> <

Dados mostram que o consumidor voltou a confiar

Desde junho diversos indicadores têm mostrado que, vagarosamente, os consumidores estão voltando a confiar nos rumos da Economia e voltando a gastar. Os resultados de julho e da primeira quinzena de agosto apontam na mesma direção, indicando um segundo semestre mais aquecido e um 2.017 com boas vendas. Muito provavelmente você mesmo já deve ter percebido alguns reflexos positivos no seu próprio negócio nos últimos meses, quer seja lojista, distribuidor, representante ou fornecedor, mas ainda não está acreditando, pois, como diz o ditado, “cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça”.

Pelo nosso lado, esse é um tema que exige ainda mais responsabilidade e cautela do que o habitual, então preferimos esperar por mais resultados para poder levar aos leitores da AutoMOTIVO uma análise mais segura. Desta vez, em vez de tirar conclusões, vou compartilhar com você os dados e gráficos das entidades do setor e fazer alguns comentários.

• Emplacamentos

O volume de veículos licenciados vem crescendo mês a mês. Em maio, cresceu 2,89%; em junho, mais 2,62% e em julho, outros 5,03%, sempre na média ponderada entre automóveis e veículos comerciais leves. Ao que tudo indica, agosto vai manter essa tendência.

É importante ressaltar que não se trata de quantidade de veículos produzidos e que depois podem ficar no pátio da montadora ou das concessionárias autorizadas. Estes números se referem a veículos emplacados e têm como fonte o Renavam – Registro Nacional de Veículos Automotores, do Denatran.

• Médias diárias de emplacamento

O gráfico de médias diárias de emplacamento permite sentir o “pulso” dos emplacamentos, que não só cresceram de junho para julho como ainda voltaram atingir volume próximo (embora não igual) ao atingido em 2.015. Os 8.323,4 veículos que foram emplacados em média por dia no mês de julho podem não se comparar aos 9.973,2 registrados no mesmo mês em 2.015, mas estão muito perto dos 8.823,4 de outubro de 2.015.

• Variação (%) de emplacamentos em relação ao mesmo período do ano anterior

Mês a mês, a variação percentual do volume de emplacamentos em relação aos volumes obtidos no ano anterior vem diminuindo. Depois de começar com uma diferença negativa de 38,8% em janeiro, a projeção da Anfavea prevê que a média chegue a apenas 19% em dezembro.

• Usados

Depois de terem crescido 2,32% em junho em relação a maio, as vendas de automóveis e veículos comerciais leves seminovos e usados aceleraram no mês de julho, registrando um volume 9,04% superior. Foram comercializadas 906.799 unidades em julho, contra 831.631 no mês de junho.

• Em resumo

Em suas análises, tanto a Anfavea, entidade que representa a maioria dos fabricantes, quanto a Fenabrave, que representa os seus concessionários autorizados, concordam que a perspectiva é de recuperação de vendas, embora ressaltem que, por enquanto, os resultados ainda ficarão longe dos de 2.015.

Os próximos meses devem confirmar essas perspectivas positivas e, caso nada de errado venha a acontecer, em 2.017 as vendas voltarão a acelerar, embora ainda abaixo dos números de 2.015.

Fonte: Revista Automotivo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Aprenda mais sobre os retentores com o Treinamento Técnico online da Sabó

Esse conteúdo é para te ajudar a alavancar suas vendas e também a passar mais confiança para seus clientes. Os vídeos abaixo foram realizados pela Sabó, como meio de auxiliar você a aumentar o…

leia mais...
Conheça mais sobre o Terminal Axial

É importante obter conhecimento técnico e conhecer os produtos que vai vender para que possa orientar o cliente da melhor forma possível. Se você ainda tem dúvidas para identificar o que é…

leia mais...
Repare com a Loctite
Repare com a Loctite
25 de junho de 2021

Loctite é uma a marca que oferece soluções de alta resistência e duráveis para todas as suas necessidades de conserto e, na Barros Autopeças você encontra produtos da marca, como super bonder,…

leia mais...
A distribuidora Barro Autopeças garante excelência em seus produtos

Você sabia queDe acordo com a ABCF (Associação Brasileira de Combate à Falsificação), o mercado de autopeças é um dos primeiros colocados em comercializar produtos falsificados.Produtos falsificados…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up