> <

Mercado automotivo segue com pequenos sinais de melhora

Depois de quedas consecutivas desde o ano passado, o mercado brasileiro no setor de veículos esboça reação pelo segundo mês seguido, com alta de 5,6% nos licenciamentos e de 4,7% na produção considerando os números de julho em relação a junho, de acordo com os dados divulgados hoje (4) pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Contudo, isso ainda é pouco para estabilizar o setor, que acumula nova redução quando comparado a 2015.

Foram licenciados 181,4 mil automóveis em julho frente aos 171,8 mil de junho (alta de 5,6%) e aos 227,6 mil de julho do ano passado (queda de 20,3%). E no acumulado dos sete primeiros meses, a redução é ainda maior, de 24,7%, comparando os dados de 2016 e de 2015.

Os números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), contudo, mostram um patamar um pouco menos otimista. Segundo a entidade, os emplacamentos de julho cresceram 3,09% em relação a junho, totalizando 271.752 unidades contra 263.595 no mês anterior. Esses dados incluem automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros. Já em relação a julho de 2015 houve queda de 15,3% e de 20,4% considerando o acumulado do ano.

Quanto à produção, a Anfavea aponta alta de 4,7% em julho, com 189,9 mil unidades, frente às 181,4 mil unidades de junho. Mais uma vez, houve redução de 15,3% em relação a julho do ano passado e de 20,4% no acumulado dos sete primeiros meses.

Os melhores resultados aparecem nas exportações, que cresceram 5% de junho para julho e 61% quando comparado a julho de 2015. Foram exportadas 45,6 mil unidades no mês passado, conta 43,4 mil unidades em junho e 28,3 mil unidades em julho do ano passado. O resultado desse balanço é que os estoques caíram de 225,6 mil unidades para 222,2 mil unidades de junho para julho, não impactando contudo no número de dias que eles conseguiriam abastecer, que segue em 37 dias segundo o ritmo de vendas de julho.

• Previsões seguem apontando queda de 19% nas vendas

A Anfavea já havia revisto as previsões para 2016, por isso, ela manteve as últimas projeções que apontam queda de 19% licenciamentos em relação a 2015, sendo que, para os veículos leves, ela deve ser de 18,8%. Os dados iniciais divulgados em janeiro apontavam queda de 7,5% nos licenciamentos e de 7,3% entre os leves. 

A nova expectativa é que as exportações subam 21,5% em 2016 quando comparado ao ano anterior, com 23% para os veículos leves. Essa é uma perspectiva mais otimista do que aquela divulgada em janeiro, que apontava alta de 8,1% e de 7,7% para os veículos leves. Já a produção deve fechar o ano com redução de 5,5% quando comparado ao ano anterior, sendo 5,7% para os leves. Os números iniciais da Anfavea eram de alta de 0,5% e queda de 0,1%, respectivamente. 

Fonte: Portal icarros

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Mulheres na ciência e suas contribuições para o setor automotivo

    Desde 2015, as Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência.    Entre os objetivos desse…

leia mais...
Você sabe como cuidar do motor?
Você sabe como cuidar do motor?
10 de fevereiro de 2020

    O motor é o principal componente dos automóveis. Sem ele nada funciona. Por isso é fundamental estar sempre atento aos principais cuidados que podemos ter com ele.    Além…

leia mais...
Segurança e qualidade com as pastilhas de freio

    A Barros está sempre se desenvolvendo para encontrar a melhor forma de oferecer serviços e produtos de qualidade que tenham foco na segurança e bem-estar dos clientes.    Desde…

leia mais...
Barros Autopeças comemora 50 anos de existência

    A Barros Autopeças completa, neste ano, 50 anos de existência. Meio século de histórias, de expansão e muita tradição.     Para comemorar o marco, a…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up