> <

Coisas para fazer enquanto dura a crise

Sem dúvida, a crise econômica e política tem feito muito mal ao nosso país. O executivo está travado e boa parte do legislativo ocupa-se de questões estranhas aos interesses do povo brasileiro.

Se assim é, falta confiança, os investidores se retraem, o mercado se assusta e os negócios seguem em marcha lenta. Há, no entanto, quem se esqueça de que as empresas têm uma dinâmica própria, que se mantém mesmo nessas situações.

Lembra do José, aquele do setor de expedição? Continua precisando daquele curso básico de Inglês. A Maria, do atendimento? Deve ser recapacitada. A máquina B3, do setor de embalagens? Ainda espera ser regulada.

Gerir, de fato, é gerir a mudança. É importante saber que não podemos interferir em determinados processos da mudança, ou podemos interferir de maneira moderada.

No caso das questões internas da organização, porém, podemos e devemos. Por vezes, as pausas geradas pelas crises são até mesmo oportunidades para calibrarmos a operação e afiarmos nossos machados.

Há sete frentes de ação na qual podemos nos concentrar nestes momentos:

  1. Estudar os nossos clientes consolidados, ver de onde eles vieram e para onde estão indo;
  2. Compreender os clientes que queríamos conosco, mas que estão com os concorrentes;
  3. Realizar as pequenas coisas de baixo custo, como reparar a letra “r”, torta na fachada da empresa desde outubro;
  4. Realizar um inventário crítico dos itens de competitividade (custos, qualidade, rapidez e diferencial);
  5. Olhar para fora da empresa e verificar que novas tecnologias estão disponíveis;
  6. Pensar em como a empresa pode estabelecer novos padrões de velocidade estratégica;
  7. Ouvir os colaboradores de todas as escalas, estabelecer novos padrões de relacionamento e sincronizar as ações do time.

Muitas dessas atividades não têm custo elevado. Precisam apenas de ânimo, vontade e disciplina. Faça! Para sair na frente quando a crise passar.

Afinal, a teoria, na prática, funciona!

* Carlos Júlio é professor, palestrante, empresário e escritor. Leia mais artigos do Magia da Gestão.

Fonte: Revista Mercado Automotivo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Dia do Consumidor: Você sabe por que ele é importante?

Você provavelmente já ouviu falar no Dia do Consumidor, certo? E é ainda mais provável que já tenha se deparado com muitas ofertas, ações e promoções de diversas marcas neste dia, na semana ou…

leia mais...
Dia da Mulher e a Importância da Presença das Mulheres na Indústria Automotiva

O dia 8 de março é um dia de celebração, mas também de luta e de questionamentos. Historicamente, a possibilidade de uma data relacionada à mulher surgiu na primeira metade do século XX a partir…

leia mais...
Metal-Borracha_ Saiba a Importância das Peças Para os Veículos

Os componentes de peças metal-borracha de um automóvel, apesar de muitas vezes serem encarados como partes secundárias, são essenciais para o bom funcionamento do veículo, uma vez que são responsáveis…

leia mais...
Natal Solidário da Barros: Seu pedido faz a diferença!

O mês de dezembro ficou marcado pela campanha “Natal Solidário”, idealizada pela Barros, voltada para nossos clientes e que foi encerrada no dia 19. A premissa da campanha, composta pela assinatura…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up