> <

Cuidados importantes na manutenção da direção elétrica

A matéria a seguir é uma reprodução do blog da Nakata. O link para a matéria original está no fim do texto.


A direção elétrica está conquistando a frota nacional. Hoje, encontramos o sistema em muitos veículos, desde os compactos até os utilitários. Sua grande vantagem é usar uma caixa mecânica, com poucas alterações, mas os grandes problemas são a complexidade e a fragilidade dos componentes eletroeletrônicos.

O mecânico também precisa ficar muito atento com a conexão que existe em diversos modelos, da direção com os sistemas de segurança e conforto, como o controle de estabilidade, compensação de ventos laterais, alerta de saída de faixa, detector de fadiga do motorista, estacionamento automático, entre outros recursos.

No Brasil, é comum encontrarmos três tipos principais dessas direções: com o motor na coluna, no eixo do pinhão ou na cremalheira. 

Os defeitos comuns


As condições do piso e as temperaturas extremas acabam exigindo muito dos veículos. Na direção elétrica alguns problemas são recorrentes. Nos modelos com o motor na coluna, são comuns as quebras dos coxins ou acoplamentos, gerando ruídos na região do painel.

Carros e utilitários que usam o motor na cremalheira costumam apresentar danos graves provocados pela entrada de água, algo comum nas enchentes das grandes cidades ou nas estradas rurais. Essa sujeira acelera o desgaste dos componentes metálicos e, muitas vezes, acaba queimando o motor elétrico.

As falhas complicadas

As direções também podem apresentar uma série de problemas elétricos, eletrônicos ou até erros no software de controle. Nessa área, todo cuidado é pouco! É preciso dominar a tecnologia, contar com todos os equipamentos de diagnóstico (scanner, osciloscópio, entre outros) e seguir os parâmetros da montadora.

Muitos carros usam em seu sistema eletroeletrônico a chamada rede CAN (Contoller Area Network). É uma tecnologia ótima para simplificar o chicote e reduzir o número de conectores. Mas é preciso ser um especialista: quem mexe sem conhecer pode provocar um grande estrago.

Nos veículos atuais, é comum a direção elétrica trabalhar integrada com sensores localizados no motor, nos freios, no painel e até nos para-choques, além de contar com seus próprios componentes eletrônicos. Também depende do funcionamento correto do alternador, bateria, chicote, caixa de fusíveis e conectores.

Por todas essas razões, os diagnósticos de falhas eletroeletrônicas costumam ser demorados e, muitas vezes, um único defeito pode ter mais do que uma causa. Como alguns itens são bem caros, a começar pelo motor elétrico, nunca faça uma troca antes de ter a certeza absoluta sobre a origem do problema.

A calibragem final

Depois de finalizar um reparo na direção elétrica, outro cuidado é refazer a calibração do sistema com o scanner. Atualmente, é comum encontrarmos veículos nas oficinas com problemas de dirigibilidade causados pela falta dessa verificação. A seguir, faça um teste de rodagem para ter a certeza de que tudo ficou perfeito.

Matéria original/crédito: https://blog.nakata.com.br/coluna-de-direcao-eletrica/


Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up