> <

Empreendedorismo em 10 lições

Empreender é para fortes de espírito, para quem deseja prosperar, contribuir, fazer a diferença no mundo. Sobreviver é fácil, mas construir um negócio de sucesso é desafio para gente grande, disposta a abrir mão da satisfação imediata em prol do benefício futuro.

Se quiser trilhar esse caminho e fazer a diferença no mundo, aqui estão dez lições essenciais para ajuda-lo a torna-la mais rica, desafiadora e próspera:

1. Elabore um bom modelo de negócio: nunca inicie qualquer nada sem elaborar um modelo de negócio consistente e bem definido. Pode ser o Modelo Canvas ou o Modelo Porter e Drucker, o qual deve responder a quatro questões básicas: em que negócio você está? O que você realmente vende? Qual é o seu público-alvo? Qual é o seu diferencial competitivo?

2. Invista parte do seu tempo conversando com empreendedores de sucesso: pessoas que já trilharam o caminho do empreendedorismo podem lhe oferecer dicas valiosas de como administrar o negócio.

3. Pare de bancar o adivinho, compre um mapa: não é necessário inventar a roda, adote ferramentas consagradas e simplifique a sua vida.

4. Visualize o futuro: se você imagina como deve ser a empresa daqui a 5 ou 10 anos, por que não começa agora? Seja simples, mas, acima de tudo, preocupado com o futuro da sua empresa.

5. A felicidade é um fluxo de caixa positivo: fluxo de caixa positivo é um bom sinal, mas não é sinônimo de lucro, portanto, mão de ferro no controle financeiro. Você só saberá se vai ter lucro quando o balancete estiver fechado, portanto, não se empolgue até que o negócio esteja consolidado.

6. Adote o pensamento estratégico desde o início: comece pequeno, pense grande e cresça rápido, mas lembre-se de dedicar tempo para pensar no negócio sempre que puder. Quanto mais estratégico, menos operacional; quanto mais operacional, menos estratégico.

7. Dedique-se de corpo e alma ao negócio: seja ávido por conhecimento, pois quanto mais você entender do seu negócio, menos surpresas ruins você terá; dominar um negócio por completo leva tempo, a curva de aprendizado é longa, portanto, trate-o como se fosse a coisa mais importante da sua vida.

8. Cada coisa no seu lugar: não misture as coisas, nem dinheiro nem relacionamentos; ambientes diferentes demandam por competências diferentes; ser pai é uma coisa, ser patrão é outra; se você quiser tratar os empregados como filhos e os filhos como empregados, jamais conseguirá construir um negócio de sucesso.

9. Adote um comportamento empreendedor: é impossível ser empreendedor apenas falando de negócio, portanto, lidere pelo exemplo, decida rápido, defina o seu próprio estilo, estimule a colaboração e, principalmente, seja um ótimo ouvinte. Você não precisa implantar tudo o que lhe dizem, mas pode obter ótimos insights.

10. Monitore os resultados diariamente: a única maneira de saber se você está indo bem é monitorando os resultados e tomando medidas efetivas para corrigir desvios, quando necessário.

Jerônimo Mendes é administrador, coach, escritor, professor e palestrante com mais de 35 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande portes, especialista em Empreendedorismo, Coaching, Gestão de Carreira e Negócios.

Fonte: Revista Mercado Automotivo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Saiba mais como trabalhar a motivação no dia a dia

Nem sempre estamos no nosso melhor dia ou com a melhor disposição, por isso é preciso trabalhar a motivação no dia a dia e fazer planos e ter objetivos podem ajudar. Quem fala mais a respeito do…

leia mais...
Stock Car divulga calendário 2021
Stock Car divulga calendário 2021
17 de fevereiro de 2021

Temporada começa no final de março no Velopark e terá uma etapa por mês até o final do ano A matéria a seguir é uma reprodução da redação do Motorsport.com. A Stock Car divulgou nesta…

leia mais...
Desenvolve SP anuncia R$ 100 milhões em linha de crédito para micro e pequenas empresas

A matéria a seguir é uma reprodução do site da UOL, de autoria da jornalista: Victoria Nascimento Netto, especial para a Agência Estado.O banco de fomento paulista Desenvolve SP anunciou nesta quarta-feira,…

leia mais...
Conheça mais sobre a caixa de direção elétrica da Nakata

A caixa de direção elétrica tem como função dar assistência ao condutor do veículo, reduzindo o esforço ao mover o volante. Aqui na Barros Autopeças você pode comprar essa peça para as…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up