> <

Dicas para uma boa saúde financeira

Você sabia que as dívidas podem causar impactos emocionais?

 

Dados do Instituto Locomotiva mostram que 54,8 milhões de brasileiros têm o sono alterado devido às dívidas; 54,1 milhões de brasileiros têm a autoestima abalada pelo endividamento; 53,5 milhões têm o rendimento profissional comprometido; e 45,3 milhões têm o apetite afetado. 

 

Para tentar sanar esses problemas, muito se fala sobre saúde financeira, tanto a empresarial como a pessoal. É fundamental ter um planejamento e controle de todo dinheiro para que dados como os citados diminuam. Para ajudar as empresas e as pessoas a terem uma saúde financeira estabelecida, a  Gerente do financeiro e Controladoria da Barros Autopeças, Priscila Simplicio, esclarece algumas dúvidas e também dá algumas dicas a respeito de finanças.

 

Você sabe o que é saúde financeira?

 

"Saúde financeira é a gestão das finanças, saber equilibrar despesas e receitas", afirmou Priscila Simplicio.

 

P: É importante ter o hábito de fazer uma avaliação da saúde financeira da empresa? Como?

R: É extremamente importante estar sempre avaliando a saúde financeira de qualquer empresa, não somente no seu pior momento, mas também no seu melhor momento. O acompanhamento através de um fluxo de caixa, tanto diário como mensal, ajuda a precaver de problemas, como também ajuda a conduzir a um caminho de melhorias.

 

P: Quais dicas você pode dar para melhorar a saúde financeira da empresa?

R: Existem diversas dicas que podem ajudar a sua empresa, mas segue as principais dicas e que, se devidamente seguidas, podem ajudar a empresa a trilhar um bom caminho.

  • Faça previsões de cenários futuros; 
  • Esteja atento ao mercado em que sua empresa se posiciona; 
  • Estipule metas e acompanhe para que elas sejam cumpridas; 
  • Avalie as ofertas na hora de fazer compras; 
  • Tenha funcionários engajados com a cultura organizacional e ao momento da empresa; 
  • Tenha um bom relacionamento com os bancos, caso necessite de um capital de giro; 
  • Tenha um fluxo de caixa diário e outros indicadores de resultados.

 

Estabilidade financeira na sua vida pessoal: entenda quais os benefícios

 

P: Como ter uma vida financeira mais organizada? 

R: Acredito que o primeiro passo é identificar os seus gastos financeiros, ou seja, onde você desperdiçando. Quando começamos a identifica-los começamos a entender onde precisamos corrigir, ou onde podemos melhorar, e então conseguimos compreender o que é realmente necessário. A partir disso, é ter disciplina para corrigir o que já erramos e projetar metas e sonhos, identificando qual o preço e o que fazer para conquista-los diariamente.

 

P: Assim como na empresa, é preciso ter um planejamento financeiro pessoal? Qual a melhor forma de elaborar um?

R: Uma vida saudável financeira não significa ter um salário de dar inveja aos outros, significa saber exatamente o quanto você está gastando.

Hoje em dia, quem não tem um planejamento financeiro pessoal, nem que seja simples, tende a viver sempre na corda bamba e tendo surpresas. A melhor forma de elaborar um planejamento é colocando no papel suas entradas e saídas, com esse simples exercício já conseguimos identificar nossos pontos fracos e fortes.

 

P: Quais dicas para quem quer ter uma boa saúde financeira em casa?

  • O primeiro passo é deixar as desculpas de lado;
  • Colocar em uma planilha suas entradas e saídas ou usar aplicativos no celular que ajudam a organizar como se fossem um fluxo de caixa;
  • Se existir dívidas se organize para quita-las em primeiro lugar;
  • Procure ter uma reserva de emergência.

 

P: Por que é importante cuidar da saúde financeira?

R: Para alcançar realizações importantes na vida com segurança e previsibilidade, é necessário que tenhamos também hábitos financeiros saudáveis. Por isso, é importante que saibamos organizar os gastos de hoje e do futuro de acordo com a nossa renda recebida.

 

P: Quais as consequências de não manter esse hábito?

R: Não manter esse hábito leva à inadimplência- não pagamento de uma conta ou dívida, que muitas vezes acaba desgastando a saúde física e mental.

Nossos hábitos financeiros devem estar sempre alinhados à nossa realidade atual, sem se esquecer de olhar para o futuro.

Invista na saúde financeira e organize seus gastos para ter uma vida sem preocupação!

 

Dados do Instituto Locomotiva retirados do site https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-01/cuidando-do-seu-bolso

 

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Big Data é tendência no mercado corporativo

Nos últimos anos o Big Data se tornou uma das grandes tendências no mercado corporativo, principalmente  pelo atual cenário digital. O meio exige que os profissionais tenham um conhecimento técnico…

leia mais...
Barros Autopeças realiza sua primeira live

Ontem (22 de abril), aconteceu a primeira live da Barros Autopeças via Instagram (@barrosapocial). O intuito da live foi apresentar o programa de solução de pagamentos Alpe, parceira da Barros há…

leia mais...
Saiba mais sobre o portfólio e a marca própria da Barros Autopeças

A história da Barros Autopeças começou em 1956 num pequeno posto de gasolina com a venda de combustível e lubrificantes. Mais tarde em 1970 iniciou uma nova etapa para a empresa. Com o crescimento…

leia mais...
A Curva ABC e sua importância
A Curva ABC e sua importância
29 de março de 2021

Você com certeza já deve ter ouvido falar na Curva ABC, ela é muito utilizada com a finalidade de gerenciar as prioridades de uma empresa, ou seja, funciona como um método de classificação que permite…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up