> <

Novo motor Volkswagen convertido para GNV

Anualmente, no Simpósio de Motores de Viena, reúne a indústria automotiva para mostrar os avanços técnicos e as novidades em mecânica. Entre as grandes e esperadas novidades estava o novo motor 1.0 TSI movido a gás natural veicular (GNV), da Volkswagen.

O motor batizado de 1.0 TGI, é o mesmo motor 1.0, 3 cilindros da Volks com turbo e injeção direta, mas agora preparado para queimar gasolina e GNV.

Os números de desempenho e autonomia ainda não foram divulgados, mas a montadora disse que não há perda de potência, rendendo os mesmo 90 cv da versão a gasolina disponível na Europa.

O GNV sem dúvidas é menos poluente que a gasolina, já que emite 76% menos CO2 e pode ser obtido por fontes não-fósseis, como descarte da agricultura e meios sintéticos. Porém o catalisador, que precisa utilizar metais nobres para neutralizar poluentes, precisa aquecer com rapidez para ser eficiente.

Para diminuir ainda mais as emissões de CO2 e NOx, o motor queima apenas o gás na partida, diferentemente dos modelos de injeção convencional que precisam de 15 a 30% de gasolina para ligar o motor.

Isso só é possível pelo sistema chamado "lambda split". Dois dos cilindros do motor receberão mais gás quando o motor ainda estiver em ponto morto, o que vai acelerar o aquecimento do catalisador e estabilizar a mistura ar-gás. 

Ao mesmo tempo, a sonda lambda é aquecida eletricamente. Deste modo, fará a leitura da queima do motor em até 10 segundos, mesmo havendo umidade no escapamento.

De acordo com a Volkswagen, o 1.0 TGI poderá ser usado em qualquer carro compacto do grupo Volkswagen. Desde que tenha espaço no porta-malas para o cilindro de GNV.

Fonte: Revista Quatro Rodas.

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Mulheres na ciência e suas contribuições para o setor automotivo

    Desde 2015, as Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência.    Entre os objetivos desse…

leia mais...
Você sabe como cuidar do motor?
Você sabe como cuidar do motor?
10 de fevereiro de 2020

    O motor é o principal componente dos automóveis. Sem ele nada funciona. Por isso é fundamental estar sempre atento aos principais cuidados que podemos ter com ele.    Além…

leia mais...
Segurança e qualidade com as pastilhas de freio

    A Barros está sempre se desenvolvendo para encontrar a melhor forma de oferecer serviços e produtos de qualidade que tenham foco na segurança e bem-estar dos clientes.    Desde…

leia mais...
Barros Autopeças comemora 50 anos de existência

    A Barros Autopeças completa, neste ano, 50 anos de existência. Meio século de histórias, de expansão e muita tradição.     Para comemorar o marco, a…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up