> <

O Câncer de Mama atinge a todas nós

Saiba um pouco mais sobre o assunto a partir de depoimentos de colaboradoras que já conviveram com a doença.


Outubro é o mês do combate ao Câncer de Mama; o chamado “Outubro Rosa” existe desde a década de 1990 e tem como objetivo o estímulo da troca de informações, questionamentos e conscientização acerca da doença.

Conversamos com colaboradoras e diretoria Barros que - direta ou indiretamente - já tiveram contato com o câncer de mama e nos concederam seus depoimentos, relatando o que pensam sobre a doença e sobre o Movimento. Confira:


Leandra Barros - Diretora de RH e TI da Barros


Por que é importante para a Empresa aderir a campanha do Outubro Rosa?

Acredito que trazer a pauta do câncer de mama através do Outubro Rosa é um dever social da Empresa, não apenas como um posicionamento institucional, mas também como uma responsabilidade para com as nossas colaboradoras. É um assunto muito delicado e sério que não pode ser omitido dentro de nosso ambiente empresarial.


Quais foram as ações promovidas pela Barros acerca do assunto?

Distribuímos cartazes informativos por todo o espaço e incentivamos toda a equipe a se vestir com alguma peça de roupa cor-de-rosa às quintas-feiras do mês. Nos outros dias da semana, podíamos colocar o broche referente à campanha, a fim de que nos lembrássemos do assunto e o mantivéssemos em pauta, como assunto principal.

 

Quais impactos você acredita que as ações causaram nas colaboradoras?


Acredito que, pela própria rotina de trabalho acelerada e, muitas vezes, cansativa, torna-se muito fácil para nós mulheres acabarmos esquecendo dos métodos preventivos e da extrema importância de uma rotina de exames, bem como a do autoexame. Acredito que falar sobre o assunto é também trazer o bem estar para as mulheres, o que se reflete no dia-a-dia da Empresa. Dessa forma, trazer o assunto para o ambiente de trabalho é manter aquecida essa pauta; movidos pelo pensamento de que fazendo a nossa parte, podemos ajudar no controle da doença e evitar descobertas tardias, prolongando vidas.


Karina Pires - Vendedora filial Campinas

“Prevenir é um ato de amor; com você, com seu corpo e com todos que te amam.”


Qual foi a sua experiência e relação com o câncer de mama?

 Presenciei de perto a dor e a preocupação de lidar com o câncer de mama a partir de minha prima, que desenvolveu a doença. Ter um caso de câncer de mama na   família foi ter que encarar a possibilidade de que talvez ela não conseguisse vencer, bem como pensar constantemente sobre como poderia ter sido diferente caso ela   tivesse realizado o autoexame, por exemplo.

Apesar de todo o medo e insegurança, minha prima conseguiu vencer a doença e hoje comemoramos a vitória!


Qual foi o aprendizado que tirou dessa experiência?

Aprendi sobre a importância da prevenção. Por conta de toda a correria do dia-a-dia, acabamos nos esquecendo de algo tão simples e rápido como o autoexame, que pode ser feito até mesmo durante o banho. Por isso, o Outubro Rosa se destaca por nos fazer enxergar o quão próximo o câncer de mama pode estar de nós e, com isso, desperta em nós mulheres o amor próprio e nos conscientiza sobre não deixarmos esse assunto para depois, pois a atenção ao nosso corpo deve ser dada hoje e agora!


Saiba como fazer o autoexame aqui: http://www.autopecaslauto.com.br/blog/outubro-rosa-vamos-falar-sobre-isso/ 


Ana Lúcia - Gerente da filial de São José do Rio Preto


Você já teve casos de câncer de mama com algum familiar? Como foi o processo de descoberta?

Sim. Há 10 anos atrás, minha mãe - que hoje está com 82 anos - sentiu dores durante uma viagem com a minha tia. Na volta, ao ser consultada por um oncologista, descobrimos que o câncer já estava muito avançado e que teria que ser feita a cirurgia para retirada da mama (mastectomia).

É um sentimento inexplicável. Acompanhei todos os procedimentos de perto, e, ao conversar com ela, descobri que ela já havia notado o caroço (nódulo) na região do seio muito antes de sentir dores, e mesmo sempre se mantendo informada acerca do assunto e tendo acesso aos métodos preventivos, acabou negligenciando os sintomas, o que elevou a doença para um nível que poderia ter sido evitado (metástase), caso ela tivesse dado a atenção necessária logo na fase inicial.


O que o impacto desse acontecimento causou em você?

Hoje, pelo fato de a metástase ter se espalhado pelos ossos e para a coluna, minha mãe continua resistindo com muita força. Ela tem muita força pra conseguir, mesmo 10 anos depois, lutar diariamente com as dores e com as dificuldades que essa condição a impõe. Isso fez e faz com que eu e minhas irmãs trabalhemos constantemente o nosso emocional, pois sabemos que, por termos um caso direto na família de câncer de mama - o que nos coloca no grupo de risco - precisamos redobrar a atenção ao nosso corpo, realizando exames periodicamente e, principalmente, não negligenciando nossa saúde.


Você procura conscientizar outras pessoas sobre a doença?

Eu trabalho com gestão de pessoas. É meu dever ser um espelho para elas. Se eu falo de saúde e da importância do cuidado com o corpo e da mente, eu preciso que eles vejam isso em mim. É por isso que estou sempre cuidando de mim, da minha condição física e emocional. Passar por tudo aquilo com a minha mãe só me deixou mais forte e mais motivada a inspirar os outros e a conseguir transmitir a necessidade e importância do autocuidado.


E você, possui alguma história que gostaria de compartilhar? Aproveite esse espaço para interagir com seus parceiros de trabalho! Queremos saber mais sobre você!


Para ter mais informações sobre o câncer de mama, riscos, como se prevenir e detecção precoce, acesse o site do INCA, o Instituto Nacional de Câncer.

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


20 de novembro Dia da Consciência Negra  

O termo consciência negra, veio para enfatizar  a luta do povo preto, ganhando notoriedade na década de 1970 no Brasil, justamente em razão da luta de movimentos sociais que atuavam pela igualdade…

leia mais...
Dicas para uma boa administração no setor de logística  

O que é logística empresarial? A logística empresarial é um processo de planejamento, implementação e controle econômico do fluxo de produção e armazenamento de insumos,…

leia mais...
Lançamento marca própria: Advance Autoparts

A MarcaCom o objetivo de entregar mais qualidade e inovação para os clientes, o grupo Barros Autopeças  lançou sua marca própria. Por isso, é com muito orgulho e satisfação que a empresa…

leia mais...
Entenda a importância do Novembro Azul

O mês de novembro é conhecido como Novembro Azul, o mês da campanha de conscientização da luta contra o câncer de próstata. Segundo o INCA (Instituo Nacional de Câncer), o câncer de…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up