> <

Dicas fundamentais para quem quer abrir uma Autopeças

Sendo um dos ramos que mais cresce no país, o mercado automotivo desperta o interesse de inúmeros empreendedores, empreendedoras e aspirantes em iniciar um negócio dentro da grande indústria automotiva, seja ela enviesada para o setor de autopeças ou mecânico.


Segundo dados da Folha, o crescimento estimado para a venda de carros comerciais leves em 2019 é de 11,4%, enquanto para a produção a projeção de crescimento é de 9%. Com o mercado de vendas automotivas em expansão, o mercado de autopeças e mecânicas,  consequentemente, também respira bons ares, o que pode fazer deste um momento oportuno para dar adentrar-se neste mercado.


Apesar do período econômico ser favorável, existem alguns processos iniciais básicos que qualquer pessoa que pretende abrir um estabelecimento automotivo precisa realizar, garantindo, assim, sua solidificação e permanência no mercado e prevenindo quaisquer imprevistos que possam ocasionar o fechamento do negócio prematuramente.


Como não queremos ninguém sofrendo pela perda de seu negócio nem de dinheiro (questão importantíssima quando se trata desse assunto), listamos algumas dicas que podem te ajudar no seu processo de inserção no mercado automotivo. Vamos lá?



Planeje antes, faça depois.


Todo empreendimento, para ser considerado bem sucedido, precisa de um bom planejamento. Para isso e antes de qualquer tomada de decisão, é imprescindível colocar tudo no papel!


Ações como a análise de todo o setor, da concorrência e de seus métodos de atuação, o estudo de produtos com as maiores demandas, quais são as melhores marcas e o levantamento do perfil (ou perfis) dos clientes são componentes fundamentais de um bom planejamento estratégico. Quanto mais completo for o seu plano de negócios, mais garantias e controle você terá sob seu investimento.


Dica: Contar com a ajuda de um profissional (de confiança, lembre-se sempre!) para assegurar a viabilidade do seu projeto pode otimizar ainda mais essa parte do processo.


O sinônimo de um bom serviço é o estudo.


Ter interesse é bom, mas não é o suficiente se você quiser dominar o seu ofício. Portanto, busque conhecimentos mais aprofundados através de cursos, livros, e mantenha-se sempre atualizado sobre lançamentos e inovações do segmento, afinal, muito da qualidade de um serviço vem do poder de sempre responder dúvidas e questionamentos de clientes.


Assim, além de mostrar comprometimento com a sua profissão e com o seu negócio, você também demonstra ser alguém com propriedade para argumentar e vender seus produtos!



Escolha a área de atuação do seu negócio.


Por ser um setor demasiadamente abrangente e com uma concorrência competitiva, uma boa forma de começar o seu negócio sem ultrapassar o orçamento e obtendo o retorno esperado é escolher, inicialmente, a área de atuação do seu estabelecimento, especificando o tipo de produto que irá vender.


Limitar o seu serviço é também especializá-lo, garantindo a entrega e a venda de produtos sem a perda de qualidade, além de também aperfeiçoar sua equipe na gestão e entrega das demandas. Conforme seu negócio se estabelece e traz o retorno financeiro esperado, ampliações de serviços e produtos podem ser realizadas. E tudo dentro de um bom e seguro planejamento!


Divulgue o seu negócio


Depois de todo o planejamento e estudo, um ponto chave para a abertura de um negócio é atrair o público.


Crie ações de divulgação, trace estratégias de atração para o dia da inauguração e estabeleça sua marca a partir de um bom posicionamento, comunicação e identidade visual.

O meio pelo qual será feita a divulgação também requer um estudo prévio da recepção do seu público-alvo.


Analise, por exemplo, as estratégias da concorrência. A distribuição de panfletos e montagem de outdoors costumam ser os métodos mais efetivos? Ações de marketing online e divulgação nas redes sociais tem maior alcance? Ambos?


Entenda seu público e atinja-o da maneira certa!


Escolha os fornecedores certos


Trabalhar dentro da lei é também determinante para o sucesso ou fracasso de um estabelecimento. Pesquise os melhores fornecedores que te oferecem produtos originais, regularizados e de acordo com as normas estabelecidas pelos montadores e fabricantes.


Um grande desafio durante a abertura de um negócio é conseguir atender demandas de clientes oferecendo variações de um mesmo produto (em termos de marca) sem que a qualidade e o preço sejam muito discrepantes entre si.


E qual a melhor forma de assegurar a qualidade de um produto? Testando! Avalie, examine e use os produtos, encontre aqueles que mais satisfarão os clientes e que melhor atende às suas necessidades e às do seu estabelecimento!



A união de interesse, boas estratégias e - claro - condições financeiras é a base para qualquer negócio dar certo. O meio automotivo, apesar de competitivo, pode ser muito benéfico e prazeroso de se trabalhar. Como em qualquer projeto em fase de iniciação, é necessário ter empenho e disposição de sobra, além de analisar todas as possibilidades, dos prós aos contras.


Pode não ser fácil, mas está muito longe de ser impossível tirar o seu projeto do papel e adentrar-se no meio automotivo.


E então? Acha que tem tudo - ou quase tudo - para abrir sua autopeças? Lembrou de alguma dica importante enquanto lia nossas indicações? Conte-nos mais sobre seu projeto nos nossos comentários!

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up