> <

Acordo para livre comércio entre Brasil e Argentina é adiado

O Brasil apresentou ano ao governo argentino uma proposta de acordo de livre-comércio no setor automotivo. "Caminhamos para o livre-comércio no setor automotivo dentro do Mercosul. As condições estão dadas", disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, apontando na postura liberal do novo governo argentino para costurar a proposta. No ano passado, um acordo liberando o comércio automotivo foi assinado com o Uruguai.

A proposta de livre comércio no setor automotivo feita pelo governo brasileiro à Argentina segue sem resposta definitiva por parte do governo do país vizinho. Embora os hermanos já tenham demonstrado "ver com bons olhos" a iniciativa, o governo argentino ainda considera que faltam algumas condições fundamentais para que o acordo possa ser firmado definitivamente.

De acordo com o ministro de Produção da Argentina, é necessário haver uma maior integração produtiva entre os dois países, sobretudo no que tange a harmonização no setor de autopeças.

Embora ainda não haja uma definição sobre o tema, o cenário de um aumento na relação bilateral entre as duas principais potências do continente sulamericano é visto com otimismo. Tal expectativa se deve à eliminação das chamadas Declarações Antecipadas de Importação, promovida pelo novo presidente do país - Maurício Macri. A medida substituiu o antigo modelo por um sistema mais simples que prevê licenças automáticas para a maior parte dos itens importados.

Em tese, o novo modelo beneficia a indústria automotiva, ao passo que todas as fábricas de veículos instaladas na Argentina dependem de componentes comprados no Brasil.

Fonte: Estadão/Jornal Novo Varejo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Nova Previdência: confira as principais mudanças

Novas regras entraram em vigor em 13 de novembro, com a publicação da emenda constitucional nº 103 no Diário Oficial da UniãoA Nova Previdência, promulgada pelo Congresso Nacional nesta terça-feira…

leia mais...
Home office: práticas para manter a produtividade

 No começo de 2020 o mundo inteiro foi pego de surpresa por uma pandemia mundial. Muitas pessoas sentiram medo e um dos fatores que talvez mais tenha causado preocupação foi a questão do emprego…

leia mais...
Voluntariado e seus benefícios surpreendentes

    Um dos benefícios mais conhecidos do voluntariado é o impacto sobre a comunidade. Voluntários não remunerados são muitas vezes o elo que mantém uma comunidade unida, um lugar…

leia mais...
31 cursos online para crescer profissionalmente

  Em tempos de home office, vale apostar nas formações online com certificado, que podem incrementar seu repertório e currículo ou servir como atividades complementares na faculdade. Confira…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up