> <

Caixa-preta para automóveis é desenvolvida por estudantes de SC

Um grupo de estudantes de Joinville/SC desenvolveu uma caixa-preta para veículos automotores, que se conecta com o smartphone através de um aplicativo. Por meio deste, o proprietário tem acesso a vários dados do automóvel. Chamado WITBox, o dispositivo se conecta ao smartphone via Wi-Fi e permite ao proprietário ter dados de velocidade, frenagem, estado dos freios, rotação do motor, pressão no acelerador, geolocalização e erros do computador de bordo.

Toda a rede é criptografada para maior segurança, mas há uma limitação: a porta OBD-II só está configurada para carros a partir de 2012, embora esteja padronizada no Brasil desde 2010. Em breve, os idealizadores pretendem introduzir um gráfico 3D do veículo com informações sobre colisão, obstáculos ou capotamento, bem como a quantidade de vezes e quanto ocorreu o acidente. Dá para monitorar outros condutores, assim como uma frota ou rastrear o veículo em caso de roubo.

Desenvolvido por Lucas Casagrande (22), Alexandre Viebrantz (26) e Eduardo Garcia (18), o WITBox foi criado para ser um produto de inteligência para as seguradoras, de acordo com Casagrande, que acredita que os custos de seguro serão menores e que o esclarecimento do acidente será rapidamente obtido, assim como um veículo poderá ser rapidamente localizado após roubo.

O grupo vai competir em um concurso de tecnologia no Brasil. Caso seja vencedor, irá direto para a final nos EUA. A expectativa é que o WITBox chegue ao mercado nacional a partir de 2018, servindo inicialmente às seguradoras e depois aos fabricantes. O monitoramento por smartphone é um diferencial, já que dispositivos semelhantes só podem ser acessados após o acidente ou pelo fabricante.

Fonte: Exame

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Passo a passo: teste de sistema de injeção eletrônica

 A injeção eletrônica serve para melhorar o funcionamento do carro, diminuindo a emissão de poluentes e contribuindo para que o combustível seja mais bem utilizado. No entanto, é preciso testar…

leia mais...
Alemanha autoriza cidades a proibir carros a diesel

Por William BostonUma corte da Alemanha decretou ontem a morte de certos carros movidos a diesel, num golpe para a importante indústria automobilística do país, que agora será forçada a gastar bilhões…

leia mais...
Bom ambiente mantém saúde do balconista e aumenta produtividade!

De acordo com especialista, cultura de humanização e a compreensão das subjetividades não se opõem à busca pelo lucro. Às vésperas do Dia do Balconista de Autopeças, o Novo Varejo foi em…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up