> <

Ford desenvolve tecnologia de plasma para recondicionamento de motores

A Ford estuda a aplicação de uma nova tecnologia de plasma patenteada de tratamento de superfície que permite o recondicionamento de motores de forma mais sustentável, com economia de material, energia e menos emissões. O processo foi baseado na remanufatura de motores que seriam destinados a sucata.

“Este é mais um exemplo de como a Ford está avançando na sustentabilidade por meio da inovação”, diz Juergen Wesemann, gerente de Materiais e Tecnologias de Veículos da área de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.

O processo de spray térmico, chamado “Plasma Transferred Wire Arc”, foi desenvolvido no Centro de Pesquisa e Inovação da Ford em Aachen, na Alemanha, que também pesquisa o uso de materiais leves como alumínio, fibra de carbono e aços de alta resistência para a fabricação de veículos. Outras matérias-primas estudadas incluem palha de arroz, sisal e óleo de mamona para a produção de bioplásticos, o uso de espuma de soja e algodão reciclado em bancos, tecidos feitos de garrafas PET recicladas, dente-de-leão, girassol, cana de açúcar e casca de tomate.

Os motores hoje são projetados para ter uma vida útil de muitos anos e centenas de milhares de quilômetros em diferentes condições de uso. Em caso de desgaste ou quebra, a nova tecnologia de plasma permite restaurar a condição original do bloco com a aplicação de um spray no seu interior.

“As técnicas tradicionais de recondicionamento de motores podem ter um custo proibitivo, com uso intenso de energia e processos complexos de usinagem. A tecnologia de tratamento por plasma permite recuperar o bloco de forma muito mais simples”, diz Mark Silk, supervisor de Serviço ao Cliente da Ford Europa.

Fonte: http://www.ford.com.br.

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Conectados 2019 - Confira a 3° edição do evento!

    Aconteceu no último dia 21 a 3ª edição do evento Conectados, que reuniu os 50 principais fornecedores da Barros Autopeças em comemoração aos 50 anos da empresa.    Além…

leia mais...
Pescaria Barros 2019
Pescaria Barros 2019
05 de novembro de 2019

    Em junho deste ano lançamos a “Pescaria 2019 - Vai Ter Briga Boa”, campanha da Barros que levou os 24 melhores clientes participantes para passarem cinco dias pescando no…

leia mais...
Outubro Rosa - Atenção com você!

    Chegamos a mais um mês de outubro e, como de praxe, a Barros se dedica a aderir à campanha do Outubro Rosa junto com outras milhares de instituições brasileiras. A campanha…

leia mais...
Confira como foi a 2° Edição do Arraiá Barros

    O Núcleo de Eventos da Barros foi a sede do 2º Arraiá da empresa.    Realizada no último dia 20, entre os convidados do evento estavam clientes lojistas…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up