> <

Empreendedorismo em 10 lições

Empreender é para fortes de espírito, para quem deseja prosperar, contribuir, fazer a diferença no mundo. Sobreviver é fácil, mas construir um negócio de sucesso é desafio para gente grande, disposta a abrir mão da satisfação imediata em prol do benefício futuro.

Se quiser trilhar esse caminho e fazer a diferença no mundo, aqui estão dez lições essenciais para ajuda-lo a torna-la mais rica, desafiadora e próspera:

1. Elabore um bom modelo de negócio: nunca inicie qualquer nada sem elaborar um modelo de negócio consistente e bem definido. Pode ser o Modelo Canvas ou o Modelo Porter e Drucker, o qual deve responder a quatro questões básicas: em que negócio você está? O que você realmente vende? Qual é o seu público-alvo? Qual é o seu diferencial competitivo?

2. Invista parte do seu tempo conversando com empreendedores de sucesso: pessoas que já trilharam o caminho do empreendedorismo podem lhe oferecer dicas valiosas de como administrar o negócio.

3. Pare de bancar o adivinho, compre um mapa: não é necessário inventar a roda, adote ferramentas consagradas e simplifique a sua vida.

4. Visualize o futuro: se você imagina como deve ser a empresa daqui a 5 ou 10 anos, por que não começa agora? Seja simples, mas, acima de tudo, preocupado com o futuro da sua empresa.

5. A felicidade é um fluxo de caixa positivo: fluxo de caixa positivo é um bom sinal, mas não é sinônimo de lucro, portanto, mão de ferro no controle financeiro. Você só saberá se vai ter lucro quando o balancete estiver fechado, portanto, não se empolgue até que o negócio esteja consolidado.

6. Adote o pensamento estratégico desde o início: comece pequeno, pense grande e cresça rápido, mas lembre-se de dedicar tempo para pensar no negócio sempre que puder. Quanto mais estratégico, menos operacional; quanto mais operacional, menos estratégico.

7. Dedique-se de corpo e alma ao negócio: seja ávido por conhecimento, pois quanto mais você entender do seu negócio, menos surpresas ruins você terá; dominar um negócio por completo leva tempo, a curva de aprendizado é longa, portanto, trate-o como se fosse a coisa mais importante da sua vida.

8. Cada coisa no seu lugar: não misture as coisas, nem dinheiro nem relacionamentos; ambientes diferentes demandam por competências diferentes; ser pai é uma coisa, ser patrão é outra; se você quiser tratar os empregados como filhos e os filhos como empregados, jamais conseguirá construir um negócio de sucesso.

9. Adote um comportamento empreendedor: é impossível ser empreendedor apenas falando de negócio, portanto, lidere pelo exemplo, decida rápido, defina o seu próprio estilo, estimule a colaboração e, principalmente, seja um ótimo ouvinte. Você não precisa implantar tudo o que lhe dizem, mas pode obter ótimos insights.

10. Monitore os resultados diariamente: a única maneira de saber se você está indo bem é monitorando os resultados e tomando medidas efetivas para corrigir desvios, quando necessário.

Jerônimo Mendes é administrador, coach, escritor, professor e palestrante com mais de 35 anos de experiência profissional em empresas de médio e grande portes, especialista em Empreendedorismo, Coaching, Gestão de Carreira e Negócios.

Fonte: Revista Mercado Automotivo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conheça mais sobre a marca que vai te fazer avançar

O suporte da barra tensora, ou como é conhecida popularmente, morceguinho, tem como função absorver o impacto e vibrações provocadas pelas solicitações da suspensão em curvas. Quando essa…

leia mais...
20 de novembro Dia da Consciência Negra  

O termo consciência negra, veio para enfatizar  a luta do povo preto, ganhando notoriedade na década de 1970 no Brasil, justamente em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade…

leia mais...
Dicas para uma boa administração no setor de logística  

O que é logística empresarial? A logística empresarial é um processo de planejamento, implementação e controle econômico do fluxo de produção e armazenamento de insumos,…

leia mais...
Lançamento marca própria: Advance Autoparts

A MarcaCom o objetivo de entregar mais qualidade e inovação para os clientes, o grupo Barros Autopeças  lançou sua marca própria. Por isso, é com muito orgulho e satisfação que a empresa…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up