> <

Bosch apresenta soluções inteligentes para as oficinas do futuro

A interação das oficinas mecânicas com os serviços baseados na web e a aplicação da realidade aumentada estarão entre as novidades que a Bosch apresentará durante a Automechanika 2016, que ocorrerá no período de 13 a 17 de setembro, em Frankfurt.

No estande da empresa, localizado no corredor nove, será possível vivenciar o ambiente de uma oficina conectada e, para tanto, serão realizadas diversas apresentações que permitirão aos visitantes conhecer as últimas novidades de maneira in terativa .

O processamento de dados, a Internet das Coisas e o aumento da conexão entre os produtos trarão um grande potencial de desenvolvimento para as oficinas mecânicas, já que os recursos facilitam administrar o cronograma dos agendamentos e as etapas de todo o trabalho.

As informações e o histórico de manutenção do veículo já estarão disponíveis antes mesmo dele chegar à oficina, pois os sistemas trocarão automaticamente dados uns com os outros e o mecânico poderá acessar, em tempo real, as principais informações do fabricante.

Oficinas conectadas: Bosch Connected Repair – Durante a Automechanika 2016, a Bosch lançará o software Connected Repair, que conecta todos os equipamentos Bosch já disponíveis na oficina.

Uma vez coletados, os dados do veículo também ficam disponíveis para serem acessados em outros computadores e sistemas interligados em rede.

Com isso, o mecânico terá acesso ao histórico completo do veículo em diferentes estações de tr abalho e a qualquer momento, basta inserir a número da placa e/ou chassi no computador.

Além disso, o software utiliza uma identificação inovadora, que permite realizar testes individuais para complementar os parâmetros específicos do veículo analisado.

Numa visita futura à oficina, estes dados são utilizados novamente para facilitar os processos e evitar a duplicação desnecessária de trabalho.

Outro diferencial dessa solução Bosch é o uso de um recurso de foto, que possibilita documentar a condição do veículo em um protocolo padronizado e pronto para impressão, o que permite informar aos clientes sobre as reparações necessárias de forma transparente.

Para um melhor desempenho do software, a Bosch recomenda que o Connected Repair utilize um servidor independente, com isso as informações sobre o veículo podem ser armazenadas em uma unidade central e acessadas, se necessário, em estações de trabalho individuais.

Até o momento, os equipamentos que podem se conectar com o Bosch Connected Repair são:

– Recicladora de ar-condicionado ACS 752
– Esitronic 2.0 / KTS 5xx workshop-software package
– Alinhadores de pneu FWA 9000 e FWA 4630
– Analisador de motor FSA 500

Até o fim de 2016, outros sistemas também estarão conectados:

– Analisador de motor FSA 7xx
– Alinhador de farol HTD 815
– Analisadores de gases BEA 750 e BEA PC DE

Realidade aumentada: de olho na informação na hora certa – Informações apresentadas por realidade aumentada é a chave para um mundo tecnológico cada vez mais sofisticado e conectado.

Está cada vez mais difícil para a mecatrônica automotiva ter todo o conhecimento necessário e aplicá-lo em conformidade nas tarefas do dia a dia.

Ter a possibilidade de acessar as informações mais atualizadas, no momento certo, aumenta a compreensão do produto e economiza tempo dentro da oficina. Essas ações se traduzem em qualidade nas reparações, melhor atendimento aos c lientes e menos tempo do veículo parado na oficina.

Apontando a câmera para o veículo, a informação adicional pode ser integrada à imagem real usando um computador, tablet ou óculos inteligentes.

A informação pode chegar a partir de textos e instruções explicativas, manuais ou diagramas, objetos tridimensionais, fotos ou vídeos.

Desta forma, mesmo componentes ocultos ou cabos podem ser exibidos – uma característica tida como muito importante pelos mecatrônicos, com isso o tempo necessário para executar tarefas de reparação mais sofisticados podem ser reduzidas de 10% a 15%.

Com o objetivo de aumentar a eficiência, a Bosch criou uma Plataforma de Realidade Aumentada Comum (CAP), que permite a integração fácil e rápida de conteúdos digitais e visuais com a documentação técnica.

Este sistema multi-plataforma funciona de maneira independente a partir de tecnologias de rastreamento e processamento específicos. A Bosch estima que as primeiras oficinas estarão atuando co m essas aplicações de realidade aumentada já em 2018.

Durante o evento, os visitantes também terão a oportunidade de conhecer as novas soluções telemáticas para pequenas e médias empresas, disponíveis para os clientes das oficinas.

As marcas Beissbarth, Robinar, Sicam e OTC – todas do Grupo Bosch – também estarão apresentando suas últimas novidades durante a Automechanika.

Fonte: Mecânica Online

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


A Importância da Análise de Crédito

A análise de crédito possui uma grande importância para constatar se o cliente realmente tem condições de honrar com o compromisso de empréstimo assumido, verificando informações do cliente a…

leia mais...
Pesquisa de Opinião de Entregas da Barros Autopeças

No mês de Outubro, perguntamos a opinião dos nossos clientes em relação aos nossos serviços e atendimentos em nossa área de logística, para sabermos como nosso trabalho é visto por eles. Ficamos…

leia mais...
Kit amortecedor: o que você precisa saber para vender essa peça?

Dominar todas as informações técnicas sobre autopeças é o maior desafio e a maior vantagem de um vendedor do segmento. Enquanto são diversos os modelos e as marcas de veículos que você precisa…

leia mais...
Rastreamento Inteligente - solução eficiente para os clientes da Barros Autopeças

Nosso colaborador, Lucas Vanin, da área de Transportes, pensou numa solução para os clientes da Barros, em relação ao rastreio dos pedidos. Como muitos procuram o departamento de Transportes para…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up