> <

Carros ficarão em média 15% mais caros em 2016

Fim de ano é uma época de confraternizações e planos para o ano seguinte, e no setor automotivo não é diferente. Pena que, em 2015, os encontros da imprensa com o pessoal das montadoras agora em dezembro tenham tido clima de preocupação. Segundo a maioria dos executivos ouvidos pela reportagem do CARPLACE, o mercado de automóveis no Brasil ainda deverá cair um pouco mais antes de se estabilizar e, apesar disso, os carros ficarão mais caros.

Entre os executivos, é consenso que o primeiro semestre de 2016 será ainda pior que o segundo semestre de 2015, a não ser que haja uma grande mudança política que influencie na economia – caso se concretize o impeachment da presidente Dilma Rousseff, por exemplo. De acordo com o dirigente de uma marca japonesa, as vendas deverão cair de 5% a 10% na primeira metade de 2016. Na primeira semana de janeiro, a Anfavea (associação que reúne as principais montadoras) anunciará suas previsões para o mercado de 2016. Para a entidade, as vendas se manterão estáveis em relação ao último trimestre deste ano.

Ainda de acordo com o executivo japonês, o patamar de preços dos veículos 0 km também vai mudar. “Os carros ficarão, em média, 15% mais caros até o fim de 2016”, antecipou. Segundo ele, a pressão dos sindicatos, a alta da energia elétrica, o preço das commodities, o valor do aço e, principalmente, a explosão do dólar vão afetar sobremaneira o valor final dos veículos. “Ainda há muitos componentes importados na maioria dos modelos feitos no Brasil”, explica, e agora estes componentes já estão chegando com dólar de R$ 4…

Apesar de parecer contraditório o aumento de preços em época de retração do mercado, o fato é que hoje o Brasil está com uma inflação anual chegando perigosamente na casa dos dois dígitos, além de contas públicas no vermelho e benefícios sociais indexados à inflação. Para o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, os atrasos no ajuste fiscal atrapalham a convergência da inflação para o centro da meta.

A previsão dos executivos do setor já se tornou realidade em pelo menos duas marcas, BMW e Mercedes-Benz, que já anunciaram suas tabelas de preço para janeiro de 2016 com aumentos expressivos. E o mesmo deve se seguir com as demais fabricantes. Resta saber se, com a recessão, ainda haverá consumidores dispostos a pagar cada vez mais caro por um carro ou se, com as vendas emperradas, pode surgir um novo plano de apoio ao setor por parte do governo para evitar ainda mais demissões do que já houve em 2015.

 

Fonte: http://carplace.uol.com.br/carros-ficarao-em-media-15-mais-caros-em-2016-diz-executivo-de-montadora/

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Pescaria Barros 2019
Pescaria Barros 2019
05 de novembro de 2019

    Em junho deste ano lançamos a “Pescaria 2019 - Vai Ter Briga Boa”, campanha da Barros que levou os 24 melhores clientes participantes para passarem cinco dias pescando no…

leia mais...
Outubro Rosa - Atenção com você!

    Chegamos a mais um mês de outubro e, como de praxe, a Barros se dedica a aderir à campanha do Outubro Rosa junto com outras milhares de instituições brasileiras. A campanha…

leia mais...
Confira como foi a 2° Edição do Arraiá Barros

    O Núcleo de Eventos da Barros foi a sede do 2º Arraiá da empresa.    Realizada no último dia 20, entre os convidados do evento estavam clientes lojistas…

leia mais...
3 Portais De Treinamento Online Que Todo Mecânico Precisa Conhecer

   Um mundo cada vez mais hiperconectado, somado às rápidas transformações e inovações do mercado exige que empresas, fornecedores e, claro, os próprios consumidores do segmento…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up