> <

Mulheres garantem seu espaço no balcão das autopeças brasileiras

Por muitos anos o setor automotivo foi visto como uma área exclusivamente masculina, cenário exposto até mesmo nas brincadeiras mais inocentes e infantis - nas quais os meninos brincavam com seus carrinhos, enquanto as meninas se divertiam com suas bonecas. Hoje, embora ainda perdurem resquícios desse período, a emancipação feminina tem trazido cada vez mais mulheres para esse universo repleto de motores, embreagens, câmbios e suspensões.

O mercado de reposição automotiva, por exemplo, está - há pelo menos duas décadas - abrigando diversas mulheres que desempenham as mais variadas e importantes funções. Tal movimento se confirma quando observamos o balcão das autopeças, local onde a presença feminina já não surpreende os clientes - ou ao menos não deveria.

Para Renata Grasson, que há 16 anos trabalha em uma autopeças em São Paulo, a principal dificuldade no desempenho de sua função ainda está ligada ao predomínio masculino no segmento.

Ela afirma não serem raras as vezes em que seus clientes acabam - em um primeiro momento - demonstrando uma espécie de dúvida quanto ao seu conhecimento. "Muitas vezes quando uma balconista mulher vai atender um cliente do sexo masculino, percebemos a cara de espanto, ou até mesmo uma cara de 'ela vai me atender?'", conta.

O relato da balconista é reforçado por Gedilma Melo, que desde 2003 é funcionária de uma autopeças em Caçapava. "Esse preconceito ainda existe, muito mecânicos têm o costme de pedir peças por seu apelido - o que dificulta o entendimento de qualquer atendimento, seja ele homem ou mulher. Mas se a gente questiona, alguns clientes chegam a dizer: 'moça você pode passar pra um vendedor?'", acrescenta.

Desmistificando a velha máxima do 'sexo frágil', no entanto, as duas balconistas apresentam uma única receita para a superação dessa resistência inicial: empenho e perseverança.

Nesse sentido, Renata destaca a luta constante para demonstrar credibilidade e conhecimento para a construção de uma relação de confiança com e fidelidade com o cliente.

Ela conta que muitos dos mecânicos que chegam à loja com um olhar desconfiado se surpreendem tanto com a qualidade do atendimento que, ao retornarem , desejam ser atendidos pela mesma balconista.

Embora questões culturais ainda tragam dificuldade adicionais às profissionais do setor automotivo, a satisfação de um trabalho bem desempenhado também faz parte do cotidiano das balconistas brasileiras.

É gratificante solucionar o problema de um cliente e, em troca, perceber seu olhar de gratidão. Segundo Renata Grasson, isso acaba se tornando "a melhor parte de seu dia".

"O maior prazer que tenho em minha função é saber que estou sendo útil para alguém, saber que estou solucionando o problema de um cliente e saber que o mesmo saiu satisfeito com meu bom atendimento, isso é gratificante, ganho o meu dia", reflete.

Tal sentimento é compartilhado por Gedilma, que destaca também o esforço dos balconistas para que o resultado final seja satisfatório. "Quando o veículo quebra, por exemplo, o cliente precisa da peça para ontem. Precisamos ser ágeis, trabalhamos a mil! Mas é muito prazeroso ver o cliente - satisfeito - nos agradecer".

Fonte: Jornal Novo Varejo

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


3 Portais De Treinamento Online Que Todo Mecânico Precisa Conhecer

Um mundo cada vez mais hiperconectado, somado às rápidas transformações e inovações do mercado exige que empresas, fornecedores e, claro, os próprios consumidores do segmento automotivo se adaptem…

leia mais...
Vai ter Briga Boa: a campanha da Barros que pode te levar para pescar no Pantanal!

 Além do universo automotivo, sua paixão também é pescar? Então preste atenção nas informações a seguir, pois a campanha da Barros Autopeças pode te dar a chance de passar cinco dias pescando…

leia mais...
Barros comparece à AUTOMEC 2019 em mais uma Ação com clientes. Saiba tudo!

Entre os dias 23 e 27 de abril de 2019 aconteceu em São Paulo a 15ª edição da AUTOMEC.Para quem ainda não conhece, a AUTOMEC é o maior evento de autopeças, equipamentos e serviços da América…

leia mais...
Maio Amarelo dá o recado: No trânsito, o sentido é a vida!

O slogan da sexta edição da campanha Maio Amarelo não poderia ser mais objetivo: evidencia a problemática do alto índice de mortes e feridos em acidentes de trânsito e enfatiza a necessidade da…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up