> <

Amortecedores regenerativos transformam buracos em energia

Em breve, em vez de se desviar dos buracos nas ruas e estradas, você poderá começar a aperfeiçoar a mira para acertar todos eles.

O professor Lei Zuo, da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, está propondo uma nova técnica para gerar eletricidade nos veículos híbridos e elétricos a partir das irregularidades no asfalto.

Brincadeiras à parte, não será necessário ficar passando por buracos.

Segundo os cálculos do professor Zuo, apenas as suaves irregularidades de um asfalto bem conservado podem ser capazes de gerar entre 100 e 400 watts de energia, um valor impressionante, suficiente para aumentar muito a autonomia de um carro elétrico.

Amortecedores regenerativos

Os sistemas regenerativos de freios já são usados em veículos de linha, mas Zuo quer transformar os amortecedores em geradores de energia.

Para isso, os amortecedores regenerativos devem converter a energia vibracional - as vibrações verticais da suspensão - em movimento rotacional que aciona um gerador.

Em 2009, estudantes do MIT já haviam apresentado o protótipo de uma suspensão regenerativa, mas o professor Zuo garante ter resolvido um problema crucial de eficiência: a conversão do movimento bidirecional dos amortecedores no movimento unidirecional necessário para movimentar continuamente o gerador.

Uma combinação de engrenagens permite que tanto o movimento de descida quanto o movimento de subida do amortecedor, sejam convertidos em eletricidade, essencialmente dobrando a quantidade de energia que pode ser recuperada.

Energia versus maciez

O protótipo construído pela equipe consegue recuperar até 60% da energia teoricamente disponível nos amortecedores. O professor Zuo afirma que, com uma fabricação mais aprimorada dos diversos componentes - eventualmente em escala industrial - será possível chegar aos 85% de eficiência.

O amortecedor-gerador "pode ser integrado no carro diretamente, sem mudar nada no carro," disse o pesquisador.

Como nada sai de graça, o próximo passo da pesquisa será aferir o quanto a captação da energia vibracional tira do conforto da suspensão, o que eventualmente exigirá buscar um equilíbrio entre eficiência na geração de energia e maciez do carro.

Fonte: Inovação Tecnológica

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


EXCLUSIVO: AUTOMEC prepara novidades para edição 2021

A matéria a seguir é de autoria do site Oficina Brasil. O autor do texto Wellyson Reis  traz como assunto maneiras de inovar e levar as principais novidades do mundo automotivo que a Automec…

leia mais...
Ação de Natal para os colaboradores da Barros

Esse ano, infelizmente, não podemos realizar um evento para celebrar o fim de ano como ocorreu nos últimos anos, mas não deixamos de prestigiar nossos colaboradores. Como um meio de agradece-los e…

leia mais...
Ganhadores da 3° edição do Prêmio Magno

Este ano tivemos a 3° edição do Prêmio Magno, programa que reconhece a performance dos seus parceiros fornecedores, conferido pela Barros Autopeças.A edição conta com a apresentação dos resultados…

leia mais...
Conheça o novo produto da Advance Autoparts

A Advance Autoparts está lançando mais produtos para deixar seu portfólio ainda mais completo: o lançamento da vez são as mangueiras. Conheça os itens:Agora na Barros Autopeças você pode…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up