> <

Como integrar eficientemente o varejo físico com o online

Durante o auge do otimismo virtual diversos especialistas passaram a considerar como mera questão de tempo a substituição de lojas físicas pelas lojas virtuais. Hoje, passada a febre inicial, varejistas de todo o mundo reconhecem a importância de se aliar a solidez de uma loja física, com a mobilidade propiciada pela internet.

Mas mesmo com esse entendimento e uma maior adaptação do varejo a esse novo conceito, um desafio segue quebrando a cabeça dos gestores: como integrar de forma eficiente as duas modalidades tornando-as complementares entre elas?

Para a professora do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da FGV, Roseli Morena Porto, “é necessário que a base de dados do cliente e seu histórico de relacionamento sejam centralizados. Além disso, as informações dos clientes devem transitar

de forma eficaz entre o canal em que a transação foi realizada e o canal em que será entregue a mercadoria”.

Roseli explica que, por meio dessa unificação da base de dados, os canais online se tornam espaço ideal para o direcionamento de produtos ao cliente, um lugar onde se pode utilizar com maior “agressividade” seus dados de interesse, excluindo ou adicionando produtos de acordo com o interesse de compra imaginado.

“Dependendo do tamanho do segmento de potenciais compradores online para diferentes categorias de produtos, as empresas podem facilitar o acesso do consumidor para algumas mercadorias e dificultar para outras. Alguns varejistas de catálogo de roupas, por exemplo, optam por fornecer uma seleção limitada de mercadorias em seus catálogos na Web”.

Com aproximadamente uma década de implantação, o varejo multicanal segue sendo um “terreno de experiências” para o varejista, pois ele apresenta continuamente novas possibilidades (provenientes do maior desenvolvimento das ferramentas de TI). Por esse motivo, a professora espera que o investimento nesse campo continue crescendo – sobretudo na questão da usabilidade, ou seja, na maneira de tornar viável o aproveitamento de todas as vias disponibilizadas por parte do cliente.

“Importantes desafios permanecem em aberto, sobretudo referentes à gestão de uma estratégia dupla. O fato é agravado porque o cliente de um canal múltiplo é o mesmo

cliente, muitas vezes atendido simultaneamente pelos dois meios de relacionamento. Por essa razão, é de se esperar grande investimento nesse campo nos próximos anos, além do desenvolvimento de modelos complexos de gerenciamento focados na busca de ganhos recíprocos entre os vários canais utilizados”, conclui a professora da FGV.

Fonte: www.novovarejo.com.br

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Outubro Rosa - Atenção com você!

    Chegamos a mais um mês de outubro e, como de praxe, a Barros se dedica a aderir à campanha do Outubro Rosa junto com outras milhares de instituições brasileiras. A campanha…

leia mais...
Confira como foi a 2° Edição do Arraiá Barros

    O Núcleo de Eventos da Barros foi a sede do 2º Arraiá da empresa.    Realizada no último dia 20, entre os convidados do evento estavam clientes lojistas…

leia mais...
3 Portais De Treinamento Online Que Todo Mecânico Precisa Conhecer

   Um mundo cada vez mais hiperconectado, somado às rápidas transformações e inovações do mercado exige que empresas, fornecedores e, claro, os próprios consumidores do segmento…

leia mais...
Vai ter Briga Boa: a campanha da Barros que pode te levar para pescar no Pantanal!

    Além do universo automotivo, sua paixão também é pescar? Então preste atenção nas informações a seguir, pois a campanha da Barros Autopeças pode te dar a chance de passar…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up