> <

Lançamentos inauguram nova fase dos motores turbo no Brasil

Ford Fiesta se une ao Volkswagen up! e ao Hyundai HB20 e passa a oferecer a opção do motor 1.0 3 cilindros turbinado.

Os primeiros estudos para elevar a potência dos motores de combustão interna a partir do aumento da quantidade de ar admitida datam do final do século XIX. O dispositivo foi, inicialmente, aplicado nos propulsores diesel, passou pelas locomotivas, os aviões, até ganhar viabilidade nos automóveis a gasolina, por volta das décadas de 30 e 40 do século passado.

O Brasil, no entanto, jamais desenvolveu uma tradição em sobrealimentação de motores. O primeiro modelo de série equipado com turbocompressor foi o Fiat Uno Turbo, lançado na primeira metade da década de 90. Outros modelos surgiram, mas nenhum alcançou escala comercial significativa.

A situação pode se alterar a partir de agora com a chegada dos novos carros nacionais turbinados de fábrica que, antes da esportividade, visam à eficiência. A mudança de patamar se deve a prática cada vez mais intensa também no Brasil do conceito de downsizing - que, bem a grosso modo, significa a redução do tamanho dos motores sem, no entanto, diminuir seu rendimento.

Um bom exemplo são os novos três cilindros, já adotados por boa parte das montadoras que atuam no país. São exatamente estes propulsores que estão servindo de base para os modelos turbinados que estão chegando ao mercado.

Se no passado um carro turbo era sinônimo de performance, hoje a proposta é oferecer um automóvel compacto eficiente e econômico para o uso no dia a dia e muita tecnologia embarcada.

Fonte: Jornal Brasil Peças

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Passo a passo: teste de sistema de injeção eletrônica

 A injeção eletrônica serve para melhorar o funcionamento do carro, diminuindo a emissão de poluentes e contribuindo para que o combustível seja mais bem utilizado. No entanto, é preciso testar…

leia mais...
Alemanha autoriza cidades a proibir carros a diesel

Por William BostonUma corte da Alemanha decretou ontem a morte de certos carros movidos a diesel, num golpe para a importante indústria automobilística do país, que agora será forçada a gastar bilhões…

leia mais...
Bom ambiente mantém saúde do balconista e aumenta produtividade!

De acordo com especialista, cultura de humanização e a compreensão das subjetividades não se opõem à busca pelo lucro. Às vésperas do Dia do Balconista de Autopeças, o Novo Varejo foi em…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up