> <

AUTODEFESA: problemas no câmbio do CAPTIVA

Donos relatam quebras da transmissão automática do Chevrolet Captiva. Autorizadas cobram até R$ 25 000 pelo conserto

por Waldez Carmo Amorim • 02/02/2016 às 19:36 • Atualizado em 12/02/2016 às 14:02

 

O administrador Edson Ribeiro da Silva estava num congestionamento em São Paulo quando o câmbio do seu Captiva V6 2011 começou a apresentar trancos e trocar as marchas só em alta rotação.

Era o começo de uma grande dor de cabeça. Ele teve que chamar o guincho e, na concessionária, recebeu o orçamento de R$ 18 000. “Comecei a pesquisar e achei vários relatos de quebra precoce do câmbio.

Contatei a Chevrolet e recebi a resposta – sem analisarem meu carro – de que nada poderia se feito, já que minha garantia havia acabado”, conta Edson.O defeito é mesmo bem comum  entre donos de Captiva: uma rápida consulta no site Reclame Aqui, por exemplo, revelou que há 22 casos pendentes, relatando quebras, travamento ou trancos na transmissão automática dos modelos 2009 a 2012.

 

A falha não ocorre só em carros com alta quilometragem, como o Captiva de 61 000 km de Edson. O empresário Raul Mattos, de Curitiba (PR), tem um modelo V6 2009 que passou pelo mesmo problema aos 15 000 km. “De repente, o carro parou de trocar as marchas, ficando somente em primeira marcha.

Mesmo explicando à concessionária que a alavanca prendia constantemente, ela dizia que não havia defeito. Paguei R$ 13 000, após a Chevrolet negar a garantia”, explica Raul.De acordo com César Sanches, dono da oficina especializada em transmissões Automatik, três defeitos bem comuns ocorrem nos câmbios do Captiva.

O primeiro é a quebra dos conjuntos internos devido ao rompimento do disco mola. O segundo é a avaria do sistema planetário, onde estão as engrenagens principais, que causa a destruição do total do conjunto. O terceiro problema são as falhas no módulo eletrônico, que exige um reparo que varia de R$ 4 500 a R$ 5 700.Consultada sobre o assunto, a GM do Brasil informa que analisou o histórico de atendimento dos proprietários ouvidos pela reportagem e constatou que os casos seriam “pontuais e de causas distintas”.

 

O POVO RECLAMA

 “Meu Captiva 2009 apresentou quebra do câmbio duas vezes. Na primeira, a fábrica trocou em garantia, mas na segunda tive de gastar R$ 3 800.” Luiz Angelo Pipolo, advogado, Assis (SP) 

“Quando fui sair da garagem, não consegui engatar as marchas. Na autorizada, me pediram R$ 25 000 pelo conserto. Levei a uma oficina especializada, que cobrou R$ 10 000.”  Luiz Henrique Celso Lepéra, médico, Bragança Paulista (SP)

“De repente, o câmbio parou de trocar as marchas, ficando somente na primeira marcha. Paguei R$ 13 000 pelo conserto, após a Chevrolet negar a garantia.” Raul Mattos, empresário, Curitiba (PR)

Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/materia/cambio-supervalorizado

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


10 características de um profissional de sucesso

   Quais as principais características dos profissionais de sucesso? Essa é uma das perguntas feitas por quem busca construir uma carreira brilhante e promissora.   Não há fórmula…

leia mais...
Como o coronavírus vai mudar nossas vidas: dez tendências para o mundo pós-pandemia

   A Covid-19 mudou nossas vidas. Não estou falando aqui simplesmente da alteração da rotina nesses dias de isolamento, em que não podemos mais fazer caminhadas no Minhocão ou ir aos nossos…

leia mais...
Mulheres na ciência e suas contribuições para o setor automotivo

    Desde 2015, as Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência.    Entre os objetivos desse…

leia mais...
Você sabe como cuidar do motor?
Você sabe como cuidar do motor?
10 de fevereiro de 2020

    O motor é o principal componente dos automóveis. Sem ele nada funciona. Por isso é fundamental estar sempre atento aos principais cuidados que podemos ter com ele.    Além…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up