> <

O mecânico possui papel fundamental no mercado automotivo

Diretor de Vendas e Marketing da ZF Services América do Sul, Luiz Fernando Teixeira fala sobre o mercado da reposição automotiva em um ano cheio de variáveis e, também, da importância e da atenção que o mecânico recebe de sua marca

Revista O Mecânico: Durante o ano, percebemos um misto de otimismo e pessimismo entre as fabricantes de autopeças com relação ao desempenho do setor. Algumas empresas estavam contentes, outras não. Na sua percepção, como esteve o aftermarket automotivo brasileiro neste ano de 2015? A crise econômica afetou os negócios na reposição?

Luiz Fernando Teixeira: No mercado de reposição, ainda temos poucos indicadores sobre os dados de consumo de autopeças. O indicador que utilizamos é o do Sindipeças que apresenta crescimento previsto entre 4% e 5%. Este número é baseado na venda dos fabricantes, o que não representa o consumo real pelos mecânicos, aplicadores, frotas e demais publicos do setor.
Outro ponto é a diferença de comportamento entre segmento de passageiros e comerciais (linha pesada). Nossa percepção é de que enquanto o mercado de passageiros teve aumento do consumo, entre ônibus e caminhões houve queda ao redor de 10%.

O Mecânico: Dentro desse contexto, como foi o ano para a área de aftermarket da ZF?

Teixeira: O ano de 2015 foi desafiador para o aftermarket da ZF. Tivemos que reestruturar nossa estratégia a fim de acompanhar as mudanças do cenário econômico e manter a mais alta qualidade presente nos produtos e serviços das marcas Sachs, Lemförder e ZF.
Comparativamente a 2014, houve melhora significativa no resultado, e é isso que a empresa espera de nós.

O Mecânico: Quais novidades, lançamentos ou ações a ZF implementou no aftermarket durante o ano?

Teixeira: Aumentamos a cobertura em todas as linhas de produtos e tivemos alguns lançamentos de produtos bastante significativos, como as embreagens Sachs do Volkswagen up!, Hyundai HB20, Ford Ka e Ka+, Fiat Etorq e Nissan Frontier.
Na linha pesada, como destaque tivemos o lançamento da embreagem 362 para Mercedes-Benz, Volkswagen 17280 e 17230 AMT, o volante dupla massa para Volkswagen, além da linha de amortecedores Sachs.
Em componentes de direção e suspensão Lemförder, podemos apontar como destaque as barras de reação 0500 R/U/M para Mercedes-Benz, barras de direção DAF e Mercedes-Benz Axor, além do pivô de suspensão para Ford Ranger, Fiat Palio e Chevrolet Meriva.
Reorganizamos também o time de vendas, promotores e técnicos visando aumentar o suporte aos distribuidores, lojistas e aplicadores, oferecendo os melhores serviços no mercado de reposição.

O Mecânico: Qual é a sua expectativa para o ano de 2016? Qual tendência você vê para o aftermarket: crescimento ou queda? Por quê?

Teixeira: A nossa expectativa é que o ano de 2016 seja muito parecido com o ano de 2015. A frota segue crescendo, o que significa que há mercado disponível a ser explorado. Estamos acompanhando todas as movimentações econômicas a fim de detectarmos as melhores oportunidades para atendermos as necessidades do mercado.

O Mecânico: Qual é a importância do mecânico e das oficinas independentes dentro da estratégia do aftermarket da ZF? Quais ações são voltadas a esse público?

Teixeira: O mecânico é o nosso principal consumidor e por esta razão tem toda a nossa atenção. Dentre os serviços disponíveis estão o atendimento técnico via call center, equipe de campo composta por 15 técnicos e 8 promotores técnicos comerciais espalhados pelo Brasil, além de capacitação técnica e o exclusivo “Parceria Premium”, que premia os proprietários de oficinas que instalam os produtos das marcas Sachs e Lemförder, através de pontos que podem ser trocados por prêmios exclusivos.

O Mecânico: No dia 20 de dezembro, comemora-se o Dia do Mecânico. Você gostaria de deixar um recado para os profissionais da manutenção automotiva?

Teixeira: O mecânico possui papel fundamental no mercado automotivo. Ele é o profissional especializado responsável pela manutenção preventiva e reparação dos veículos, assegurando o bom funcionamento do automóvel e consequentemente contribuindo para a segurança nas ruas e estradas. Portanto é indispensável que esteja sempre atualizado e utilize produtos de confiança e qualidade.

Fonte: http://omecanico.com.br/entrevista/

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


Barros Autopeças realiza primeiro Arraiá para clientes

No dia 04 de agosto, a Barros Autopeças (filial Mogi Mirim) realizou seu primeiro Arraiá para clientes. A festa é uma adaptação, do tradicional Arraiá da Lauto que, por sua vez, está na 4° edição.…

leia mais...
Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Passo a passo: teste de sistema de injeção eletrônica

 A injeção eletrônica serve para melhorar o funcionamento do carro, diminuindo a emissão de poluentes e contribuindo para que o combustível seja mais bem utilizado. No entanto, é preciso testar…

leia mais...
Alemanha autoriza cidades a proibir carros a diesel

Por William BostonUma corte da Alemanha decretou ontem a morte de certos carros movidos a diesel, num golpe para a importante indústria automobilística do país, que agora será forçada a gastar bilhões…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up