> <

Como integrar eficientemente o varejo físico com o online

Durante o auge do otimismo virtual diversos especialistas passaram a considerar como mera questão de tempo a substituição de lojas físicas pelas lojas virtuais. Hoje, passada a febre inicial, varejistas de todo o mundo reconhecem a importância de se aliar a solidez de uma loja física, com a mobilidade propiciada pela internet.

Mas mesmo com esse entendimento e uma maior adaptação do varejo a esse novo conceito, um desafio segue quebrando a cabeça dos gestores: como integrar de forma eficiente as duas modalidades tornando-as complementares entre elas?

Para a professora do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da FGV, Roseli Morena Porto, “é necessário que a base de dados do cliente e seu histórico de relacionamento sejam centralizados. Além disso, as informações dos clientes devem transitar

de forma eficaz entre o canal em que a transação foi realizada e o canal em que será entregue a mercadoria”.

Roseli explica que, por meio dessa unificação da base de dados, os canais online se tornam espaço ideal para o direcionamento de produtos ao cliente, um lugar onde se pode utilizar com maior “agressividade” seus dados de interesse, excluindo ou adicionando produtos de acordo com o interesse de compra imaginado.

“Dependendo do tamanho do segmento de potenciais compradores online para diferentes categorias de produtos, as empresas podem facilitar o acesso do consumidor para algumas mercadorias e dificultar para outras. Alguns varejistas de catálogo de roupas, por exemplo, optam por fornecer uma seleção limitada de mercadorias em seus catálogos na Web”.

Com aproximadamente uma década de implantação, o varejo multicanal segue sendo um “terreno de experiências” para o varejista, pois ele apresenta continuamente novas possibilidades (provenientes do maior desenvolvimento das ferramentas de TI). Por esse motivo, a professora espera que o investimento nesse campo continue crescendo – sobretudo na questão da usabilidade, ou seja, na maneira de tornar viável o aproveitamento de todas as vias disponibilizadas por parte do cliente.

“Importantes desafios permanecem em aberto, sobretudo referentes à gestão de uma estratégia dupla. O fato é agravado porque o cliente de um canal múltiplo é o mesmo

cliente, muitas vezes atendido simultaneamente pelos dois meios de relacionamento. Por essa razão, é de se esperar grande investimento nesse campo nos próximos anos, além do desenvolvimento de modelos complexos de gerenciamento focados na busca de ganhos recíprocos entre os vários canais utilizados”, conclui a professora da FGV.

Fonte: www.novovarejo.com.br

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conectados 2019 - Confira a 3° edição do evento!

    Aconteceu no último dia 21 a 3ª edição do evento Conectados, que reuniu os 50 principais fornecedores da Barros Autopeças em comemoração aos 50 anos da empresa.    Além…

leia mais...
Pescaria Barros 2019
Pescaria Barros 2019
05 de novembro de 2019

    Em junho deste ano lançamos a “Pescaria 2019 - Vai Ter Briga Boa”, campanha da Barros que levou os 24 melhores clientes participantes para passarem cinco dias pescando no…

leia mais...
Outubro Rosa - Atenção com você!

    Chegamos a mais um mês de outubro e, como de praxe, a Barros se dedica a aderir à campanha do Outubro Rosa junto com outras milhares de instituições brasileiras. A campanha…

leia mais...
Confira como foi a 2° Edição do Arraiá Barros

    O Núcleo de Eventos da Barros foi a sede do 2º Arraiá da empresa.    Realizada no último dia 20, entre os convidados do evento estavam clientes lojistas…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up