> <

Coisas para fazer enquanto dura a crise

Sem dúvida, a crise econômica e política tem feito muito mal ao nosso país. O executivo está travado e boa parte do legislativo ocupa-se de questões estranhas aos interesses do povo brasileiro.

Se assim é, falta confiança, os investidores se retraem, o mercado se assusta e os negócios seguem em marcha lenta. Há, no entanto, quem se esqueça de que as empresas têm uma dinâmica própria, que se mantém mesmo nessas situações.

Lembra do José, aquele do setor de expedição? Continua precisando daquele curso básico de Inglês. A Maria, do atendimento? Deve ser recapacitada. A máquina B3, do setor de embalagens? Ainda espera ser regulada.

Gerir, de fato, é gerir a mudança. É importante saber que não podemos interferir em determinados processos da mudança, ou podemos interferir de maneira moderada.

No caso das questões internas da organização, porém, podemos e devemos. Por vezes, as pausas geradas pelas crises são até mesmo oportunidades para calibrarmos a operação e afiarmos nossos machados.

Há sete frentes de ação na qual podemos nos concentrar nestes momentos:

  1. Estudar os nossos clientes consolidados, ver de onde eles vieram e para onde estão indo;
  2. Compreender os clientes que queríamos conosco, mas que estão com os concorrentes;
  3. Realizar as pequenas coisas de baixo custo, como reparar a letra “r”, torta na fachada da empresa desde outubro;
  4. Realizar um inventário crítico dos itens de competitividade (custos, qualidade, rapidez e diferencial);
  5. Olhar para fora da empresa e verificar que novas tecnologias estão disponíveis;
  6. Pensar em como a empresa pode estabelecer novos padrões de velocidade estratégica;
  7. Ouvir os colaboradores de todas as escalas, estabelecer novos padrões de relacionamento e sincronizar as ações do time.

Muitas dessas atividades não têm custo elevado. Precisam apenas de ânimo, vontade e disciplina. Faça! Para sair na frente quando a crise passar.

Afinal, a teoria, na prática, funciona!

* Carlos Júlio é professor, palestrante, empresário e escritor. Leia mais artigos do Magia da Gestão.

Fonte: Revista Mercado Automotivo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Novembro Azul - Prevenir-se é não ter medo

Assim como o mês de outubro é marcado pela cor rosa e coloca em pauta a prevenção ao câncer de mama, novembro é marcado pela cor azul e tem como foco o combate, conscientização e prevenção ao…

leia mais...
Junta Homocinética: Tudo o que você precisa saber para fazer a troca de maneira  correta

Quem está envolvido com o universo automotivo sabe que a invenção da junta homocinética foi uma enorme revolução para o mercado. A peça foi também uma das responsáveis pela popularização da…

leia mais...
Barros Autopeças realiza primeiro Arraiá para clientes

No dia 04 de agosto, a Barros Autopeças (filial Mogi Mirim) realizou seu primeiro Arraiá para clientes. A festa é uma adaptação, do tradicional Arraiá da Lauto que, por sua vez, está na 4° edição.…

leia mais...
Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up