> <

Aprenda como identificar golpe do boleto falso

A matéria a seguir é uma reprodução do UOL Tilt.


Entenda o golpe do boleto falso


O envio de boletos falsos por email não é algo novo. Especialistas em segurança afirmam que esse é um dos golpes mais comuns envolvendo meios de pagamentos.


No geral, criminosos geram boletos quase idênticos aos de empresas conhecidas que possuem uma base grande de clientes — tal como companhias de telefonia e serviços de banda larga. Os golpistas enviam o documento falso para vários endereços de email aleatoriamente, na esperança de que alguns dos destinatários sejam de fato clientes e caiam na mentira.


Com dados pessoais de milhões de brasileiros sendo vendidos indevidamente, esse tipo de golpe pode estar sim ainda mais refinado, por isso, desconfie se tiver recebido um boleto suspeito por e-mail, mesmo que ele contenha seus dados.


 A dica é sempre conferir se o boleto é verdadeiro antes de efetuar qualquer pagamento. Mas como faz isso?


Confira os três primeiros dígitos do boleto


Para isso, preste sempre atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). 


Por exemplo: uma cobrança do banco Itaú que comece com o número 237 (do banco Bradesco) é falsa, pois o número do banco é 341. Os códigos dos bancos podem ser encontrados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).


Se não dá para ler o código de barras, desconfie


Boletos falsos geralmente têm o código de barras alterado. Caso seja impossível realizar a leitura, o cuidado com os números digitados deve ser redobrado, pois esse truque geralmente é feito para forçar a pessoa a digitar o número alterado. 


Só emita boletos no site da empresa


Dificilmente, as empresas fazem cobranças por email. Então, se você receber um boleto bancário, é sempre bom conferir diretamente no site/aplicativo da companhia ou da instituição financeira. Apenas emita boletos no site oficial do banco ou da empresa que está fazendo a cobrança.


Nunca imprima os boletos


Existe um tipo de vírus conhecido como bolware que, quando instalado em um computador, consegue alterar as informações essenciais do boleto, como valor e a conta para onde irá o dinheiro a ser pago. Esse vírus entra em ação no momento em que a pessoa abre o documento para imprimi-lo. 


Quando o pagamento é realizado, o dinheiro vai direto para a conta do golpista. Por isso, a recomendação da Febraban é nunca imprimir nenhum boleto e sempre manter o antivírus do computador atualizado.


Também desconfie de boletos que chegam em casa


Existem casos de sequestro de correspondências, em que ocorre a alteração dos dados bancários do beneficiário e o reenvio para os destinatários. Para evitar cair nesse tipo de golpe, uma boa saída é pedir diretamente à empresa para que debite o valor da fatura da sua conta bancária ou cartão de crédito.


Confira os dados do beneficiário do boleto


Sempre confira os dados do beneficiário. Seja no caixa eletrônico, pelo app do banco ou no Internet Banking, informações como o nome da empresa que vai receber o valor, o seu CNPJ e sua conta bancária aparecerão na tela antes de você confirmar o pagamento. 


Use o DDA (Débito Direto Autorizado)


A Febraban recomenda que as pessoas usem a forma de pagamento DDA (Débito Direto Autorizado). Para aderir, a pessoa precisa se registrar como "pagador eletrônico" na instituição financeira onde tem conta, ao fazer isso ela estará autorizando o banco a notificá-la sempre que um boleto for emitido em seu nome. 


Crédito da matéria: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/02/22/faca-como-nath-financas-saiba-como-nao-cair-no-golpe-do-boleto-falso.htm


Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


A Curva ABC e sua importância
A Curva ABC e sua importância
29 de março de 2021

Você com certeza já deve ter ouvido falar na Curva ABC, ela é muito utilizada com a finalidade de gerenciar as prioridades de uma empresa, ou seja, funciona como um método de classificação que permite…

leia mais...
Mulheres à Frente das Oficinas e da Indústria Aftermarket de Peças

A matéria a seguir é uma reprodução do site Canal da Peça que sofreu algumas mudanças, o link original você encontra no final do texto.Reparadoras, gerentes e diretoras, as mulheres possuem garra,…

leia mais...
KPI entenda mais sobre essa ferramenta de gestão

O KPI (Key Performance Indicator) é um indicador que pode auxiliar a empresa a ter sucesso. A ferramenta permite um acompanhamento do desempenho de pontos importantes para o negócio, departamento ou…

leia mais...
Manutenção das palhetas evitam acidente

As pancadas de chuva estão aí e é sempre bom manter em dia a manutenção das palhetas do limpador de para-brisa.De modo geral as pessoas não costumam dar muita importância para esse item, demorando…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up