O envelopamento de veículos é um processo onde uma película adesiva é aplicada sobre a pintura podendo ser de várias cores, ser brilhante ou fosca. O objetivo do envelopamento do veículo, geralmente tem duas funções básicas, a primeira é a personalização do veículo, utilizado por pessoas comuns que querem mudar o estilo e visual do automóvel. A segunda é a utilização como ferramenta de comunicação visual com muitas cores.
Antônio Carlos, proprietário de uma loja especializada no serviço diz que a procura tem sido crescente.
“Atualmente atendemos cerca de 10 à 20 veículos mensalmente entre carros e motos. Geralmente a pintura de um veículo o custo é muito elevado e o cliente encontra alternativa através do envelopamento que geralmente sai 50% mais em conta”, disse Antônio Carlos.
O que pode pesar no bolso é a falta de regularização do veículo. Envelopar um veículo não é proibido, mas é necessário ficar atento à documentação. Se a cor do automóvel for alterada, o proprietário deverá regularizar toda a documentação junto ao DETRAN para evitar penalidades. Caso seja feita a utilização de varias cores no veiculo, como é o caso de empresas que caracterizam o veiculo como um produto de marketing ou comunicação visual o proprietário deve realizar a alteração do documento do veiculo para a cor "fantasia".
De acordo com o comandante de Policiamento da CIPTRAN, Major Iran os condutores devem sempre está atento quanto a regularização da documentação.
“Caso encontrado a irregularidade na caracterização do veículo, o veículo ficará em retenção para remoção do adesivo e mais o pagamento de multa”, pontuou Major Iran, comandante da Ciptran.
Segundo dados da Ciptran, de janeiro a junho,21 carros foram apreendidos porque os proprietários mudaram as características dos veículos e não fizeram a alteração do documento.
Fonte: Clubesat