> <

Bom ambiente mantém saúde do balconista e aumenta produtividade!

De acordo com especialista, cultura de humanização e a compreensão das subjetividades não se opõem à busca pelo lucro.

 Às vésperas do Dia do Balconista de Autopeças, o Novo Varejo foi em busca de especialistas que pudessem lançar luz sobre pontos subjetivos capazes de exercer influência direta sobre a linha tênue que separa o bom e o mal desempenho de um profissional de vendas – para além de seu treinamento técnico. Nesse contexto, nossa reportagem se deparou com o trabalho da doutora em Psicologia pela universidade argentina John F. Kennedy, Martha Ebert, profissional e acadêmica que tem dedicado sua carreira à análise das questões fundamentais que envolvem a saúde das pessoas no ambiente de trabalho e as diferentes maneiras com que essas questões exercem influência direta no desempenho da empresa. De acordo com a especialista, a humanização das relações de trabalho é a chave para a harmonização tanto Martha Ebert destaca papel das lideranças para preservar o bom ambiente da empresa da preservação do equilíbrio do trabalhador quanto da criação de um ambiente propício para o sucesso dos negócios em geral.

CONJUNTURA

Antes de iniciar uma análise sobre questões internas da empresa que possam criar, ou não, essa cultura de humanização, Martha enfatiza que o cenário atual brasileiro já é, por si só, desafiador  pelo fato de a taxa de desocupação ainda se encontrar em padrões temerários ao atingir cerca de 13 milhões de desempregados. “O medo do trabalhador empregado é uma das consequências do desemprego, constituindo uma porta aberta ao sofrimento, pois fragiliza o trabalhador e o torna vulnerável”. A especialista destaca que a conjuntura tem impacto direto nos profissionais de vendas, caso dos balconistas. “No caso específico dos vendedores, não bater as metas de vendas é fator de preocupação”. Tal cenário pode até causar o adoecimento do profissional. “O fato é que os trabalhadores acabam não tendo a parte das questões conjunturais, Martha Ebert aponta que o clima organizacional é o único medicamento preventivo contra o sofrimento e o adoecimento do trabalhador. E isso é tarefa das lideranças, ao estabelecer metas factíveis, manter os funcioná- rios motivados e reconhecer o esforço de todos e resultados alcançados. “O cuidado fundamental baseia-se na organização do trabalho, ou seja, na coerência entre o trabalho prescrito e o trabalho real. Cobranças fazem parte de qualquer grupo social, mas não se pode cobrar quando não há contrapartida, ou seja, saber se os resultados negativos se devem à sua competência ou à crise econômica, gerando angústia e sofrimento, que tomam a forma de medo de ser incompetente ou de não estar à altura da função exercida”, analisa a psicóloga.


Fonte: Novo Varejo: https://goo.gl/bbjCgU 

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Barros comparece à AUTOMEC 2019 em mais uma Ação com clientes. Saiba tudo!

Entre os dias 23 e 27 de abril de 2019 aconteceu em São Paulo a 15ª edição da AUTOMEC.Para quem ainda não conhece, a AUTOMEC é o maior evento de autopeças, equipamentos e serviços da América…

leia mais...
Maio Amarelo dá o recado: No trânsito, o sentido é a vida!

O slogan da sexta edição da campanha Maio Amarelo não poderia ser mais objetivo: evidencia a problemática do alto índice de mortes e feridos em acidentes de trânsito e enfatiza a necessidade da…

leia mais...
Tudo Sobre o Sistemas de Freios na hora da venda

O freio de um carro é um componente que, quando acionado, precisa sempre estar em perfeitas condições, afinal, uma mínima falha em seu sistema pode ser a causa de acidentes de grandes proporções,…

leia mais...
Fornecedor de Vantagens: Barros e ZF juntas em campanha de prêmios!

Até dia 31 de maio, a Barros em parceria com a ZF estão juntas com a campanha “Fornecedor de Vantagens”. Serão mais de 300 premiados e 150 mil reais em prêmios, que vão de fachadas e uniformes…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up