> <

Golpe do Boleto Falso: como evitar ser enganado

O golpe do boleto falso vem se tornando cada vez mais comum no Brasil. Esse tipo de golpe se baseia na falsificação de cobranças, fazendo com que o pagamento vá para a conta bancária do golpista. São muitos os truques utilizados para enganar as vítimas, que vão desde a manipulação do código de barras do boleto até a criação de sites falsos que oferecem o arquivo do documento forjado para download.

Por isso, o Lucas do Departamento Financeiro da Barros Autopeças vai falar um pouco mais sobre boletos falsos e com evitar para não ser enganado na hora do pagamento.

P: Com conferir se um boleto bancário é falso?
R: Há diversas maneiras de conferir se o boleto bancário foi fraudado, porém sabemos que na correria do dia a dia acabamos não tomando todos os cuidados necessários e infelizmente acabamos caindo no golpe que acaba favorecendo os fraudadores. Todo boleto emitido é associado a informações de segurança e essas informações são muito importantes para que o pagamento seja efetuado corretamente. Antes de efetivarmos o pagamento de qualquer boleto o correto é conferirmos algumas informações que comprovem a transação, onde algumas dicas são:   
- Confira atentamente os dados do boleto, dados como fonte de emissão, beneficiário e CNPJ.  Se tiver alguma dúvida, confira se o CNPJ informado é o mesmo da empresa que você teve contato e realizou a operação.
- Os três primeiros números do código de barras do boleto indicam o código do banco, por isso sempre confira se estão corretos.
- No momento do pagamento, na tela do caixa eletrônico, celular, computador ou meio de compensação que você estiver utilizando, verifique novamente as informações do beneficiário, valor, data de vencimento e demais informações correspondem com a transação que você realizou, se alguma informação não conferir, entre em contato com o beneficiário antes de confirmar a operação.






P: Como identificar esse tipo de golpe quando recebemos os boletos por e-mail?
R: Ao receber boletos bancários por e-mail, verifique se o domínio utilizado no e-mail é o mesmo utilizado pela empresa beneficiária, ou seja, aquela que emitiu o boleto. Se o e-mail recebido vier de fontes não conhecidas e qualquer informação estiver em desacordo com as informações correspondem com a transação de compra, prestação de serviço ou operação que você realizou, desconsidere o boleto e entre em contato com o beneficiário informando o ocorrido.

P: De quem é a responsabilidade de um boleto fraudado?
R: A fraude de um boleto como vimos, pode acontecer de diversas formas, porém, fora em casos em que é comprovado que a culpa foi exclusiva do consumidor ou terceiro, fica o beneficiário responsável independentemente da existência de culpa. Porém devemos sempre lembrar que há o principio da individualidade em cada caso, e quando o boleto é fraudado e o pagador consegue identificar o ocorrido, o correto a se fazer, é entrar em contato com o beneficiário e juntos encontrarem a melhor maneira para solucionar o problema.

P: Como reaver o dinheiro de um boleto falso?
R: Em muito dos casos o pagador e beneficiário tentam solicitar o ressarcimento do pagamento referente ao boleto fraudado junto às instituições financeiras, porém dificilmente a fraude acontece por emissão bancária, na grande maioria dos casos a fraude acontece no repasse de informações entre beneficiário e o pagador, dificilmente a instituição financeira vai ressarcir o ocorrido, neste caso, o que podemos fazer é um pedido amigável de ressarcimento ao beneficiário e registrar um boletim de ocorrência sobre o ocorrido para nos resguardar de futuros problemas.

Infelizmente, a adulteração de boletos está se tornando frequente. Agora, você sabe como identificar esse tipo de fraude e evitar cair no golpe do boleto falso.

Se acontecer de você efetuar o pagamento de um documento fraudado, não espere: aja imediatamente!


Fotos por: Blog Cobre Fácil

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Tipos de Pastilhas do Mercado
Tipos de Pastilhas do Mercado
20 de maio de 2022

Tipos de pastilhas do mercadoPara ser um bom especialista no mercado automotivo, seja um vendedor ou mecânico, não basta apenas entender o que é determinada peça! Para prover um bom serviço para…

leia mais...
4 dicas para ter uma boa saúde financeira de seu negócio

A gestão da saúde financeira de um negócio é uma das coisas mais importantes para o seu progresso. Porém, a maioria das pessoas que possuem seu próprio negócio não entendem a importância de manter…

leia mais...
Importância do conhecimento técnico do produto

O mundo está cada vez mais tecnológico e no mundo automotivo isso não é diferente. Cada vez mais a tecnologia avançada está presente nos automóveis e isso exige do profissional de vendas amplos…

leia mais...
Lançamento Advance: Fluido para Radiadores

A Barros Autopeças leva muito a sério a inovação e crescimento de sua marca própria. O intuito de avançar sempre com seus clientes e trazer qualidade e competitividade para…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up