> <

Dia da Mulher e a Importância da Presença das Mulheres na Indústria Automotiva

O dia 8 de março é um dia de celebração, mas também de luta e de questionamentos.

Historicamente, a possibilidade de uma data relacionada à mulher surgiu na primeira metade do século XX a partir da proposta de enaltecimento das lutas das mulheres de diversos países como Rússia, Estados Unidos e países Europeus por melhores condições de trabalho e de vida, bem como maior participação destas em questões sociais e políticas. A ONU designou oficialmente a data em 1975.

 

Dito isto, o que mudou nesse cenário 44 anos depois? É possível antecipar que luta pelos direitos trabalhistas pelas e para as mulheres continua até hoje e não vai cessar tão cedo. Vamos entender por quê?

 

O setor automotivo, segundo o estudo levantado pela empresa Automotive Business na primeira metade de 2017, é correspondente à cerca de aproximadamente 25% do PIB nacional, ou seja, exerce um importante papel para o desenvolvimento econômico do país. Dessa forma, pensar na indústria automotiva com maior participação efetiva de mulheres é, consequentemente, ampliar a economia, certo?

 

Mesmo cientes desse fato, e ainda de acordo com os dados da pesquisa, as discrepâncias e desigualdades entre profissionais mulheres e profissionais homens ainda são grandes: é apontado que apenas 17% dos cargos trabalhistas do setor são ocupados por mulheres, ao passo que apenas 13% das empresas contam com mulheres em cargos de presidência ou vice-presidência e 40% em posições de diretoria. Além disso, o percentual de idade de funcionárias e funcionários em atividade com mais de 46 anos é também discrepante: 11% para as mulheres, 26% para os homens. A questão salarial continua diretamente desigual: homens possuem salários maiores desde funções mais simples, ao passo que em funções mais altas as mulheres ganham aproximadamente 33,8% menos que homens que ocupam a mesma função.

 

Composta por um time de 295 colaboradores, as funcionárias mulheres da Barros preenchem cerca de ¼ desse total, sendo que entre 36 líderes onde não se inclui diretores ou diretoras, 33,33% são mulheres.  

 

Mas vamos lá: o que esses dados querem dizer?

 

Apesar da inevitável frustração, tais dados também agem como potencial de transformação: compreender a realidade a partir de questionamentos é poder modificá-la. Deparar-se com tamanha desigualdade é também enxergar uma série de oportunidades de evolução, como aponta Paula Braga, Diretora Executiva da Automotive Business.

 

Dessa forma, é necessário que os próprios agentes do setor automotivo compreendam que incentivar e apoiar a presença e mão de obra de mulheres, da menor à maior função na indústria automotiva é, claro, movimentar a economia, mas também fazer do mundo um lugar minimamente mais justo.

A Barros está inserida nesse contexto e compreende a necessidade de ampliação e reformulação do quadro de funcionários no âmbito geral, mas principalmente no âmbito interno. Estar ciente da desigual estrutura a qual todos estão inseridos é a potência para ações de mudança e criação de uma nova lógica onde todos e todas sejam e se sintam igualmente beneficiados. 

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


As senhas são a chave da sua proteção

Você sabia que já existe 23,2 milhões de contas e serviços online ao redor do mundo? E que o principal erro das pessoas são criar senhas comuns?Para evitar que pessoas mal intencionadas tenham…

leia mais...
Nova Previdência: confira as principais mudanças

Novas regras entraram em vigor em 13 de novembro, com a publicação da emenda constitucional nº 103 no Diário Oficial da UniãoA Nova Previdência, promulgada pelo Congresso Nacional nesta terça-feira…

leia mais...
Home office: práticas para manter a produtividade

 No começo de 2020 o mundo inteiro foi pego de surpresa por uma pandemia mundial. Muitas pessoas sentiram medo e um dos fatores que talvez mais tenha causado preocupação foi a questão do emprego…

leia mais...
Voluntariado e seus benefícios surpreendentes

    Um dos benefícios mais conhecidos do voluntariado é o impacto sobre a comunidade. Voluntários não remunerados são muitas vezes o elo que mantém uma comunidade unida, um lugar…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up