> <

Acordo para livre comércio entre Brasil e Argentina é adiado

O Brasil apresentou ano ao governo argentino uma proposta de acordo de livre-comércio no setor automotivo. "Caminhamos para o livre-comércio no setor automotivo dentro do Mercosul. As condições estão dadas", disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, apontando na postura liberal do novo governo argentino para costurar a proposta. No ano passado, um acordo liberando o comércio automotivo foi assinado com o Uruguai.

A proposta de livre comércio no setor automotivo feita pelo governo brasileiro à Argentina segue sem resposta definitiva por parte do governo do país vizinho. Embora os hermanos já tenham demonstrado "ver com bons olhos" a iniciativa, o governo argentino ainda considera que faltam algumas condições fundamentais para que o acordo possa ser firmado definitivamente.

De acordo com o ministro de Produção da Argentina, é necessário haver uma maior integração produtiva entre os dois países, sobretudo no que tange a harmonização no setor de autopeças.

Embora ainda não haja uma definição sobre o tema, o cenário de um aumento na relação bilateral entre as duas principais potências do continente sulamericano é visto com otimismo. Tal expectativa se deve à eliminação das chamadas Declarações Antecipadas de Importação, promovida pelo novo presidente do país - Maurício Macri. A medida substituiu o antigo modelo por um sistema mais simples que prevê licenças automáticas para a maior parte dos itens importados.

Em tese, o novo modelo beneficia a indústria automotiva, ao passo que todas as fábricas de veículos instaladas na Argentina dependem de componentes comprados no Brasil.

Fonte: Estadão/Jornal Novo Varejo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Mulheres na ciência e suas contribuições para o setor automotivo

    Desde 2015, as Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência.    Entre os objetivos desse…

leia mais...
Você sabe como cuidar do motor?
Você sabe como cuidar do motor?
10 de fevereiro de 2020

    O motor é o principal componente dos automóveis. Sem ele nada funciona. Por isso é fundamental estar sempre atento aos principais cuidados que podemos ter com ele.    Além…

leia mais...
Segurança e qualidade com as pastilhas de freio

    A Barros está sempre se desenvolvendo para encontrar a melhor forma de oferecer serviços e produtos de qualidade que tenham foco na segurança e bem-estar dos clientes.    Desde…

leia mais...
Barros Autopeças comemora 50 anos de existência

    A Barros Autopeças completa, neste ano, 50 anos de existência. Meio século de histórias, de expansão e muita tradição.     Para comemorar o marco, a…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up