> <

Big Data é tendência no mercado corporativo

Nos últimos anos o Big Data se tornou uma das grandes tendências no mercado corporativo, principalmente  pelo atual cenário digital. O meio exige que os profissionais tenham um conhecimento técnico muito mais aprofundado para que seja possível lidar com a imensa quantidade de dados disponíveis. 

Dessa forma classifica-se Big Data por:

“Um processo de análise e interpretação de um grande volume de dados, estejam eles armazenados na internet ou em equipamentos particulares (servidores, computadores, notebooks e smartphones). Tudo que está disponível de forma online, de modo não sigiloso, pode ser extraído, agrupado e interpretado conforme suas necessidades”, respondeu o especialista em sistema de informação da Barros Autopeças Fábio Benedito. 

P: Quais são suas soluções?

R: São inúmeras soluções que podemos envolver num projeto de Big Data, sendo classificadas como:

Enterprise Data: na tradução literal, "dados empresariais", coletados pelo RH de empresas, setores de compras, vendas, finanças, logística e produção.

Social Data: dados coletados em redes sociais e jogos online.

Personal Data: podem ser coletados de smartphones, geladeiras, televisores, carros, qualquer coisa conectada na internet.


P: O que são os 5 Vs do Big Data?

R: São os pilares que definem um bom projeto de Big Data:

Volume: refere-se à grande quantidade de dados tratados.

Variedade: se várias soluções forem utilizadas, maior será a complexidade das análises.

Velocidade: o tempo para processamento estatístico deve ser ágil e suportar o volume e variedade de dados.

Veracidade: se a informação tratada é verdadeira e de fonte confiável.

Valor: se a informação é útil para ser usada nas estatísticas.


P: Como pode ajudar na empresa?

R: Esse conceito ajuda a melhorar a prestação de informações aos gestores, com dados reais e precisos, dando-lhes suporte na tomada de decisões.

Na Barros podemos citar três Big Datas, que tratam informações dos sistemas Comercial, Financeiro e Logístico: Cockpit, R&P (Ritmo e Produtividade) e Extrato Diário por regiões.


P: No dia a dia é possível realizar essa prática? Se sim, você pode dar um exemplo.

R: Quem é experiente no Excel, pode usar os dados de uma planilha para construir gráficos e tabelas dinâmicas. Um exemplo prático é fazer uma planilha de suas compras domésticas, colocando a data, nome do mercado, produto e preço; com o passar do tempo seus dados crescerão e será possível criar uma dinâmica de compra mês a mês ou um gráfico de gasto por mercado. Logicamente nas empresas são utilizados softwares adequados para tratar o imenso volume de dados, mas é rotineiro começar um Big Data com planilhas Excel, para testar a veracidade e o valor das estatísticas geradas.


Se você não conhecia essa ferramenta, agora já sabe, Big Data é uma ótima solução para ajudar a sua empresa a organizar a infinidade de dados disponíveis e analisar de forma correta. 


Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Gerencie seu estoque com FIFO
Gerencie seu estoque com FIFO
21 de junho de 2021

O termo FIFO (First in First Out) ou PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que Sai) é usado nas mais diversas áreas, desde Produção até Vendas e Marketing, bem como por repositores e promotores. É um…

leia mais...
Entenda a função da bieleta
Entenda a função da bieleta
11 de junho de 2021

O conteúdo a seguir é do blog da Nakata e contém algumas alterações. A suspensão é um dos principais sistemas de um veículo, e ela é composta por diversas peças interligadas. Para que o…

leia mais...
Aprenda a negociar e consiga bons resultados para sua empresa

Negociar é uma ação fundamental no nosso dia a dia e também no ambiente empresarial, quanto mais se pratica mais fácil fica com o tempo. Além disso, é muito mais que somente pedir melhora na oferta…

leia mais...
Conheça as peças e os defeitos do sistema de ignição do motor

É importante você entender como os principais sistemas de ignição funcionam, caprichar na manutenção preventiva e escolher bem a oficina. A matéria a seguir é uma reprodução do Blog da Nakata,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up