> <

Mecânica em Miniatura: praticidade ao entender engenharia mecânica

Madeira, arame e argila: com esses materiais, o administrador de empresas Fábio Maedra, começou a desenvolver ainda criança sua primeira paixão, pequenas e perfeitas réplicas de carros. O desafio de fazer modelos cada vez mais aprimorados persistiu, e com o tempo Fábio notou que quando se tratava de engenharia automotiva, os modelos físicos ajudavam mais na compreensão, por permitir o toque e a manipulação.

Depois de 10 anos de muita pesquisa, desenvolvimento de protótipos e testes de materiais, Fábio criou seu primeiro projeto, um modelo genérico do motor 16.V, na escala 1:6, que teve suas duas edições esgotadas rapidamente: um grande sucesso. Após muitos e-mails e telefonemas recebidos, desenvolveu um segundo modelo, permitindo interação com os componentes. Foi a partir daí que Fábio criou o projeto Mecânica em Miniatura, o primeiro kit didático de design brasileiro de aplicação no estudo da engenharia automotiva, que conta com modelos em escala 1:6 dos principais sistemas da engenharia automotiva. 

O kit de cada modelo, vem com uma base de montagem, descrição dos componentes e manual de construção. São sete kits: bloco inferior, cabeçote, transmissão, suspensão dianteira, suspensão traseira, direção e freios. Juntos, todos os kits formam um modelo genérico de um carro na escala 1:6. Os componentes de cada sistema movimentam-se de forma idêntica ao modelo original, e o corpo dos subconjuntos é transparente, o que permite a visualização das partes internas do sistema.

Além de ser uma atividade lúdica, os kits permitem ser usados como plataforma didática em escolas e faculdades de engenharia ou oficinas mecânicas por se tratar de um sistema complexo, onde se é capaz de aprender muito mais do que em aulas convencionais.

Nós acreditamos no potencial do projeto, e por isso apoiamos o Mecânica em Miniatura. Você também pode conferir todos os detalhes do projeto e contribuir através do Kickante, e o melhor: ainda receber uma recompensa!

Corra e faça parte desse projeto!

 

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Passo a passo: teste de sistema de injeção eletrônica

 A injeção eletrônica serve para melhorar o funcionamento do carro, diminuindo a emissão de poluentes e contribuindo para que o combustível seja mais bem utilizado. No entanto, é preciso testar…

leia mais...
Alemanha autoriza cidades a proibir carros a diesel

Por William BostonUma corte da Alemanha decretou ontem a morte de certos carros movidos a diesel, num golpe para a importante indústria automobilística do país, que agora será forçada a gastar bilhões…

leia mais...
Bom ambiente mantém saúde do balconista e aumenta produtividade!

De acordo com especialista, cultura de humanização e a compreensão das subjetividades não se opõem à busca pelo lucro. Às vésperas do Dia do Balconista de Autopeças, o Novo Varejo foi em…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up