> <

Formação de cultura no varejo

Para atender a um ambiente repleto de desafios e mudanças constantes, faz-se necessário promover uma revolução educacional no setor varejista.

O setor sempre se caracterizou pela perspectiva da “mão na massa”, aprende-se fazendo e não, necessariamente, nos bancos escolares.

Na realidade de hoje, o preparo e formação de pessoas que estejam “antenadas” com a realidade sem perder o passo e a visão das novas tendências são de extrema importância para a sobrevivência do negócio.

São raros os profissionais do ramo que demonstram preocupação inicial com aspectos de planejamento administrativo, financeiro, posicionamento de marca, qualificação das pessoas, mercadorias, estoques, planejamento de vendas, pesquisas de mercado, fornecedores, entre tantos fatores relevantes para o sucesso do lojista.

Quando o empresário depara-se com a concorrência avassaladora, brigando por centavos e pela oferta e promessa de serviços agregados aos produtos, neste momento da verdade percebe-se o verdadeiro valor da formação cultural.

A educação entra como alavanca propulsora da prestação de serviços com qualidade, do entendimento das necessidades dos clientes, da escolha eficaz de produtos, da visão global, enxergando toda a floresta e não somente as árvores, agregando valor em todas as suas ações.

A partir deste instante, retirados da sombra dos excluídos pela falta de segurança em relação ao conhecimento requerido para um negócio, os varejistas buscam respostas milagrosas que, invariavelmente, passam pela necessidade de melhor qualificação, isto é, treinar o seu pessoal.

Nessa linha, o varejo permanece necessitando de mão-de-obra intensiva, isto é, os varejistas ainda precisam se apoiar nas pessoas para execução de inúmeras atividades básicas, como compras, exposição de mercadorias, fornecimento de serviços ao cliente, entregas, recebimento de mercadorias, operações de logística interna, entre diversas outras.

Os varejistas precisam se convencer da importância do investimento e estímulo na formação e desenvolvimento de sua equipe de trabalho. Os seus líderes necessitam ir além, sair do discurso rebuscado e da inércia e correr em campo para preencher uma lacuna há muito relegada ao sabor do acaso, do esporádico, do “quando der tempo” ou outra desculpa qualquer.

Desculpas não faltam para não realizarmos algo, é o mal da humanidade. O desenvolvimento das pessoas precisa ser encarado como um investimento e, jamais, como um custo, um desperdício. Quem, nos dias de hoje, tiver essa mentalidade, essa miopia, irá amargar destinos nada nobres.

 

Investir na formação adequada ao nosso tempo e sintonizada com as tendências é um dos caminhos do sucesso. As empresas precisam entender que o treinamento concretiza a verdadeira diferença para sair da mesmice e proporciona uma aplicação prática e imediata no dia-a-dia.

Só assim o setor se desenvolverá mais e poderá, com o tempo e persistência, escalar novos degraus rumo ao topo.

O setor varejista tem urgência por pessoas cada vez mais qualificadas, sob pena de estagnar. Um país só se desenvolve com pessoas. Pode-se ter a melhor das melhores tecnologias existentes, mas quem irá operá-la? Quem precisará lidar com essas mudanças? Somente os melhores sobreviverão. É uma verdade inquestionável, não existem melhores, sem educação.

Gilclér Regina é Escritor e Palestrante Profissional

Fonte: Jornal Brasil Peças

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Aprenda mais sobre os retentores com o Treinamento Técnico online da Sabó

Esse conteúdo é para te ajudar a alavancar suas vendas e também a passar mais confiança para seus clientes. Os vídeos abaixo foram realizados pela Sabó, como meio de auxiliar você a aumentar o…

leia mais...
Conheça mais sobre o Terminal Axial

É importante obter conhecimento técnico e conhecer os produtos que vai vender para que possa orientar o cliente da melhor forma possível. Se você ainda tem dúvidas para identificar o que é…

leia mais...
Repare com a Loctite
Repare com a Loctite
25 de junho de 2021

Loctite é uma a marca que oferece soluções de alta resistência e duráveis para todas as suas necessidades de conserto e, na Barros Autopeças você encontra produtos da marca, como super bonder,…

leia mais...
A distribuidora Barro Autopeças garante excelência em seus produtos

Você sabia queDe acordo com a ABCF (Associação Brasileira de Combate à Falsificação), o mercado de autopeças é um dos primeiros colocados em comercializar produtos falsificados.Produtos falsificados…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up