> <

Golpe do Boleto Falso: como evitar ser enganado

O golpe do boleto falso vem se tornando cada vez mais comum no Brasil. Esse tipo de golpe se baseia na falsificação de cobranças, fazendo com que o pagamento vá para a conta bancária do golpista. São muitos os truques utilizados para enganar as vítimas, que vão desde a manipulação do código de barras do boleto até a criação de sites falsos que oferecem o arquivo do documento forjado para download.

Por isso, o Lucas do Departamento Financeiro da Barros Autopeças vai falar um pouco mais sobre boletos falsos e com evitar para não ser enganado na hora do pagamento.

P: Com conferir se um boleto bancário é falso?
R: Há diversas maneiras de conferir se o boleto bancário foi fraudado, porém sabemos que na correria do dia a dia acabamos não tomando todos os cuidados necessários e infelizmente acabamos caindo no golpe que acaba favorecendo os fraudadores. Todo boleto emitido é associado a informações de segurança e essas informações são muito importantes para que o pagamento seja efetuado corretamente. Antes de efetivarmos o pagamento de qualquer boleto o correto é conferirmos algumas informações que comprovem a transação, onde algumas dicas são:   
- Confira atentamente os dados do boleto, dados como fonte de emissão, beneficiário e CNPJ.  Se tiver alguma dúvida, confira se o CNPJ informado é o mesmo da empresa que você teve contato e realizou a operação.
- Os três primeiros números do código de barras do boleto indicam o código do banco, por isso sempre confira se estão corretos.
- No momento do pagamento, na tela do caixa eletrônico, celular, computador ou meio de compensação que você estiver utilizando, verifique novamente as informações do beneficiário, valor, data de vencimento e demais informações correspondem com a transação que você realizou, se alguma informação não conferir, entre em contato com o beneficiário antes de confirmar a operação.






P: Como identificar esse tipo de golpe quando recebemos os boletos por e-mail?
R: Ao receber boletos bancários por e-mail, verifique se o domínio utilizado no e-mail é o mesmo utilizado pela empresa beneficiária, ou seja, aquela que emitiu o boleto. Se o e-mail recebido vier de fontes não conhecidas e qualquer informação estiver em desacordo com as informações correspondem com a transação de compra, prestação de serviço ou operação que você realizou, desconsidere o boleto e entre em contato com o beneficiário informando o ocorrido.

P: De quem é a responsabilidade de um boleto fraudado?
R: A fraude de um boleto como vimos, pode acontecer de diversas formas, porém, fora em casos em que é comprovado que a culpa foi exclusiva do consumidor ou terceiro, fica o beneficiário responsável independentemente da existência de culpa. Porém devemos sempre lembrar que há o principio da individualidade em cada caso, e quando o boleto é fraudado e o pagador consegue identificar o ocorrido, o correto a se fazer, é entrar em contato com o beneficiário e juntos encontrarem a melhor maneira para solucionar o problema.

P: Como reaver o dinheiro de um boleto falso?
R: Em muito dos casos o pagador e beneficiário tentam solicitar o ressarcimento do pagamento referente ao boleto fraudado junto às instituições financeiras, porém dificilmente a fraude acontece por emissão bancária, na grande maioria dos casos a fraude acontece no repasse de informações entre beneficiário e o pagador, dificilmente a instituição financeira vai ressarcir o ocorrido, neste caso, o que podemos fazer é um pedido amigável de ressarcimento ao beneficiário e registrar um boletim de ocorrência sobre o ocorrido para nos resguardar de futuros problemas.

Infelizmente, a adulteração de boletos está se tornando frequente. Agora, você sabe como identificar esse tipo de fraude e evitar cair no golpe do boleto falso.

Se acontecer de você efetuar o pagamento de um documento fraudado, não espere: aja imediatamente!


Fotos por: Blog Cobre Fácil

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


O que é terminal de direção?
O que é terminal de direção?
30 de novembro de 2021

Você sabe o que é o terminal de direção? Todo veículo possui esse componente. Nesse texto, vamos saber um pouco mais da sua importância e quando substituí-lo!O terminal de direção integra os…

leia mais...
Como tornar uma visita mais produtiva
Como tornar uma visita mais produtiva
19 de novembro de 2021

As visitas são o começo de uma relação entre a empresa e seus afiliados, sejam eles clientes, representantes ou outros parceiros. Esse contato cara a cara é muito importante, já que é a partir…

leia mais...
O que é Integrador de Vendas On-line?

Com o crescimento das lojas on-line no Brasil, que totaliza 6% do varejo nacional com mais de 1,59 milhão de lojas online, houve a necessidade de mudanças no projeto de vendas para a Autopeças Lauto,…

leia mais...
Outubro Rosa
Outubro Rosa
01 de novembro de 2021

Todo ano nos deparamos com diversas campanhas da saúde e o mês de Outubro não é diferente. Sendo uma das maiores campanhas de conscientização no mundo, o Outubro Rosa tem a intenção de alertar…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up