A Citroën vai apresentar na edição deste ano do Salão do Automóvel de Frankfurt o protótipo Cactus M, um veículo aberto que é baseado no C4 Cactus mas que retira alguma inspiração do modelo da marca francesa Citroën Mehari.
O Mehari foi um modelo leve todo-o-terreno muito popular da Citroën, comercializado entre 1968 e 1988. A Citroën decidiu ir buscar alguma inspiração a este modelo para criar o Cactus M, um veículo sem teto, cuja única cobertura é uma capa que pode ser utilizada como tenda. O protótipo também retira uma grande dose de inspiração do Aircross, apresentado no início do ano em Xangai.
O responsável de design exterior da Citroën, Frédéric Duvernier, refere que mais do que recriar o Mehari a intenção do Cactus M é de lhe prestar homenagem. Não é uma imitação, mas Duvernier acredita que o espírito do Mehari está presente no protótipo.
Ao contrário do C4 Cactus, o Cactus M é um veículo de duas portas, mas no entanto a frente do protótipo mantém as mesmas linhas do modelo de produção. As portas são significativamente mais longas e foram produzidas numa peça única de plástico moldado de forma a reduzir o peso. No exterior as portas têm as mesmas proteções inovadoras do C4 Cactus.
Com um visual mais musculado comparativamente ao C4 Cactus, o Cactus M afirma-se como um crossover para passear ao ar livre. Um dos pormenores mais curiosos do protótipo é a introdução de dois degraus na lateral da carroceria para que os passageiros “trepem” para os lugares traseiros.
Fonte: Zipp Car