Fusca (1959), DKW-Vemag, Willys-Overland, Simca, Galaxie, Corcel (da Ford), Opala (da Chevrolet), Esplanada, Regente e Dat (da Chrysler).

Embora muitos carros, amados até hoje no país, foram montados no Brasil, seus projetos eram todos feitos nas matrizes européias ou norte-americanas, bem como todas as peças que eram exportadas.

Não muito mencionado, em 1956 o Rommi-Iseta foi o primeiro automóvel a ser totalmente fabricado no Brasil. O carro possuia 3 rodas, sendo 2 na frente e apenas 1 porta, na parte dianteira e acomodava 2 pessoas. Com motor de 4 tempos, fabricados pela BMW, era um carro compacto e fazia em média 25 km com 1 litro de gasolina. Foram fabricados 3 mil unidades até o ano de 1961.

Ao longo dos anos o carro possuiu muitas formas e potências diferentes, mas a característica principal não foi mudada, a da liberdade de se locomover, que para muitos virou paixão.

Fontes: Info Escola | Wikipédia | Fusca Clube | Sinal de Trânsito

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Passo a passo: teste de sistema de injeção eletrônica

 A injeção eletrônica serve para melhorar o funcionamento do carro, diminuindo a emissão de poluentes e contribuindo para que o combustível seja mais bem utilizado. No entanto, é preciso testar…

leia mais...
Alemanha autoriza cidades a proibir carros a diesel

Por William BostonUma corte da Alemanha decretou ontem a morte de certos carros movidos a diesel, num golpe para a importante indústria automobilística do país, que agora será forçada a gastar bilhões…

leia mais...
Bom ambiente mantém saúde do balconista e aumenta produtividade!

De acordo com especialista, cultura de humanização e a compreensão das subjetividades não se opõem à busca pelo lucro. Às vésperas do Dia do Balconista de Autopeças, o Novo Varejo foi em…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up