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A voz do povo: Honestidade é a melhor técnica para vender

Para o cliente poucas coisas são piores do que a sensação de ter feito uma má compra e ainda ter gasto muito com ela. Como o vendedor pode evitar que o consumidor deixe a loja com esse sentimento?

A revista Balconista S/A entrevistou um consumidor comum, que tem suas preferências e necessidade na hora da compra.

Segundo Walter Soares, que é um cliente que gosta de ir ao balcão e se informar muito antes de comprar as peças para seu carro, o vendedor tem papel fundamental na hora da negociação, de deixar tudo claro e bem explicado, já que ele não entende muito do assunto. Quando perguntado para Walter o que faz com que ele queira fechar a compra ele disse: "Quando eu sinto que não estou sendo passado para trás eu compro. Fico muito satisfeito quando vejo que o balconista colocou meus interesses em primeiros plano, me fazendo economizar e evitando gastos desnecessários".

Walter também é vendedor, mas do setor têxtil, e ele fala que a principal virtude do profissional, em qualquer setor, está em perceber que quando o cliente sai com a sensação de ter feito um bom negócio ele volta muitas vezes. "Não adianta querer vender um produto mais caro se não é o que o cliente precisa. Esse pensamento é muito imediato. Quando você faz com que o consumidor sinta que economizou ele acaba voltando, e você multiplica sua vendas", disse.

Para ele, além de ter o sentimento de que está comprando pelo melhor preço ele precisa se sentir confiante e orientado, sobre a marca, as propriedade do produto, o que difere o mais caro do mais barato e todos os outros detalhes possíveis. Para poder dar essa confiança o balconista precisa estar muito bem informado sobre o item que está vendendo e entender quando é a real necessidade do comprador. "Às vezes a gente já passou em tanta loja e já ouviu tanta coisa que nem sabemos direito o que precisamos e o que é melhor. Por isso, o balconista tem que perguntar tudo até entender qual é a melhor solução para o problema", lembrou.

Por tudo isso, busque sempre oferecer a melhor opção, mostrando porque é de fato a melhor opção. Faça com que o cliente deixe a loja realizado, assim você o fideliza. "É bom fazer um exercício de se colocar no lugar de quem está comprando. Se coloque na posição do consumidor e trate ele como gostaria de ser tratado. Pergunte para você mesmo: essa negociação é honesta? Ela me deixaria satisfeito caso fosse eu do outro lado do balcão? Assim você vai ver seus clientes sempre voltando. Eu volto quando sinto a honestidade", concluiu Walter.

Fonte: Revista Balconista S/A

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