Na reposição automotiva, conhecer o perfil da frota nacional é fundamental para aprimorar a gestão e ampliar os lucros.
Uma reclamação crônica no setor automotivo é a ausência de informações confiáveis sobre a frota circulante de veículos e a sua distribuição pelo país. A Anfavea deixou de divulgar esses dados há mais de três anos, deixando órfãos vários empresários que usavam essas pesquisas para ajustar a produção e a venda de autopeças.
Nesse cenário, ganhou destaque o trabalho da Audatec, empresa com mais de 15 anos de experiência em estudos da frota nacional, sejam automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas ou motocicletas. Foi pioneira ao disponibilizar um serviço de consultas pela internet e oferecer um custo acessível.
Atualmente, além da frota circulante, a Audatec fornece dados sobre a demanda futura de autopeças, com base em vários fatores que determinam o processo de troca, como a quilometragem média dos veículos, durabilidade dos componentes, comportamento dos motoristas, postergação da manutenção, entre outros.
Outra ferramenta que integra o serviço de informações da Audatec é o geomarketing automotivo. Geomarketing, ou marketing geográfico, é uma abordagem que permite associar variáveis de influência e fatores determinantes, a fim de se analisarem potenciais de consumo segmentados por regiões.
Empresas e entidades que tenham interesse em conhecer todos os dados disponíveis podem solicitar um login e uma senha para acesso temporário no site www.audatec.com.br.
Fonte: Revista Reparação Automotiva