> <

Eficiência na gestão é alternativa para os pequenos negócios

Quando se fala em gestão de empresas, a discussão acaba caindo na necessidade de aprimorar a eficiência dos negócios. E não será diferente neste momento em que se discute a falta de crédito para os empreendimentos. "O gestor tem que olhar para dentro de casa e contar as despesas que puder. Se ele ainda mistura o que é familiar e o que é da empresa, é obrigatório separar", recomenda Fábio Matsui. Estar mais perto de empresas antes vistas como concorrentes também é uma alternativa. "Buscar se associar com outros players, ou complementares ou do mesmo setor, menores que, juntando duas ou três empresas, ficam maiores e ganham poder de negociação junto ao mercado".

Para Matsui, é fundamental que as empresas estejam estruturadas para enfrentar as dificuldades que ainda virão nos próximos meses, preparando os negócios para as oportunidades que, provavelmente, voltarão a partir dos primeiros meses do ano que vem. "Deve haver uma mudança de percepção e perspectiva a partir dessa mudança de governo.  Aquele pessimismo da sociedade como um todo em relação ao futuro deve se converter em um otimismo moderado. Portanto, aos poucos, as empresas, os empreendedores e os investidores começarão a abrir um pouco mais a torneira com investimentos. Mas os impactos, na ponta, onde estão os pequenos negócios, só serão sentidos no ano que vem. Até lá, serão meses difíceis", adverte o diretor da Cypress.

E nada disso significa, afinal, que o empreendedor deve deixar de investir em seus negócios. "É a velha história: em momentos de crise há quem enxergue mais oportunidades do que a crise em si. Então, a questão do investimento depende muito da perspicácia do empreendedor verificar se é momento de investir para aquele empreendedor. Se ele tiver a percepção de que o mercado vai crescer e ele consegue um posicionamento estratégico melhor com algum investimento, é preciso considerar. Já aquele que não vê seu setor sendo impactado por alguma oportunidade aí sim a atitude deve ser um pouco mais conservadora, deixando para investir quando que o mercado voltar", finaliza Fábio Matsui.

Fonte: Novo Varejo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Barros comparece à AUTOMEC 2019 em mais uma Ação com clientes. Saiba tudo!

Entre os dias 23 e 27 de abril de 2019 aconteceu em São Paulo a 15ª edição da AUTOMEC.Para quem ainda não conhece, a AUTOMEC é o maior evento de autopeças, equipamentos e serviços da América…

leia mais...
Maio Amarelo dá o recado: No trânsito, o sentido é a vida!

O slogan da sexta edição da campanha Maio Amarelo não poderia ser mais objetivo: evidencia a problemática do alto índice de mortes e feridos em acidentes de trânsito e enfatiza a necessidade da…

leia mais...
Tudo Sobre o Sistemas de Freios na hora da venda

O freio de um carro é um componente que, quando acionado, precisa sempre estar em perfeitas condições, afinal, uma mínima falha em seu sistema pode ser a causa de acidentes de grandes proporções,…

leia mais...
Fornecedor de Vantagens: Barros e ZF juntas em campanha de prêmios!

Até dia 31 de maio, a Barros em parceria com a ZF estão juntas com a campanha “Fornecedor de Vantagens”. Serão mais de 300 premiados e 150 mil reais em prêmios, que vão de fachadas e uniformes…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up