> <

Big Data é tendência no mercado corporativo

Nos últimos anos o Big Data se tornou uma das grandes tendências no mercado corporativo, principalmente  pelo atual cenário digital. O meio exige que os profissionais tenham um conhecimento técnico muito mais aprofundado para que seja possível lidar com a imensa quantidade de dados disponíveis. 

Dessa forma classifica-se Big Data por:

“Um processo de análise e interpretação de um grande volume de dados, estejam eles armazenados na internet ou em equipamentos particulares (servidores, computadores, notebooks e smartphones). Tudo que está disponível de forma online, de modo não sigiloso, pode ser extraído, agrupado e interpretado conforme suas necessidades”, respondeu o especialista em sistema de informação da Barros Autopeças Fábio Benedito. 

P: Quais são suas soluções?

R: São inúmeras soluções que podemos envolver num projeto de Big Data, sendo classificadas como:

Enterprise Data: na tradução literal, "dados empresariais", coletados pelo RH de empresas, setores de compras, vendas, finanças, logística e produção.

Social Data: dados coletados em redes sociais e jogos online.

Personal Data: podem ser coletados de smartphones, geladeiras, televisores, carros, qualquer coisa conectada na internet.


P: O que são os 5 Vs do Big Data?

R: São os pilares que definem um bom projeto de Big Data:

Volume: refere-se à grande quantidade de dados tratados.

Variedade: se várias soluções forem utilizadas, maior será a complexidade das análises.

Velocidade: o tempo para processamento estatístico deve ser ágil e suportar o volume e variedade de dados.

Veracidade: se a informação tratada é verdadeira e de fonte confiável.

Valor: se a informação é útil para ser usada nas estatísticas.


P: Como pode ajudar na empresa?

R: Esse conceito ajuda a melhorar a prestação de informações aos gestores, com dados reais e precisos, dando-lhes suporte na tomada de decisões.

Na Barros podemos citar três Big Datas, que tratam informações dos sistemas Comercial, Financeiro e Logístico: Cockpit, R&P (Ritmo e Produtividade) e Extrato Diário por regiões.


P: No dia a dia é possível realizar essa prática? Se sim, você pode dar um exemplo.

R: Quem é experiente no Excel, pode usar os dados de uma planilha para construir gráficos e tabelas dinâmicas. Um exemplo prático é fazer uma planilha de suas compras domésticas, colocando a data, nome do mercado, produto e preço; com o passar do tempo seus dados crescerão e será possível criar uma dinâmica de compra mês a mês ou um gráfico de gasto por mercado. Logicamente nas empresas são utilizados softwares adequados para tratar o imenso volume de dados, mas é rotineiro começar um Big Data com planilhas Excel, para testar a veracidade e o valor das estatísticas geradas.


Se você não conhecia essa ferramenta, agora já sabe, Big Data é uma ótima solução para ajudar a sua empresa a organizar a infinidade de dados disponíveis e analisar de forma correta. 


Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Cuidados com o carro no inverno
Cuidados com o carro no inverno
22 de junho de 2022

Cuidados com o carro no invernoO inverno está batendo em nossa porta! Essa mudança climática deixa muitas peças e componentes de seu veículo vulneráveis, principalmente quando a mudança é muito…

leia mais...
Diferença entre Correia Dentada e Corrente

Que a correia dentada e a corrente são utilizadas no motor do veículo, você já sabe. Mas você sabe a diferença entre essas peças? Correia dentada X CorrenteA correia dentada é responsável…

leia mais...
Tipos de Pastilhas do Mercado
Tipos de Pastilhas do Mercado
20 de maio de 2022

Tipos de pastilhas do mercadoPara ser um bom especialista no mercado automotivo, seja um vendedor ou mecânico, não basta apenas entender o que é determinada peça! Para prover um bom serviço para…

leia mais...
4 dicas para ter uma boa saúde financeira de seu negócio

A gestão da saúde financeira de um negócio é uma das coisas mais importantes para o seu progresso. Porém, a maioria das pessoas que possuem seu próprio negócio não entendem a importância de manter…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up