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Experiência de compra deve sempre ser positiva para o cliente

A busca por propiciar experiências prazerosas aos clientes foi destaque entre as orientações de Juracy Parente para os varejistas. O acadêmico relembrou os "Milenials" para levantar a necessidade de posicionamento do varejo na sociedade. Buscar identificar o negócio com um certo setor da sociedade, para que esta lhe seja fiel independentemente de preço baixo ou outros eventos sazonais.

Para melhor atender aos clientes, Parente propôs uma análise de taxa de recomendação. Um questionário que descobriria quantos dos clientes da loja recomendariam a empresa para alguém de seu meio e convívio. Tal análise se daria por meio da atribuição de notas ao atendimento. Caso o cliente desse uma nota de 9 a 10, ele se configuraria em um promotor do negócio; de 8,7 agiria de forma passiva; de 0 a 6 o cliente passaria a ser um detrator daquela loja. Segundo o palestrante, a relação com os clientes e sua posição na sociedade é o ponto de maior impacto par o sucesso de um varejo.

Por fim, Parente abordou o tema das parcerias e alianças. Não somente com outras lojas na relação que conhecemos como 'redes de varejo', mas também com os funcionários. Tal tipo de parceria - em geral dada pela atribuição de significado ao emprego do colaborador - faz com que este tenha atitudes identificadas com a missão e a visão da empresa, ocasionalmente em melhores serviços prestados e diminuição da taxa de turnover da empresa.

Fonte: Novo Varejo

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