> <

AUTODEFESA: problemas no câmbio do CAPTIVA

Donos relatam quebras da transmissão automática do Chevrolet Captiva. Autorizadas cobram até R$ 25 000 pelo conserto

por Waldez Carmo Amorim • 02/02/2016 às 19:36 • Atualizado em 12/02/2016 às 14:02

 

O administrador Edson Ribeiro da Silva estava num congestionamento em São Paulo quando o câmbio do seu Captiva V6 2011 começou a apresentar trancos e trocar as marchas só em alta rotação.

Era o começo de uma grande dor de cabeça. Ele teve que chamar o guincho e, na concessionária, recebeu o orçamento de R$ 18 000. “Comecei a pesquisar e achei vários relatos de quebra precoce do câmbio.

Contatei a Chevrolet e recebi a resposta – sem analisarem meu carro – de que nada poderia se feito, já que minha garantia havia acabado”, conta Edson.O defeito é mesmo bem comum  entre donos de Captiva: uma rápida consulta no site Reclame Aqui, por exemplo, revelou que há 22 casos pendentes, relatando quebras, travamento ou trancos na transmissão automática dos modelos 2009 a 2012.

 

A falha não ocorre só em carros com alta quilometragem, como o Captiva de 61 000 km de Edson. O empresário Raul Mattos, de Curitiba (PR), tem um modelo V6 2009 que passou pelo mesmo problema aos 15 000 km. “De repente, o carro parou de trocar as marchas, ficando somente em primeira marcha.

Mesmo explicando à concessionária que a alavanca prendia constantemente, ela dizia que não havia defeito. Paguei R$ 13 000, após a Chevrolet negar a garantia”, explica Raul.De acordo com César Sanches, dono da oficina especializada em transmissões Automatik, três defeitos bem comuns ocorrem nos câmbios do Captiva.

O primeiro é a quebra dos conjuntos internos devido ao rompimento do disco mola. O segundo é a avaria do sistema planetário, onde estão as engrenagens principais, que causa a destruição do total do conjunto. O terceiro problema são as falhas no módulo eletrônico, que exige um reparo que varia de R$ 4 500 a R$ 5 700.Consultada sobre o assunto, a GM do Brasil informa que analisou o histórico de atendimento dos proprietários ouvidos pela reportagem e constatou que os casos seriam “pontuais e de causas distintas”.

 

O POVO RECLAMA

 “Meu Captiva 2009 apresentou quebra do câmbio duas vezes. Na primeira, a fábrica trocou em garantia, mas na segunda tive de gastar R$ 3 800.” Luiz Angelo Pipolo, advogado, Assis (SP) 

“Quando fui sair da garagem, não consegui engatar as marchas. Na autorizada, me pediram R$ 25 000 pelo conserto. Levei a uma oficina especializada, que cobrou R$ 10 000.”  Luiz Henrique Celso Lepéra, médico, Bragança Paulista (SP)

“De repente, o câmbio parou de trocar as marchas, ficando somente na primeira marcha. Paguei R$ 13 000 pelo conserto, após a Chevrolet negar a garantia.” Raul Mattos, empresário, Curitiba (PR)

Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/materia/cambio-supervalorizado

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Mulheres na ciência e suas contribuições para o setor automotivo

    Desde 2015, as Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência.    Entre os objetivos desse…

leia mais...
Você sabe como cuidar do motor?
Você sabe como cuidar do motor?
10 de fevereiro de 2020

    O motor é o principal componente dos automóveis. Sem ele nada funciona. Por isso é fundamental estar sempre atento aos principais cuidados que podemos ter com ele.    Além…

leia mais...
Segurança e qualidade com as pastilhas de freio

    A Barros está sempre se desenvolvendo para encontrar a melhor forma de oferecer serviços e produtos de qualidade que tenham foco na segurança e bem-estar dos clientes.    Desde…

leia mais...
Barros Autopeças comemora 50 anos de existência

    A Barros Autopeças completa, neste ano, 50 anos de existência. Meio século de histórias, de expansão e muita tradição.     Para comemorar o marco, a…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up