> <

Coisas para fazer enquanto dura a crise

Sem dúvida, a crise econômica e política tem feito muito mal ao nosso país. O executivo está travado e boa parte do legislativo ocupa-se de questões estranhas aos interesses do povo brasileiro.

Se assim é, falta confiança, os investidores se retraem, o mercado se assusta e os negócios seguem em marcha lenta. Há, no entanto, quem se esqueça de que as empresas têm uma dinâmica própria, que se mantém mesmo nessas situações.

Lembra do José, aquele do setor de expedição? Continua precisando daquele curso básico de Inglês. A Maria, do atendimento? Deve ser recapacitada. A máquina B3, do setor de embalagens? Ainda espera ser regulada.

Gerir, de fato, é gerir a mudança. É importante saber que não podemos interferir em determinados processos da mudança, ou podemos interferir de maneira moderada.

No caso das questões internas da organização, porém, podemos e devemos. Por vezes, as pausas geradas pelas crises são até mesmo oportunidades para calibrarmos a operação e afiarmos nossos machados.

Há sete frentes de ação na qual podemos nos concentrar nestes momentos:

  1. Estudar os nossos clientes consolidados, ver de onde eles vieram e para onde estão indo;
  2. Compreender os clientes que queríamos conosco, mas que estão com os concorrentes;
  3. Realizar as pequenas coisas de baixo custo, como reparar a letra “r”, torta na fachada da empresa desde outubro;
  4. Realizar um inventário crítico dos itens de competitividade (custos, qualidade, rapidez e diferencial);
  5. Olhar para fora da empresa e verificar que novas tecnologias estão disponíveis;
  6. Pensar em como a empresa pode estabelecer novos padrões de velocidade estratégica;
  7. Ouvir os colaboradores de todas as escalas, estabelecer novos padrões de relacionamento e sincronizar as ações do time.

Muitas dessas atividades não têm custo elevado. Precisam apenas de ânimo, vontade e disciplina. Faça! Para sair na frente quando a crise passar.

Afinal, a teoria, na prática, funciona!

* Carlos Júlio é professor, palestrante, empresário e escritor. Leia mais artigos do Magia da Gestão.

Fonte: Revista Mercado Automotivo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Pescaria Barros 2019
Pescaria Barros 2019
05 de novembro de 2019

    Em junho deste ano lançamos a “Pescaria 2019 - Vai Ter Briga Boa”, campanha da Barros que levou os 24 melhores clientes participantes para passarem cinco dias pescando no…

leia mais...
Outubro Rosa - Atenção com você!

    Chegamos a mais um mês de outubro e, como de praxe, a Barros se dedica a aderir à campanha do Outubro Rosa junto com outras milhares de instituições brasileiras. A campanha…

leia mais...
Confira como foi a 2° Edição do Arraiá Barros

    O Núcleo de Eventos da Barros foi a sede do 2º Arraiá da empresa.    Realizada no último dia 20, entre os convidados do evento estavam clientes lojistas…

leia mais...
3 Portais De Treinamento Online Que Todo Mecânico Precisa Conhecer

   Um mundo cada vez mais hiperconectado, somado às rápidas transformações e inovações do mercado exige que empresas, fornecedores e, claro, os próprios consumidores do segmento…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up