> <

Com venda de carros novos em queda, reposição de pneus cresce 16,3%

No ano passado, as montadoras consumiram nada menos do que 14,27 milhões de pneus até o mês de setembro. Com a queda nas vendas de carros novos, este número caiu para 11,28 milhões em 2015. Estes dados, divulgados Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), mostram a queda 20,9% no setor em relação ao mesmo período de 2014.

“A forte queda nas vendas de pneus para as montadoras decorre do baixo crescimento econômico e da escassez de crédito, que refletem negativamente nas vendas do setor automotivo. Além disso, com menos veículos novos na praça, a perspectiva de crescimento do mercado de reposição de pneus também cai no médio prazo”, destaca Alberto Mayer, Presidente da ANIP.

Já em relação aos pneus de carga, a queda é de 15,7% no volume total de vendas na mesma comparação, com reduções em todos os canais de comercialização: montadoras (-47,3%), mercado de reposição (-1,8%) e exportação (-23,7%).

Mayer finaliza: “Quanto mais caminhões nas ruas, maior a riqueza gerada e distribuída e, portanto, maior a utilização dos pneus de carga. O que estamos vendo, no entanto, vai na direção contrária.”

Reposição cresce

Apesar da queda das vendas diretas, o mercado de reposição melhorou o desempenho e cresceu 10,2% entre janeiro e setembro de 2015, em relação ao ano anterior (considerando automóveis e caminhões). O responsável foi o segmento de veículos de passeio, que cresceu 16,3% no período, passando de 16,54 milhões de unidades vendidas em 2014 para 19,24 milhões neste ano.

Com a crise e as vendas de carros novos em queda, os consumidores acabam investindo mais na manutenção dos usados, aquecendo o mercado de reposição. Isso também se reflete na produção de pneus, que cresceu 2.7% no acumulado deste ano em relação a 2014, totalizando 53,3 milhões de unidades produzidas no período.

Apesar da alta do dólar, as exportações de pneus caíram 8,5% no referido período – foram 9,5 milhões de unidades exportadas em 2014 contra 8,69 milhões este ano.

Fonte: http://carplace.uol.com.br/com-venda-de-carros-novos-em-queda-reposicao-de-pneus-cresce-102-em-2015/

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


A Importância da Análise de Crédito

A análise de crédito possui uma grande importância para constatar se o cliente realmente tem condições de honrar com o compromisso de empréstimo assumido, verificando informações do cliente a…

leia mais...
Pesquisa de Opinião de Entregas da Barros Autopeças

No mês de Outubro, perguntamos a opinião dos nossos clientes em relação aos nossos serviços e atendimentos em nossa área de logística, para sabermos como nosso trabalho é visto por eles. Ficamos…

leia mais...
Kit amortecedor: o que você precisa saber para vender essa peça?

Dominar todas as informações técnicas sobre autopeças é o maior desafio e a maior vantagem de um vendedor do segmento. Enquanto são diversos os modelos e as marcas de veículos que você precisa…

leia mais...
Rastreamento Inteligente - solução eficiente para os clientes da Barros Autopeças

Nosso colaborador, Lucas Vanin, da área de Transportes, pensou numa solução para os clientes da Barros, em relação ao rastreio dos pedidos. Como muitos procuram o departamento de Transportes para…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up