> <

Mercedes-Benz lança Sprinter 2017 no Brasil

Após três anos desde o lançamento da nova geração da Sprinter na Europa, a Mercedes-Benz traz ao Brasil a linha 2017 do modelo disponível nas versões van de passageiros, furgão e chassi-cabine. Com novo design e mais opções que buscam acentuar itens como conforto e segurança, a nova versão equipara o modelo, fabricado na Argentina, ao mesmo que atualmente é oferecido na Europa e na América do Norte.

“O lançamento da Sprinter neste momento reflete a estratégia da Mercedes-Benz em reduzir cada vez mais o tempo de dispor um produto global em diferentes mercados”, afirma o gerente sênior da divisão de vans, Carlos Garcia. O executivo informa que o modelo renovado já está disponível para venda na rede de concessionárias e que o novo ainda conviverá com os estoques do modelo anterior, a segunda geração da Sprinter lançada no Brasil em 2012. “Não há problemas em existir os dois veículos, embora em razão das tecnologias introduzidas na linha 2017, houve um reajuste de 5% de aumento nos preços, iniciando em R$ 102 mil”, revela.

Com mais de 3 milhões de unidades vendidas pelo mundo, das quais 120 mil no Brasil, a Mercedes-Benz aposta na imagem que o produto já consolidou no mercado. Seus números mostram que de 2011 até o fechamento de julho deste ano, a participação do modelo subiu de 14,6% para 26,3%. No segmento de van de passageiros, considerando o mesmo período, a fatia da marca é de 18% para 32% e em furgão (carga), o porcentual passou de 13% para 22%, um crescimento de 70% em cinco anos, enquanto na categoria chassi-cabine, a alta foi de 9% para 25%.

“Esse resultado é muito expressivo, principalmente por se tratar de um segmento extremamente competitivo e que vem se desenvolvendo bastante nos últimos anos para atender novas demandas, como as da mobilidade urbana e do empreendedorismo”, avalia Garcia. “Nesse sentido, a Sprinter tem grande potencial para continuar conquistando espaço no mercado, porque traz inovações que agregam mais valor aos clientes e novas soluções para os desafios do transporte urbano”.

Garcia expressa que parte da aceitação do modelo no mercado, além de seu histórico, está na flexibilidade e versatilidade que oferece: atualmente, a Sprinter tem 60 diferentes opções em seu portfólio completo, incluindo as três opções de modelo: a 315, comercial leve (ou caminhonete) e que na linha 2017 adota a nova nomenclatura (a anterior era 313), com PBT de 3,5 toneladas e motor com 129 cv de potência; a 415, da categoria caminhão leve que atende o segmento de VUC, com PBT 3,8 toneladas e potência de 146 cv e a 515, também da categoria caminhão leve com 5 toneladas e 146 cv.

MUDANÇAS

A versão brasileira da Sprinter 2017 traz mudanças sutis. Entre os diferenciais, há novidades no design externo. O facelift na parte frontal do veículo apresenta novo desenho da grade, para-choque que se estende um pouco mais para os faróis, estes parte do novo conjunto óptico, também com novo desenho. O conjunto traz faróis de neblina com assistente direcional, que são acionados unilateralmente de forma automática, direcionando a luz em curvas, ampliando o campo de visualização. As luzes de neblina também atuam como assistente direcional para o motorista. Na traseira, uma pequena modificação na lanterna superior, e na lateral, vincos e faixa emborrachada que ajudam a absorver melhor os impactos.

Por dentro, a Sprinter versão van de passageiros ganhou novo revestimento de bancos com tecido mais resistente e assentos reclináveis nas versões de 15, 17 e de 20 lugares. A largura dos bancos aumentou em 4 cm, e a altura subiu 2,5 cm com relação à versão anterior.

O motor continua o mesmo da versão anterior, mas entre os itens de segurança, a linha 2017 ganhou o crosswind assist, ou assistente de vento lateral, que estreou no Brasil com o Vito. O sistema reduz o efeito dos ventos laterais, aplicando automaticamente o freio nas rodas no lado onde bate a rajada, evitando que o veículo se desvie, mantendo-o em sua rota. É ativado a partir de 80 km/h.

Outro sistema disponível é o DRL (daytime running light) ou luzes de circulação diurna, acionadas automaticamente assim que o veículo é ligado: “O DRL atende a nova legislação do farol baixo em rodovias, homologada no início de julho. Por meio de Portaria, o Denatran entendeu que o sistema atende as especificações”, afirma Luiz Gonzaga Delfino Jr., gerente de marketing e produto de vans da Mercedes-Benz.

Há ausências de itens como câmbio automático, sensor de estacionamento, park assist (estacionamento autônomo) ou sensor de faixa, itens oferecidos em outros mercados como os da Europa e Estados Unidos. “São itens que estão no radar da Mercedes-Benz, em estudo, porque dependem da necessidade do cliente local”, justifica Delfino Jr.

A Sprinter manteve outros importantes sistemas de segurança, como ESP adaptativo 9i (programa eletrônico de estabilidade) que integra os sistemas ABS (antibloqueio de freios), ASR (controle de tração), BAS (servofreio de emergência), EBD (distribuição eletrônica de frenagem), LAC (controle de carga adaptativo), ROM (controle de rolagem) e RMI (intervenção de movimento de rodagem).

Fonte: Automotive Business

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


As senhas são a chave da sua proteção

Você sabia que já existe 23,2 milhões de contas e serviços online ao redor do mundo? E que o principal erro das pessoas são criar senhas comuns?Para evitar que pessoas mal intencionadas tenham…

leia mais...
Nova Previdência: confira as principais mudanças

Novas regras entraram em vigor em 13 de novembro, com a publicação da emenda constitucional nº 103 no Diário Oficial da UniãoA Nova Previdência, promulgada pelo Congresso Nacional nesta terça-feira…

leia mais...
Home office: práticas para manter a produtividade

 No começo de 2020 o mundo inteiro foi pego de surpresa por uma pandemia mundial. Muitas pessoas sentiram medo e um dos fatores que talvez mais tenha causado preocupação foi a questão do emprego…

leia mais...
Voluntariado e seus benefícios surpreendentes

    Um dos benefícios mais conhecidos do voluntariado é o impacto sobre a comunidade. Voluntários não remunerados são muitas vezes o elo que mantém uma comunidade unida, um lugar…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up