> <

Eficiência na gestão é alternativa para os pequenos negócios

Quando se fala em gestão de empresas, a discussão acaba caindo na necessidade de aprimorar a eficiência dos negócios. E não será diferente neste momento em que se discute a falta de crédito para os empreendimentos. "O gestor tem que olhar para dentro de casa e contar as despesas que puder. Se ele ainda mistura o que é familiar e o que é da empresa, é obrigatório separar", recomenda Fábio Matsui. Estar mais perto de empresas antes vistas como concorrentes também é uma alternativa. "Buscar se associar com outros players, ou complementares ou do mesmo setor, menores que, juntando duas ou três empresas, ficam maiores e ganham poder de negociação junto ao mercado".

Para Matsui, é fundamental que as empresas estejam estruturadas para enfrentar as dificuldades que ainda virão nos próximos meses, preparando os negócios para as oportunidades que, provavelmente, voltarão a partir dos primeiros meses do ano que vem. "Deve haver uma mudança de percepção e perspectiva a partir dessa mudança de governo.  Aquele pessimismo da sociedade como um todo em relação ao futuro deve se converter em um otimismo moderado. Portanto, aos poucos, as empresas, os empreendedores e os investidores começarão a abrir um pouco mais a torneira com investimentos. Mas os impactos, na ponta, onde estão os pequenos negócios, só serão sentidos no ano que vem. Até lá, serão meses difíceis", adverte o diretor da Cypress.

E nada disso significa, afinal, que o empreendedor deve deixar de investir em seus negócios. "É a velha história: em momentos de crise há quem enxergue mais oportunidades do que a crise em si. Então, a questão do investimento depende muito da perspicácia do empreendedor verificar se é momento de investir para aquele empreendedor. Se ele tiver a percepção de que o mercado vai crescer e ele consegue um posicionamento estratégico melhor com algum investimento, é preciso considerar. Já aquele que não vê seu setor sendo impactado por alguma oportunidade aí sim a atitude deve ser um pouco mais conservadora, deixando para investir quando que o mercado voltar", finaliza Fábio Matsui.

Fonte: Novo Varejo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Pescaria Barros 2019
Pescaria Barros 2019
05 de novembro de 2019

    Em junho deste ano lançamos a “Pescaria 2019 - Vai Ter Briga Boa”, campanha da Barros que levou os 24 melhores clientes participantes para passarem cinco dias pescando no…

leia mais...
Outubro Rosa - Atenção com você!

    Chegamos a mais um mês de outubro e, como de praxe, a Barros se dedica a aderir à campanha do Outubro Rosa junto com outras milhares de instituições brasileiras. A campanha…

leia mais...
Confira como foi a 2° Edição do Arraiá Barros

    O Núcleo de Eventos da Barros foi a sede do 2º Arraiá da empresa.    Realizada no último dia 20, entre os convidados do evento estavam clientes lojistas…

leia mais...
3 Portais De Treinamento Online Que Todo Mecânico Precisa Conhecer

   Um mundo cada vez mais hiperconectado, somado às rápidas transformações e inovações do mercado exige que empresas, fornecedores e, claro, os próprios consumidores do segmento…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up