> <

Impostos no Brasil representam até a metade do valor do veículo

Pagar menos de R$ 20 mil em um carro que sai hoje a quase R$ 40 mil, ou nem R$ 50 mil em um que não sai da concessionária por menos de R$ 78 mil. Esse poderia ser o cenário, caso não houvesse uma carga tributária tão pesada sobre os veículos no Brasil. Mas, por enquanto é apenas um sonho.

Entretanto, se fossem deduzidos o custo de produção, o chamado 'custo Brasil', que envolve insumos, energia, mão de obra, logística, e outros gastos operacionais; e a margem de lucro das montanhas, os preços poderiam ser ainda menores.

Embora não sejam divulgada pelas marcas, um estudo divulgado pelo Sindipeças (Sindicato dos Fabricantes de Autopeças) e replicado pelo blog O Mundo em Movimento sugere que a margem de lucro alcance 10% do valor cobrado ao consumidor.

A porcentagem fica acima da média mundial (5%) e da cobrada nos Estados Unidos (3%).

De acordo com o mesmo levantamento, o custo de produção do veículo no país equivale a 58% do preço final do automóvel. Ou seja, abaixo da média (79%) e dos EUA, que salta para 88% a 91%.

Segundo o ex-presidente da Anfavea (Associação dos Fabricantes de Veículos), Luiz Moan, os impostos, entre os quais estão ICMS, PIS/Cofins, IPI, IOF, Cide, INSS, ISS, representam de 37,2% a 54,8% do preço cobrado pelos automóveis feitos em solo brasileiro.

Já nos modelos de fora há também a incidência do IPI majorado em 30%, do imposto de importação de 35%, com exceção das unidades produzidas no Mercosul e no México, segundo acordo comercial entre os governos, das taxas aduaneiras e do frete de importação.

Fonte: Jornal Brasil Peças

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


A Importância da Análise de Crédito

A análise de crédito possui uma grande importância para constatar se o cliente realmente tem condições de honrar com o compromisso de empréstimo assumido, verificando informações do cliente a…

leia mais...
Pesquisa de Opinião de Entregas da Barros Autopeças

No mês de Outubro, perguntamos a opinião dos nossos clientes em relação aos nossos serviços e atendimentos em nossa área de logística, para sabermos como nosso trabalho é visto por eles. Ficamos…

leia mais...
Kit amortecedor: o que você precisa saber para vender essa peça?

Dominar todas as informações técnicas sobre autopeças é o maior desafio e a maior vantagem de um vendedor do segmento. Enquanto são diversos os modelos e as marcas de veículos que você precisa…

leia mais...
Rastreamento Inteligente - solução eficiente para os clientes da Barros Autopeças

Nosso colaborador, Lucas Vanin, da área de Transportes, pensou numa solução para os clientes da Barros, em relação ao rastreio dos pedidos. Como muitos procuram o departamento de Transportes para…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up