A junta fica entre o bloco do motor e o cabeçote unindo os dois, ou seja, ela une as partes metálicas para que o metal não se degrade e nem encurve com o tempo.
Continue lendo para saber os detalhes de cada tipo de junta do cabeçote!
Sobre a composição de cada uma
Junta de fibra: É composta por uma camada de fibra em cada superfície e uma chapa metálica no meio. Seu sistema de vedação é feito pelo seu cordão de silicone, que bloqueia a passagem de água e óleo. Essa junta também recebe uma camada de e impermeabilizante.
Junta metálica: É composta por uma chapa conhecida como aço mola. Costuma ter duas chapas, o que varia de modelo, já que algumas possuem apenas uma. Seu sistema de vedação conta com uma pintura emborrachada que bloqueia a passagem de água e óleo, mas também possui ao seu redor e em seus orifícios vincos salientes que aumentam a pressão e garante uma excelente vedação.
Quais as vantagens de cada uma?
Junta de fibra: É ideal para absorver pequenas irregularidades ou imperfeições na superfície do cabeçote. Ela também se deforma em até 30% do seu corpo, o que garante a absorção de vazamentos menores. E a outra coisa, é que em relação a junta de chapa, ela tem um menor custo, mas só pode ser aplicada quando existe a opção.
Junta metálica: Tem alta resistência às pressões geradas pela câmara de combustão, muito mais resistente que o normal exigido pelas montadoras. E outra vantagem é que ela tem grande resistência aos ataques daquela água corrosiva do sistema de aquecimento do veículo.
E as desvantagens?
Junta de fibra: A junta de fibra não resiste tanto quanto a de junta de chapa a ataques provocados pela água corrosiva, que vem quando a pessoa não faz manutenção do seu veículo a longo prazo.
Junta metálica: A junta de chapa não permite falhas na superfície. Então o cabeçote tem que ser retificado totalmente, sem falhas. A superfície do bloco tem que estar muito boa, com a rugosidade correta, porque a junta de chapa deforma apenas 4% do seu corpo.
Quando aplicar cada uma
Se o carro saiu original com junta de chapa e seu bloco está em boas condições, deve ser utilizada a junta de chapa, para manter a originalidade do carro. A junta de fibra deve ser utilizada quando se tem um cabeçote mais velho, pois ela permite algumas imperfeições, coisa que a junta de chapa não permite.
gostei da informação.