> <

Coisas para fazer enquanto dura a crise

Sem dúvida, a crise econômica e política tem feito muito mal ao nosso país. O executivo está travado e boa parte do legislativo ocupa-se de questões estranhas aos interesses do povo brasileiro.

Se assim é, falta confiança, os investidores se retraem, o mercado se assusta e os negócios seguem em marcha lenta. Há, no entanto, quem se esqueça de que as empresas têm uma dinâmica própria, que se mantém mesmo nessas situações.

Lembra do José, aquele do setor de expedição? Continua precisando daquele curso básico de Inglês. A Maria, do atendimento? Deve ser recapacitada. A máquina B3, do setor de embalagens? Ainda espera ser regulada.

Gerir, de fato, é gerir a mudança. É importante saber que não podemos interferir em determinados processos da mudança, ou podemos interferir de maneira moderada.

No caso das questões internas da organização, porém, podemos e devemos. Por vezes, as pausas geradas pelas crises são até mesmo oportunidades para calibrarmos a operação e afiarmos nossos machados.

Há sete frentes de ação na qual podemos nos concentrar nestes momentos:

  1. Estudar os nossos clientes consolidados, ver de onde eles vieram e para onde estão indo;
  2. Compreender os clientes que queríamos conosco, mas que estão com os concorrentes;
  3. Realizar as pequenas coisas de baixo custo, como reparar a letra “r”, torta na fachada da empresa desde outubro;
  4. Realizar um inventário crítico dos itens de competitividade (custos, qualidade, rapidez e diferencial);
  5. Olhar para fora da empresa e verificar que novas tecnologias estão disponíveis;
  6. Pensar em como a empresa pode estabelecer novos padrões de velocidade estratégica;
  7. Ouvir os colaboradores de todas as escalas, estabelecer novos padrões de relacionamento e sincronizar as ações do time.

Muitas dessas atividades não têm custo elevado. Precisam apenas de ânimo, vontade e disciplina. Faça! Para sair na frente quando a crise passar.

Afinal, a teoria, na prática, funciona!

* Carlos Júlio é professor, palestrante, empresário e escritor. Leia mais artigos do Magia da Gestão.

Fonte: Revista Mercado Automotivo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


3 Portais De Treinamento Online Que Todo Mecânico Precisa Conhecer

Um mundo cada vez mais hiperconectado, somado às rápidas transformações e inovações do mercado exige que empresas, fornecedores e, claro, os próprios consumidores do segmento automotivo se adaptem…

leia mais...
Vai ter Briga Boa: a campanha da Barros que pode te levar para pescar no Pantanal!

 Além do universo automotivo, sua paixão também é pescar? Então preste atenção nas informações a seguir, pois a campanha da Barros Autopeças pode te dar a chance de passar cinco dias pescando…

leia mais...
Barros comparece à AUTOMEC 2019 em mais uma Ação com clientes. Saiba tudo!

Entre os dias 23 e 27 de abril de 2019 aconteceu em São Paulo a 15ª edição da AUTOMEC.Para quem ainda não conhece, a AUTOMEC é o maior evento de autopeças, equipamentos e serviços da América…

leia mais...
Maio Amarelo dá o recado: No trânsito, o sentido é a vida!

O slogan da sexta edição da campanha Maio Amarelo não poderia ser mais objetivo: evidencia a problemática do alto índice de mortes e feridos em acidentes de trânsito e enfatiza a necessidade da…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up