> <

Hilux leva 5 estrelas em teste; Fox, March e Versa ganham 4

Do G1, em São Paulo

O Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe (Latin NCap) divulgou nesta terça-feira (15) os resultados de uma nova rodada de testes de colisão de veículos novos.

Participaram da rodada Toyota Hilux, Toyota RAV-4, Volkswagen Fox, Nissan March e Versa, além do novo Mitsubishi Pajero Sport e do Hyundai Creta, ainda não comercializados no mercado brasileiro.

Honda HR-V ganha 5 estrelas
Jeep Renegade feito no Brasil recebe 5 estrelas em teste de colisão
Marcas chinesas são as piores em testes de colisão; confira ranking

Entre os modelos testados, apenas a nova picape Hilux, feita na Argentina, recebeu nota máxima para todos os ocupantes.

Desse modo, Honda HR-V e Jeep Renegadesão os únicos modelos feitos no Brasil até agora com nível de segurança máximo, segundo o Latin NCap.

Os "brasileiros" desta última rodada, Fox, March e Versa, ficaram com 4 estrelas para passageiros adultos, mas não foram bem na avaliação para passageiros menores.

"A proteção do ocupante infantil está melhorando muito mais lentamente do que a proteção do ocupante adulto", afirmou Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCap.

 
Adultos - 5 estrelas
Crianças - 5 estrelas

O Latin NCap já havia testado a Hilux em setembro, quando ainda era importada da Tailândia para outros mercados da América Latina.

A nota da picape argentina foi igual quanto a adultos e melhorou de 4 para 5 estrelas em proteção de crianças, por causa de novos sistemas de retenção infantil (SRI).

Toyota RAV-4 (feito no Japão)

Adultos - 5 estrelas
Crianças - 4 estrelas

Hilux e RAV-4 são os primeiros modelos testados com uma nova geração de sistemas de retenção, mas um deles, com cinto de segurança, não passou no teste de instalação no RAV4. O carro também não oferece a possibilidade de desligar o airbag do acompanhante, por isto ficou com avaliação menor para crianças.

Volkswagen Fox (feito no Brasil)

Adultos - 4 estrelas
Crianças - 2 estrelas

Lançado em 2014, o Fox reestilizado apresentou boa proteção para os passageiros da frente, mas foi mal em relação a crianças, devido a falta de ancoragem Isofix, cinto de segurança de 3 pontos em todas as posições e opção de desligar o airbag do acompanhante.

Nissan March (feito no Brasil)

Adultos - 4 estrelas
Crianças - 1 estrelas

O Latin NCap destacou um avanço na estrutura do March feito no Brasil, depois de um teste em 2011, quando ele recebeu apenas 2 estrelas para adultos. No entanto, a classificação segue baixa para crianças pelos mesmos motivos do Fox, agravados por má sinalização de advertência.

Nissan Versa (feito no Brasil)

Adultos - 4 estrelas
Crianças - 2 estrelas

Segundo o Latin NCap, as cabeças foram bem protegidas pelos airbags e os peitos receberam proteção adequada. A nota baixa para crianças se deve aos mesmos problemas apresentados pelo Fox.

Mitsubishi Montero Sport, ou Pajero Sport (feito na Tailândia)

Adultos - 5 estrelas
Crianças - 3 estrelas

A nova versão do Pajero Sport, que ainda não desembarcou no Brasil, é conhecida pelo nome Montero Sport em outros mercados da América Latina. Nos testes, a criança de 18 meses teve boa proteção, mas a cabeça da criança de 3 anos entrou em contato com o banco do motorista e o encosto do banco traseiro se soltou.

Hyundai Creta (feito na Índia)

Adultos - 4 estrelas
Crianças - 3 estrelas

O Creta é um novo utilitário esportivo (SUV) da Hyundai, também chamado de ix25, que tem objetivo de competir com Honda HR-V e Jeep Renegade. A fabricante ainda não confirma a chegada ao Brasil, mas o modelo recebeu críticas do Latin NCap.

"A falta de equipamento padrão como freios ABS, lembrete de cinto de segurança para o passageiro e o fato de o fabricante não ter patrocinado o teste de impacto lateral limitou a qualificação", afirmou a entidade.

Como é feito?
Os testes do Latin NCap são realizados na Alemanha com o uso de bonecos (dummies), representando adultos nos bancos da frente e crianças nos de trás. As colisões frontais, a 64 km/h, são as chamadas parciais, que simulam a batida em que apenas 40% da frente do carro é envolvida, o que é comum em acidentes entre veículos que trafegam em mãos opostas ou quando um carro atinge uma árvore ou poste, por exemplo.

Quando há pedido das montadoras, são feitas ainda colisões laterais, em que o carro recebe um impacto de lado por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg, que se desloca a 50km/h. O motorista é o único ocupante do veículo. Esse tipo de teste será padrão no Latin NCap a partir de 2016.

 

Confira os videos em: http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/12/hilux-leva-5-estrelas-em-teste-de-colisao-fox-march-e-versa-ganham-4.html

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Novembro Azul - Prevenir-se é não ter medo

Assim como o mês de outubro é marcado pela cor rosa e coloca em pauta a prevenção ao câncer de mama, novembro é marcado pela cor azul e tem como foco o combate, conscientização e prevenção ao…

leia mais...
Junta Homocinética: Tudo o que você precisa saber para fazer a troca de maneira  correta

Quem está envolvido com o universo automotivo sabe que a invenção da junta homocinética foi uma enorme revolução para o mercado. A peça foi também uma das responsáveis pela popularização da…

leia mais...
Barros Autopeças realiza primeiro Arraiá para clientes

No dia 04 de agosto, a Barros Autopeças (filial Mogi Mirim) realizou seu primeiro Arraiá para clientes. A festa é uma adaptação, do tradicional Arraiá da Lauto que, por sua vez, está na 4° edição.…

leia mais...
Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up