> <

Maio Amarelo dá o recado: No trânsito, o sentido é a vida!

O slogan da sexta edição da campanha Maio Amarelo não poderia ser mais objetivo: evidencia a problemática do alto índice de mortes e feridos em acidentes de trânsito e enfatiza a necessidade da conscientização popular acerca da segurança no trânsito em todo o mundo.


Como toda campanha que visa conscientizar uma população, o Maio Amarelo é agente na propagação de fácil acesso ao conhecimento e informação acerca do tema.


Com cadastro reconhecido, a Barros Autopeças é apoiadora da Campanha e nosso papel enquanto parceiro de causa é agir em prol dessa facilitação do acesso às pautas que a campanha promove.


Você irá encontrar nesta matéria as principais informações sobre o Maio Amarelo, desde sua fundação, passando por seus objetivos e estratégias de ação até a realização da edição atual, além de conhecer aspectos fundamentais acerca da segurança no trânsito.



O que é o Maio Amarelo?

A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização popular, que sugere que a difusão de conhecimentos e informações acerca da segurança no trânsito promova a redução de acidentes.


Por que a campanha é realizada em Maio?

O mês de maio foi o mês escolhido para a realização do Maio Amarelo por questões históricas, que, simbolicamente, marcaram o surgimento da campanha.

A ONU, em 11 de maio de 2011, decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”, que perdura até 2020. A motivação para a criação desta resolução veio através de um documento elaborado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que continha um levantamento do total de mortes por acidentes de trânsito em 178 países do mundo.


Por que “Maio Amarelo”?

A cor amarela foi escolhida para representar a campanha, pois simboliza o chamado de “atenção” (sim, como nos semáforos) e sinalização de advertência no trânsito.


Por que foi necessário criar uma campanha que fosse focada na Segurança no Trânsito?

Como abordamos de maneira breve anteriormente, a criação da campanha surgiu após o decreto da ONU em desenvolver a Década de Ação para Segurança no Trânsito baseada no levantamento das mortes por acidentes de trânsito realizado pela OMS.


No documento em questão, escrito em 2009, foi contabilizado cerca de 1,3 milhão de mortes e aproximadamente 50 milhões de sobreviventes com algum tipo de sequela em mais de 170 países.


Os números alarmavam para uma situação que estimava três mil vidas perdidas por dia em estradas e ruas e colocava os acidentes de trânsito como a nona maior causa de mortes no mundo.


Desta forma, a intenção da ONU com a instituição da Década de Ação para Segurança no Trânsito é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.



Como está a questão da Segurança no Trânsito atualmente?

Uma atualização do levantamento realizado pela OMS em dezembro de 2018 aponta que:


  • Atualmente, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre crianças e jovens com idade entre 5 a 29 anos;

  • No Brasil, gasta-se R$52 bilhões por ano com acidentes de trânsito;

  • No Brasil, o trânsito faz uma vítima fatal a cada 15 minutos;

  • Toda a sociedade é prejudicada por despesas com assistência médica e hospitalar, custos na segurança pública, afastamento no trabalho, entre outros motivos.

  • O Brasil teve a pior classificação no ranking referente ao limite de velocidade em áreas urbanas.

  • Se nenhuma medida for tomada, é estimado que em 2020 morram cerca de 1,9 milhão de pessoas no trânsito, passando então a ser a quinta maior causa de mortalidade no mundo.


Como está o Movimento em 2019?


Aprovado pelo (Contran) Conselho Nacional de Trânsito, o tema da sexta edição do Maio Amarelo, como já abordamos no início da matéria, traz como slogan a frase: “No trânsito, o sentido é a vida”.


A proposta é que, através deste slogan, seja obtido um envolvimento direto da população em ações efetivas para a reversão do quadro atual do trânsito e reflexões acerca de uma nova forma de encarar a mobilidade, estimulando, então, motoristas de carros à caminhoneiros, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros.


A campanha, sobretudo, evidencia que a questão da mobilidade é um problema coletivo no qual todos necessitam agir em prol de um trânsito mais seguro.


A campanha Maio Amarelo 2019 teve início no dia 24 de abril em Vitória-ES e será encerrada em Natal-RN no dia 28 de junho.


O vídeo oficial da campanha tem um apelo mais sensível, porém não ignorando o mote de toda a campanha. Desta vez são os filhos; representados por crianças, que pedem para serem ouvidos por seus pais quando dizem para não dirigirem ao sair para beber com amigos e não usarem o celular no volante, por exemplo.


Confira abaixo o vídeo completo da campanha:





Quais atitudes posso tomar para melhorar a segurança no trânsito?

Seja em ruas urbanas ou rodovias, ninguém dirige sozinho. Dirigir é um exercício de atenção, mas também de coletividade: toda ação não afeta apenas você ou os passageiros a bordo do seu veículo, mas também toda uma cadeia de veículos (carros, motos, bicicletas) e pessoas (outros motoristas, passageiros e pedestres) que dependem da sua ação, bem como você também depende da ação de outros carros e, assim sucessivamente.


Não é possível prever a forma que você terá que dirigir e as ações que você terá que realizar para evitar determinadas situações no trânsito, afinal, nos deparamos todos os dias com centenas de motoristas e veículos diferentes, mas existem algumas medidas básicas (bem básicas, que aprendemos lá no início das aulas teóricas da auto-escola), que podem - e muito - evitar um acidente ou uma complicação no trânsito. São elas:


  • Não beba, em hipótese alguma, antes de dirigir ou enquanto dirige;

  • Não tente fazer uma ultrapassagem arriscada;

  • Não realize uma manobra perigosa;

  • Não ande de moto sem capacete;

  • Não trafegue em velocidade acima da permitida;

  • Olhe para os dois lados da rua antes de atravessá-la.


São ações simples, não é mesmo? E de tão simples, acabam sendo subestimadas e não realizadas assiduamente, como deveriam ser.


Não deixe, em nenhum momento, de refletir sobre suas ações.


O portal oficial da campanha Maio Amarelo 2019 atualiza seus conteúdos periodicamente com informações, notícias e novas ações do movimento.




Acesse.


Informe-se.


Compartilhe todas as informações com quem você ama.


Muitas vidas estão em jogo.


E não apenas a sua.

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


3 Portais De Treinamento Online Que Todo Mecânico Precisa Conhecer

Um mundo cada vez mais hiperconectado, somado às rápidas transformações e inovações do mercado exige que empresas, fornecedores e, claro, os próprios consumidores do segmento automotivo se adaptem…

leia mais...
Vai ter Briga Boa: a campanha da Barros que pode te levar para pescar no Pantanal!

 Além do universo automotivo, sua paixão também é pescar? Então preste atenção nas informações a seguir, pois a campanha da Barros Autopeças pode te dar a chance de passar cinco dias pescando…

leia mais...
Barros comparece à AUTOMEC 2019 em mais uma Ação com clientes. Saiba tudo!

Entre os dias 23 e 27 de abril de 2019 aconteceu em São Paulo a 15ª edição da AUTOMEC.Para quem ainda não conhece, a AUTOMEC é o maior evento de autopeças, equipamentos e serviços da América…

leia mais...
Tudo Sobre o Sistemas de Freios na hora da venda

O freio de um carro é um componente que, quando acionado, precisa sempre estar em perfeitas condições, afinal, uma mínima falha em seu sistema pode ser a causa de acidentes de grandes proporções,…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up