> <

Diesel: custos com emissão devem elevar preço e compactos serão impraticáveis

Mais vozes se levantam em alerta sobre a situação difícil que enfrentará o segmento de carros diesel na Europa nos próximos anos. Por conta da pressão ambiental sobre os propulsores movidos por óleo combustível, os fabricantes começam a considerar o aumento considerável dos custos, o que deve reduzir a oferta de automóveis com esse combustível no continente.

Herbert Diess, CEO da Volkswagen, alerta que os custos para que motores diesel atendam as normas de emissão de CO2 e NOx, em especial, deverão chegar a média de € 2.000 por carro. Esse acréscimo deve impactar diretamente na venda de carros compactos, tais como Polo, Fabia, Ibiza, Fiesta, Clio, Tipo, entre outros. O chefão da VW acredita que os clientes desse segmento não estão dispostos a pagar ainda mais para usar o diesel.

Para a Nissan, haverá um reequilíbrio nas ofertas de carros na Europa, onde mais opções a gasolina e híbridos estarão disponíveis para esse segmento. Com o atual crescimento da autonomia dos carros elétricos europeus, agora entre 400 e 500 km, especialmente no segmento de compactos, pode fazer muita gente migrar dos “queimadores de óleo” para veículo plugados.

Ainda assim, o diesel não vai perder muito, pois carros e utilitários esportivos de maior porte, além de veículos comerciais leves, médios e pesados, continuarão rentáveis com o combustível. Para a Nissan, o diesel ainda é uma opção viável em termos de consumo e emissão de CO2 para estes tipos de veículos, além de prover uma grande autonomia, o que os elétricos ainda não conseguem fazer.

• Dieselgate

Com o advento do Dieselgate, a pressão sobre os motores diesel cresceu enormemente nos dois lados do Atlântico. Na Europa, uma caça às bruxas foi iniciada por alguns países e os resultados não foram nada bons. Houve até mesmo certa “proteção” do estado, onde havia conflito de interesses.

Mas, sabe-se que mesmo modelos ditos com Euro 6 não estão isentos de emissão de óxido de azoto além de limite. O frio é o motivo alegado para a tal “janela térmica”, que permite a proteção do motor em climas com baixas temperaturas, desligando-se o controle de emissão de poluentes. Alguns estão funcionando por mais tempo que o estipulado por lei.

Outras questões relacionadas com o assunto, tais como o padrão de homologação desatualizado, omissão de autoridades, além é claro, de uma política voltada para o diesel – que não levou em consideração a emissão excessiva de óxido de nitrogênio – tornam a situação atual bastante peculiar.

O diesel é o principal combustível em muitos mercados da Europa. A BMW diz que sua oferta em alguns estados chega a 90% de modelos movidos por óleo. Mas, a empresa garante que qualquer mudança no cenário europeu, pode alterar suas ofertas para gasolina muito facilmente.

Agora, fabricantes e agências ambientais começam a rever seus programas de homologação para que o NOx seja contido. Alguns até estão trabalhando com instituições independentes para que estes avaliem seus carros na vida real, durante a condução do dia a dia, onde geralmente a emissão de óxido de nitrogênio acaba por ser detectada.

Fonte: Notícias Automotivas

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conectados 2019 - Confira a 3° edição do evento!

    Aconteceu no último dia 21 a 3ª edição do evento Conectados, que reuniu os 50 principais fornecedores da Barros Autopeças em comemoração aos 50 anos da empresa.    Além…

leia mais...
Pescaria Barros 2019
Pescaria Barros 2019
05 de novembro de 2019

    Em junho deste ano lançamos a “Pescaria 2019 - Vai Ter Briga Boa”, campanha da Barros que levou os 24 melhores clientes participantes para passarem cinco dias pescando no…

leia mais...
Outubro Rosa - Atenção com você!

    Chegamos a mais um mês de outubro e, como de praxe, a Barros se dedica a aderir à campanha do Outubro Rosa junto com outras milhares de instituições brasileiras. A campanha…

leia mais...
Confira como foi a 2° Edição do Arraiá Barros

    O Núcleo de Eventos da Barros foi a sede do 2º Arraiá da empresa.    Realizada no último dia 20, entre os convidados do evento estavam clientes lojistas…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up