> <

Junta Homocinética: Tudo o que você precisa saber para fazer a troca de maneira correta

Quem está envolvido com o universo automotivo sabe que a invenção da junta homocinética foi uma enorme revolução para o mercado. A peça foi também uma das responsáveis pela popularização da tração dianteira dos automóveis, pois antes da sua invenção, as até então utilizadas juntas universais manifestavam inúmeras deficiências tanto na dirigibilidade dos carros quanto na sua transmissão de força.

Mesmo sendo uma das principais peças para a funcionalidade de um carro, a junta homocinética possui funcionamento fácil e manutenção simples, e a má instalação desta pode acarretar graves problemas para o automóvel, além de oferecer grandes riscos aos passageiros.

Com o intuito de facilitar o seu trabalho e expandir o seu conhecimento sobre a peça, apresentamos aqui 3 passos para realizar a troca da maneira correta. Vamos nessa?


1. Avalie o estado dos coxins

Quando for realizar a troca ou manutenção da peça, não se esqueça de também avaliar o estado dos coxins, sejam eles do motor, suspensão ou câmbio, pois serão eles os responsáveis pela garantia do alinhamento do automóvel e garantirão que a homocinética trabalhe apenas para movimentar as rodas, nada além disso.

Um coxim desgastado deixa o carro fora de seu estado padrão, ocasionando trancos no conjunto do motor e do câmbio, o que refletirá diretamente no desempenho da junta homocinética.


2. Certifique-se em aplicar o torque recomendado

Para garantir uma maior durabilidade da peça, comprometa-se em tomar alguns cuidados na hora da troca. O excesso de torque introduzido durante o aperto da porca de fixação do cubo

pode ocasionar a quebra na junta fixa, por isso recomendamos sempre utilizar um torquímetro, garantindo uma troca bem sucedida.


3. Não faça a reutilização de graxa ou coifa

Uma prática comum durante a instalação da junta homocinética é o reaproveitamento da graxa ou da coifa. Essa ação possui uma série de problemas: é uma economia desnecessária e enganosa, pois todos os kits de reparo de homocinéticas já vêm com o conjunto de graxas e coifas novas; a graxa reutilizada contém detritos que diminuirão a vida útil da peça e as chances do reuso da coifa ocasionar o rasgo desta são enormes.


Portanto, não recomendamos, sob nenhuma hipótese, que essa ação seja tomada durante a instalação. Garanta a qualidade do seu serviço a partir de uma instalação segura e bem feita!

O desgaste e perda da junta homocinética pode ocorrer por diversos motivos. Para saber mais sobre o funcionamento, importância e tipos de junta homocinética, basta clicar aqui.

Abaixo, você pode conferir quais são os primeiros indícios de um possível problema na peça, o que pode te ajudar na identificação imediata quando um automóvel chegar até

você! Confira: https://www.youtube.com/watch?v=QJH1_P9b6WQ 


Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Mulheres na ciência e suas contribuições para o setor automotivo

    Desde 2015, as Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência.    Entre os objetivos desse…

leia mais...
Você sabe como cuidar do motor?
Você sabe como cuidar do motor?
10 de fevereiro de 2020

    O motor é o principal componente dos automóveis. Sem ele nada funciona. Por isso é fundamental estar sempre atento aos principais cuidados que podemos ter com ele.    Além…

leia mais...
Segurança e qualidade com as pastilhas de freio

    A Barros está sempre se desenvolvendo para encontrar a melhor forma de oferecer serviços e produtos de qualidade que tenham foco na segurança e bem-estar dos clientes.    Desde…

leia mais...
Barros Autopeças comemora 50 anos de existência

    A Barros Autopeças completa, neste ano, 50 anos de existência. Meio século de histórias, de expansão e muita tradição.     Para comemorar o marco, a…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up