> <

Aprenda como identificar golpe do boleto falso

A matéria a seguir é uma reprodução do UOL Tilt.


Entenda o golpe do boleto falso


O envio de boletos falsos por email não é algo novo. Especialistas em segurança afirmam que esse é um dos golpes mais comuns envolvendo meios de pagamentos.


No geral, criminosos geram boletos quase idênticos aos de empresas conhecidas que possuem uma base grande de clientes — tal como companhias de telefonia e serviços de banda larga. Os golpistas enviam o documento falso para vários endereços de email aleatoriamente, na esperança de que alguns dos destinatários sejam de fato clientes e caiam na mentira.


Com dados pessoais de milhões de brasileiros sendo vendidos indevidamente, esse tipo de golpe pode estar sim ainda mais refinado, por isso, desconfie se tiver recebido um boleto suspeito por e-mail, mesmo que ele contenha seus dados.


 A dica é sempre conferir se o boleto é verdadeiro antes de efetuar qualquer pagamento. Mas como faz isso?


Confira os três primeiros dígitos do boleto


Para isso, preste sempre atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). 


Por exemplo: uma cobrança do banco Itaú que comece com o número 237 (do banco Bradesco) é falsa, pois o número do banco é 341. Os códigos dos bancos podem ser encontrados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).


Se não dá para ler o código de barras, desconfie


Boletos falsos geralmente têm o código de barras alterado. Caso seja impossível realizar a leitura, o cuidado com os números digitados deve ser redobrado, pois esse truque geralmente é feito para forçar a pessoa a digitar o número alterado. 


Só emita boletos no site da empresa


Dificilmente, as empresas fazem cobranças por email. Então, se você receber um boleto bancário, é sempre bom conferir diretamente no site/aplicativo da companhia ou da instituição financeira. Apenas emita boletos no site oficial do banco ou da empresa que está fazendo a cobrança.


Nunca imprima os boletos


Existe um tipo de vírus conhecido como bolware que, quando instalado em um computador, consegue alterar as informações essenciais do boleto, como valor e a conta para onde irá o dinheiro a ser pago. Esse vírus entra em ação no momento em que a pessoa abre o documento para imprimi-lo. 


Quando o pagamento é realizado, o dinheiro vai direto para a conta do golpista. Por isso, a recomendação da Febraban é nunca imprimir nenhum boleto e sempre manter o antivírus do computador atualizado.


Também desconfie de boletos que chegam em casa


Existem casos de sequestro de correspondências, em que ocorre a alteração dos dados bancários do beneficiário e o reenvio para os destinatários. Para evitar cair nesse tipo de golpe, uma boa saída é pedir diretamente à empresa para que debite o valor da fatura da sua conta bancária ou cartão de crédito.


Confira os dados do beneficiário do boleto


Sempre confira os dados do beneficiário. Seja no caixa eletrônico, pelo app do banco ou no Internet Banking, informações como o nome da empresa que vai receber o valor, o seu CNPJ e sua conta bancária aparecerão na tela antes de você confirmar o pagamento. 


Use o DDA (Débito Direto Autorizado)


A Febraban recomenda que as pessoas usem a forma de pagamento DDA (Débito Direto Autorizado). Para aderir, a pessoa precisa se registrar como "pagador eletrônico" na instituição financeira onde tem conta, ao fazer isso ela estará autorizando o banco a notificá-la sempre que um boleto for emitido em seu nome. 


Crédito da matéria: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/02/22/faca-como-nath-financas-saiba-como-nao-cair-no-golpe-do-boleto-falso.htm


Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up