> <

Conheça o mercado de reposição de peças

Desde o surgimento do automóvel no século 18, o crescimento do setor de autopeças tem tomado proporções significativas, não somente na área de produção de peças novas, mas também na área de reposição. No Brasil, esse mercado está super aquecido devido à crise que impulsionou as vendas de autopeças, principalmente no segmento de linha leve. O brasileiro percebeu que realmente sai mais em conta a reposição de peças para manter o carro em bom estado do que comprar um novo.

Para entendermos um pouco mais sobre o mercado de reposição é importante olharmos para dois gigantes do Aftermarket mundial; Estados Unidos e Europa.

Do it yourself (Faça você mesmo)

Aqui no Brasil, quando o consumidor precisa trocar alguma peça ou fazer uma revisão ele vai ao mecânico que, por sua vez, compra as peças em lojas e varejo de autopeças. As lojas compram de distribuidores que recebem dos fornecedores (fábricas).

Diferente dos “brazucas”, os americanos possuem um processo diferente. Ao invés de levar o carro ao mecânico, eles preferem fazer por si só. Essa cultura do faça você mesmo (do it yourself) impulsionou o crescimento de grandes distribuidoras de autopeças como a Auto Zone e a Pep Boys, que conseqüentemente fez com que o mercado de oficinas independentes perdesse espaço.  

Já no outro lado do Atlântico, o modelo de negócio do setor de reposição de peças é um pouco diferente. O modelo europeu se parece um pouco com o do Brasil, exceto que as distribuidoras e varejistas não se separam. Além disso, a frota circulante do continente é nova, logo a necessidade de manutenção preventiva é bastante difundida. O mercado europeu precisou tomar sérias decisões para não deixar o papel de mecânico autônomo sumir. Com isso surgiu o “right to repair” (direito de arrumar), uma regulamentação que permite reparos por oficinas independentes mesmo dentro do período de garantia. Também foi aprovado o uso de peças não genuínas, contando que a qualidade seja semelhante à original. As grandes redes de Aftermarket europeu também proporcionam curso de capacitação para oficinas, passando um grande valor agregado para o mecânico independente conquistar espaço no mercado.

O mercado nacional possui características muito positivas para o consumidor. São mais de 35 mil varejistas de autopeças, além de 120 mil oficinas que geram mais de 930 mil empregos. No Brasil o mercado de autopeças funciona da seguinte maneira: 

Montadoras – Criam e montam automóveis, porém elas não produzem as peças esão compradas da indústria de autopeças.

Concessionárias – Vendem os carros produzidos pelas montadoras.

Fornecedores – Fabricam todas as peças que compõe o veículo e fornecem as peças tanto para montadoras quanto para distribuidoras.

Distribuidores – Recebem as peças dos fornecedores e distribuem para o mercado varejista. É aqui que a Barros Autopeças atua, proporcionando um excelente portfólio de fornecedores.

Lojas de Autopeças – Venda das peças para o consumidor final.

Mecânicos – São os principais consumidores das Autopeças que estão sempre buscando por custos baixos e qualidade garantida.

Essa cadeia de mercado ajuda a manter a indústria aquecida. Isso é fundamental para que o consumidor tenha mais variedade e liberdade para escolher o melhor produto e serviço. Se não houvesse todo este caminho, o consumidor ficaria a mercê das concessionárias que poderia monopolizar o mercado de reposição de peças. 

Galeria

Comentários

  1. StepStoke| 26/03/2020

    Proscar O Propecia Efectos Secundarios Cialis Mail Order Fluoxetine Margrilan Medicine Free Shipping Pharmacy buy generic cialis online Levitra Compra Italia

  2. Ricardo Alessandro| 22/06/2020

    Gostaria de receber informações sobre compras para de peças para revender

Deixe seu Comentário


A Curva ABC e sua importância
A Curva ABC e sua importância
29 de março de 2021

Você com certeza já deve ter ouvido falar na Curva ABC, ela é muito utilizada com a finalidade de gerenciar as prioridades de uma empresa, ou seja, funciona como um método de classificação que permite…

leia mais...
Mulheres à Frente das Oficinas e da Indústria Aftermarket de Peças

A matéria a seguir é uma reprodução do site Canal da Peça que sofreu algumas mudanças, o link original você encontra no final do texto.Reparadoras, gerentes e diretoras, as mulheres possuem garra,…

leia mais...
KPI entenda mais sobre essa ferramenta de gestão

O KPI (Key Performance Indicator) é um indicador que pode auxiliar a empresa a ter sucesso. A ferramenta permite um acompanhamento do desempenho de pontos importantes para o negócio, departamento ou…

leia mais...
Manutenção das palhetas evitam acidente

As pancadas de chuva estão aí e é sempre bom manter em dia a manutenção das palhetas do limpador de para-brisa.De modo geral as pessoas não costumam dar muita importância para esse item, demorando…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up