> <

Manutenção do sistema de ignição

O sistema de ignição é responsável por mandar a faísca para a câmara de combustão no momento certo e fazer o motor girar. Ele é composto por bateria, bobina de ignição, cabos de velas e velas de ignição. Nos carros mais antigos, ainda tem o distribuidor.

Como cada sistema possui um gerenciamento próprio, o diagnóstico caso ele apresente algum problema pode ser um pouco complicado. Por isso, atente-se a cinco pontos principais para que a manutenção desse sistema não seja um tormento!

01 - Identificação de problemas: Por ser um sistema complexo, qualquer defeito pode influenciar em seu funcionamento. Por isso, é importante saber identificar os sinais que indicam que uma ou mais peças do sistema estão com problemas. Se o carro apresentar: dificuldade ao dar partida; falhas ao acelerar; trepidação do motor; ruídos diferentes no motor ou perda de potência no carro, é importante que o sistema de ignição passe por uma manutenção.

02 - Inspeção eletroeletrônica: Ao receber um veículo com problema de ignição, o primeiro passo é fazer uma revisão rápida na parte elétrica e depois, verificar a eletrônica. O mecânico precisa ter um bom conhecimento da parte eletrônica e elétrica, além de bons equipamentos para executar a manutenção.

03 - Avaliação das peças: Se a parte eletroeletrônica estiver em ordem, é necessário a verificação dos defeitos comuns: amassados, quebrados, cortes, trincas, áreas derretidas, oxidações, folgas, etc. Também é frequente a presença de "gambiarras", o que pode ser a causa do problema!

04 - Erros de aplicação: Quando tudo estiver parecendo novo e sem identificação de falha, pode ser que alguma instalação foi colocada errada na ignição. Então, o indicado seria a verificação do manual de serviço do veículo ou o catálogo dos fabricantes para que seja conferido cada código de cada elemento do sistema.

05 - Produtos sem qualidade: Se no sistema com falhas existir uma marca que seja completamente desconhecida, o melhor a se fazer é desconfiar! O uso de peças fabricadas sem o rigor técnico necessário e com materiais inferiores, pode provocar vários problemas na ignição, alguns deles difíceis de resolver. Se for possível, consiga um componente de confiança para fazer um teste e tirar a dúvida.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o sistema de ignição e como a manutenção desse sistema pode ser algo descomplicado, que tal conferir outras dicas de manutenção em nosso blog? Nessa outra matéria, falamos um pouco sobre os itens que podem ser revisado pelo motorista! Acesse e confira!

Galeria

Comentários

  1. Sidney | 11/07/2022

    Bom de mas

Deixe seu Comentário


Conheça o Programa Jovem Vendedor da Barros com foco na capacitação de jovens aprendizes

A Barros Autopeças iniciou o Programa Jovem Vendedor, uma iniciativa dedicada a capacitar e profissionalizar jovens aprendizes com o intuito de prepará-los para atuar no campo das vendas. Com cinco…

leia mais...
Barros Autopeças é reconhecida com o prêmio SKF Awards

A Barros Autopeças, distribuidora de linha leve com mais de 50 anos de história no setor automotivo, conquistou dois troféus do prêmio de "Distribuidor Destaque SKF Awards 2023" concedido pela SKF,…

leia mais...
Barros Autopeças celebra o ano de 2023 e seus 54 anos juntos dos colaboradores!

Comemorar nunca é demais, não é mesmo? Por isso, fizemos questão de confraternizar muito por aqui! Durante o mês de janeiro, as filiais de Araxá, Bauru, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Mogi…

leia mais...
54 anos de história e um legado que continua

Há 54 anos, a Barros Autopeças tem desempenhado um papel crucial na união entre modernidade e tradição, fornecendo com eficiência peças automotivas de alta qualidade para o setor. Desde sua fundação…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up