> <

Certificação é condição para a oficina crescer

Hoje a frota circulante brasileira conta com aproximadamente 45 milhões de veículos, dos quais 90% possuem, pelo menos, mais de dois anos de uso. Como todos sabem, neste momento de retração as perspectivas passam longe da renovação da frota. Prova disso é que somente 2 milhões de veículos serão comercializados no Brasil este ano, conforme apontam as projeções.

Tal cenário representa oportunidade para a área de serviços automotivos, que evidentemente tem o compromisso de manter os padrões de qualidade e segurança adotados pelos segmentos produtivos da cadeia, que contemplam das montadoras aos fabricantes de matéria prima, passando por sistemistas e o restante da cadeia.

Fato é que o mesmo rigor de exigências deve chegar às concessionárias, lojas de autopeças e centros de reparação. A sensibilidade dos gestores desta área de serviços automotivos precisa ser aguçada para, ao mesmo tempo, acompanhar as práticas dos segmentos produtivos para a qualidade e a segurança e atender as altas expectativas do cliente final, ou seja, do consumidor.

Neste sentido, é preciso intensificar, com urgência, o movimento para a implantação de um padrão de qualidade em toda a cadeia automotiva. Pensando nisto, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, com o apoio do Sindirepa, desenvolveu trabalho de avaliação e certificação voluntária das oficinas de reparação. O Instituto entende que a certificação da qualidade é um método robusto e seguro para aprimorar negócios e aumentar a satisfação dos consumidores.

Nesse setor, toda oficina com pelo menos três funcionários pode ser certificada. O foco é aprimorar e melhorar continuamente os processos, dar suporte técnico aos gestores para que adotem conceitos de empresa na administração de seus negócios e, assim, tenham todo o controle dos processos.

Uma vez certificada, a oficina colhe resultados – que não são poucos – como o aumento da satisfação dos clientes; a redução dos custos via eliminação dos desperdícios, sejam de tempo, material, mão de obra ou fluxo de trabalho; a ampliação das possibilidades de permanência no mercado; e a maior interação e o comprometimento da equipe.

Mesmo não sendo obrigatória, a novidade é instrumento de segurança para o cliente porque atesta a qualidade dos serviços, afinal toda oficina certificada passa por uma avaliação bem ampla de um órgão imparcial, idôneo e competente. A análise cobre todos os pontos de gestão e organização da empresa, o que possibilita ao gestor ter o controle das informações.

Ter processos adequados é diferencial para a oficina não somente se manter no mercado, mas fisgar novos negócios. Certificada, a empresa pode prestar serviços para grandes companhias e órgãos públicos. Dessa maneira, a iniciativa é vista como passaporte para um mercado mais maduro.

O dono do negócio precisa ter consciência porque a certificação voluntária depende muito de querer e acreditar. Além de vontade, precisa ter cabeça de administrador para conseguir enxergar todos esses benefícios. Com mais de 20 anos de experiência, o IQA sabe que os resultados aparecem à medida que os passos são dados.

Fonte: Automotive Business

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Dia do Consumidor: Você sabe por que ele é importante?

Você provavelmente já ouviu falar no Dia do Consumidor, certo? E é ainda mais provável que já tenha se deparado com muitas ofertas, ações e promoções de diversas marcas neste dia, na semana ou…

leia mais...
Dia da Mulher e a Importância da Presença das Mulheres na Indústria Automotiva

O dia 8 de março é um dia de celebração, mas também de luta e de questionamentos. Historicamente, a possibilidade de uma data relacionada à mulher surgiu na primeira metade do século XX a partir…

leia mais...
Metal-Borracha_ Saiba a Importância das Peças Para os Veículos

Os componentes de peças metal-borracha de um automóvel, apesar de muitas vezes serem encarados como partes secundárias, são essenciais para o bom funcionamento do veículo, uma vez que são responsáveis…

leia mais...
Natal Solidário da Barros: Seu pedido faz a diferença!

O mês de dezembro ficou marcado pela campanha “Natal Solidário”, idealizada pela Barros, voltada para nossos clientes e que foi encerrada no dia 19. A premissa da campanha, composta pela assinatura…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up