> <

Carro fervendo: o que fazer?

Uma coisa que ninguém quer que aconteça é parar no meio da estrada com o carro superaquecido, não é mesmo? Além de dessa situação ser um transtorno, quando o motor superaquece, pode trazer grandes danos a vários componentes do carro, inclusive provocar um incêndio.

Aqui, explicaremos os possíveis motivos que fazem um carro superaquecer e daremos algumas dicas de como agir caso isso aconteça com você. Continue lendo!
 

Quando um motor pode ser considerado superaquecido?

Apesar de ser movido à combustão, um motor de carro não irá funcionar normalmente em temperaturas muito altas. O ideal é que trabalhe entre 90°C e 100°. Quando essa temperatura é ultrapassada é quando acontece o superaquecimento do motor.
 
Quais são os problemas que fazem o motor superaquecer?

Qualquer falha que faz com que o motor não seja devidamente resfriado pode levar ao superaquecimento. Falhas em componentes do sistema de arrefecimento ou mesmo a tampa do reservatório de expansão, por exemplo, podem ser as causas de um superaquecimento.

A falta de lubrificação, seja por falta de óleo, por estar muito velho ou por não ser de boa qualidade, também pode estar relacionada com o superaquecimento do motor. Sem lubrificação, há maior atrito entre os materiais de metal, o que faz com que a temperatura fique muito elevada. Além disso, a falta de lubrificação também causa o desgaste das peças, contaminando o óleo com partículas de metal.
 
Outro problema comum que pode fazer com que o motor superaqueça é um vazamento de líquido no sistema de arrefecimento do carro ou o uso de água da torneira ou água do poço como líquido de arrefecimento.
 
O que indica que o motor está superaquecendo?

O sinal mais simples e fácil de identificar a marcação de temperatura do motor no painel do carro. Há também no painel um símbolo de termômetro que vai acender caso a água do radiador não esteja mais na temperatura ideal para resfriar o motor. E se a ventoinha fica ligando a todo momento, isso é outro sinal importante de problema.

Agora, se tiver fumaça saindo pelo capô, você está em apuros! Isso indica que o motor já ferveu.
 
O que fazer quando o motor superaquece?

Quando o carro começar a dar sinais de que está superaquecendo, procure um lugar para pará-lo, já que continuar dirigindo pode levar a problemas muito mais graves, inclusive a um incêndio.

Após parar o carro e desligar o motor, é recomendado esperar pelo menos 30 minutos antes de abrir o capô e mexer em qualquer peça, devido à temperatura que pode estar muito quente.

Com o motor mais frio, verifique se o nível do líquido no reservatório precisa ser completado. Se sim, coloque água suficiente apenas para ir até um mecânico. Evite água muito gelada, pois a mudança brusca de temperatura só irá causar mais estragos.
 
Como evitar que o motor do carro superaqueça?

Evite usar água da torneira, que possui cloro ou água de poço, que possui calcário, que podem ser prejudiciais para os componentes do carro. O ideal é utilizar uma mistura entre água desmineralizada e aditivo a base de etileno glicol, desenvolvido exclusivamente para uso automotivo.

Mas, para garantir que o motor do carro não venha a superaquecer, o principal é a manutenção preventiva. É muito importante manter o sistema de arrefecimento sempre limpo e com peças novas e verificar o nível desse líquido regularmente também é necessário.

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up