> <

Ford desenvolve tecnologia de plasma para recondicionamento de motores

A Ford estuda a aplicação de uma nova tecnologia de plasma patenteada de tratamento de superfície que permite o recondicionamento de motores de forma mais sustentável, com economia de material, energia e menos emissões. O processo foi baseado na remanufatura de motores que seriam destinados a sucata.

“Este é mais um exemplo de como a Ford está avançando na sustentabilidade por meio da inovação”, diz Juergen Wesemann, gerente de Materiais e Tecnologias de Veículos da área de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.

O processo de spray térmico, chamado “Plasma Transferred Wire Arc”, foi desenvolvido no Centro de Pesquisa e Inovação da Ford em Aachen, na Alemanha, que também pesquisa o uso de materiais leves como alumínio, fibra de carbono e aços de alta resistência para a fabricação de veículos. Outras matérias-primas estudadas incluem palha de arroz, sisal e óleo de mamona para a produção de bioplásticos, o uso de espuma de soja e algodão reciclado em bancos, tecidos feitos de garrafas PET recicladas, dente-de-leão, girassol, cana de açúcar e casca de tomate.

Os motores hoje são projetados para ter uma vida útil de muitos anos e centenas de milhares de quilômetros em diferentes condições de uso. Em caso de desgaste ou quebra, a nova tecnologia de plasma permite restaurar a condição original do bloco com a aplicação de um spray no seu interior.

“As técnicas tradicionais de recondicionamento de motores podem ter um custo proibitivo, com uso intenso de energia e processos complexos de usinagem. A tecnologia de tratamento por plasma permite recuperar o bloco de forma muito mais simples”, diz Mark Silk, supervisor de Serviço ao Cliente da Ford Europa.

Fonte: http://www.ford.com.br.

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Passo a passo: teste de sistema de injeção eletrônica

 A injeção eletrônica serve para melhorar o funcionamento do carro, diminuindo a emissão de poluentes e contribuindo para que o combustível seja mais bem utilizado. No entanto, é preciso testar…

leia mais...
Alemanha autoriza cidades a proibir carros a diesel

Por William BostonUma corte da Alemanha decretou ontem a morte de certos carros movidos a diesel, num golpe para a importante indústria automobilística do país, que agora será forçada a gastar bilhões…

leia mais...
Bom ambiente mantém saúde do balconista e aumenta produtividade!

De acordo com especialista, cultura de humanização e a compreensão das subjetividades não se opõem à busca pelo lucro. Às vésperas do Dia do Balconista de Autopeças, o Novo Varejo foi em…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up