> <

JEEP RENEGADE 1.8 FLEX LIMITED EDITION

Versão intermediária Longitude flex ganha pacote de opcionais focados em segurança e tecnologia por R$ 93.490; confira se ela vale sua compra

por GIULIA PAGLIARINI

A Jeep precisava de uma versão do Renegade para peitar diretamente o Honda HR-V topo de linha, que encareceu no último mês agora tem preço de R$ 96.900. Daí a ideia de acrescentar à configuração intermediária Longitude um pacote de opcionais para tornar o SUV compacto mais competitivo. Batizado de Limited Edition e presente apenas no modelo flex, ele oferece bancos de couro, rodas de liga leve de 18 polegadas, painel de instrumentos digital de sete polegadas e airbags laterais, de cortina e de joelhos. Avaliamos o modelo de R$ 93.490 para te dizer se ele vale a compra.

 

Impressões ao volante

Confome afirmamos em outras ocasiões, oRenegade fica em sua melhor forma quando equipado com motor 2.0 turbodiesel. Mas o propulsor 1.8 flex E.torQ EVO trouxe à montadora a oportunidade de conseguir um preço mais competitivo, coisa que tem funcionado, pois em dezembro ele foi o sexto veículo mais vendido do ranking nacional.

Ao dirigí-lo, a sensação é de demora para engrenar, principalmente se você estiver rodando na cidade, ou seja, na casa dos 50 km/h. A falta de agilidade do câmbio automático de seis velocidades é um dos motivadores desse comportamento. Até que o condutor quebre a barreira dos 60 ou 70 km/h, a transmissão "segura" o Renegade na terceria marcha e basta uma leve desacelerada para voltar à marcha inferior.

Comparativo: Honda HR-V enfrenta Jeep Renegade (Foto: Marcos Camargo)JEEP RENEGADE LIMITED EDITION (FOTO: MARCOS CAMARGO)

 motor 1.8 também mostra pouco fôlego para carregar os 1.440 kg do SUV. Até o fim deste ano, isso deve ser compensado. A promessa é de que em 2017 o Renegade receba o motor 2.0 flex Tigershark. Criado em parceria comMitsubishi Hyundai, ele tem 164 cv a 6.000 rpm e 20,4 kgfm a 4.400 giros quando abastecido com etanol. Contudo, antes ele deve receber o 1.8 E.torQ mais potente da picape Toro.

Devido às suspensões traseira e dianteira independentes, o utilitário compacto filtra bem as irregularidades do solo e tem boa estabilidade. A direção elétrica é bem calibrada, mas poderia oferecer mais de precisão. Por conta desses dois fatores, a impressão ao conduzir o Renegade é de que você está em um veículo maior, o que de certa forma tem a ver com a proposta de robustez oferecida pelo produto.

Custo benefício

Na própria versão intermediária Longitude, que serve de base para o pacote opcional, o SUV compacto vem bem equipado. Os destaques são equipamentos como ar-condicionado digital automático de duas zonas, sistema multimídia com tela sensível ao toque de cinco polegadas, câmera de ré, aletas para trocas de marchas na coluna direção e freio de mão elétrico.

Uma das adições mais interessantes do pacote Limited Edition é o painel de instrumentos digital de sete polegadas. Posicionado no lugar do computador de bordo, ele permite que o condutor selecione se quer visualizar a velocidade do carro ou a música que está sendo tocada, entre outros. Ele facilita bastante, por exemplo, ao projetar a velocidade limite que você está selecionando para seu piloto automático.

Mesmo na configuração mais simples o Renegade traz um conjunto parrudo de itens de segurança, entre eles airbag duplo, sistema eletrônico anti-capotamento, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e fixação isofix para cadeirinhas infantis. Os opcionais acrescentam, ainda, airbags laterais, de cortina e de joelhos. Os equipamentos só reforçam a segurança do modelo, que foi classificado com nota máxima no teste de colisão do Latin NCAP. Lembrando que a configuração avaliada pelo órgão é sempre a mais simples.

Comparativo: Honda HR-V enfrenta Jeep Renegade (Foto: Marcos Camargo)JEEP RENEGADE LIMITED EDITION (FOTO: MARCOS CAMARGO)


Vale a compra?

Não. Se você quiser colocar um Renegade flex na garagem, pense em versões mais simples do que a Longitude com o pacote Limited Edition. A própria configuração Sport, a basicona, já tem um bom conjunto de equipamentos. Se a sua proridade for espaço interno, deixe de lado esse SUV compacto. Ele tem apenas 283 litros de porta-malas. Para comparação, o hatch compacto Ford Ka tem 216 litros. Além disso, quem vai atrás também sofre com o tunel central elevado e a falta de espaço para os joelhos dos ocupantes. Mas a maior falha é o motor fraco demais para o porte do SUV, que vale o investimento pra valer na configuração 2.0 diesel.

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, comando simples, injeção multiponto, flex
Cilindrada: 1.747 cm³
Potência: 132 (E)/ 130 (G) cv a 5.250 rpm
Torque: 19,1 (E)/ 19,1 (G) kgfm a 3.750 rpm
Transmissão: Automática de seis marchas, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, ABS
Pneus: 2225/55 R18
Dimensões: Comprimento 4,23 m; Largura 1,79 m; Altura 1,70 m; Entre-eixos 2,57 m
Capacidades: Tanque 60 l
Peso: 1.440 kg
Porta-malas: 283 litros (aferido por Autoesporte)

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Analises/noticia/2016/01/avaliacao-jeep-renegade-16-flex-limited-edition.html

 

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Nova Previdência: confira as principais mudanças

Novas regras entraram em vigor em 13 de novembro, com a publicação da emenda constitucional nº 103 no Diário Oficial da UniãoA Nova Previdência, promulgada pelo Congresso Nacional nesta terça-feira…

leia mais...
Home office: práticas para manter a produtividade

 No começo de 2020 o mundo inteiro foi pego de surpresa por uma pandemia mundial. Muitas pessoas sentiram medo e um dos fatores que talvez mais tenha causado preocupação foi a questão do emprego…

leia mais...
Voluntariado e seus benefícios surpreendentes

    Um dos benefícios mais conhecidos do voluntariado é o impacto sobre a comunidade. Voluntários não remunerados são muitas vezes o elo que mantém uma comunidade unida, um lugar…

leia mais...
31 cursos online para crescer profissionalmente

  Em tempos de home office, vale apostar nas formações online com certificado, que podem incrementar seu repertório e currículo ou servir como atividades complementares na faculdade. Confira…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up