> <

O mecânico possui papel fundamental no mercado automotivo

Diretor de Vendas e Marketing da ZF Services América do Sul, Luiz Fernando Teixeira fala sobre o mercado da reposição automotiva em um ano cheio de variáveis e, também, da importância e da atenção que o mecânico recebe de sua marca

Revista O Mecânico: Durante o ano, percebemos um misto de otimismo e pessimismo entre as fabricantes de autopeças com relação ao desempenho do setor. Algumas empresas estavam contentes, outras não. Na sua percepção, como esteve o aftermarket automotivo brasileiro neste ano de 2015? A crise econômica afetou os negócios na reposição?

Luiz Fernando Teixeira: No mercado de reposição, ainda temos poucos indicadores sobre os dados de consumo de autopeças. O indicador que utilizamos é o do Sindipeças que apresenta crescimento previsto entre 4% e 5%. Este número é baseado na venda dos fabricantes, o que não representa o consumo real pelos mecânicos, aplicadores, frotas e demais publicos do setor.
Outro ponto é a diferença de comportamento entre segmento de passageiros e comerciais (linha pesada). Nossa percepção é de que enquanto o mercado de passageiros teve aumento do consumo, entre ônibus e caminhões houve queda ao redor de 10%.

O Mecânico: Dentro desse contexto, como foi o ano para a área de aftermarket da ZF?

Teixeira: O ano de 2015 foi desafiador para o aftermarket da ZF. Tivemos que reestruturar nossa estratégia a fim de acompanhar as mudanças do cenário econômico e manter a mais alta qualidade presente nos produtos e serviços das marcas Sachs, Lemförder e ZF.
Comparativamente a 2014, houve melhora significativa no resultado, e é isso que a empresa espera de nós.

O Mecânico: Quais novidades, lançamentos ou ações a ZF implementou no aftermarket durante o ano?

Teixeira: Aumentamos a cobertura em todas as linhas de produtos e tivemos alguns lançamentos de produtos bastante significativos, como as embreagens Sachs do Volkswagen up!, Hyundai HB20, Ford Ka e Ka+, Fiat Etorq e Nissan Frontier.
Na linha pesada, como destaque tivemos o lançamento da embreagem 362 para Mercedes-Benz, Volkswagen 17280 e 17230 AMT, o volante dupla massa para Volkswagen, além da linha de amortecedores Sachs.
Em componentes de direção e suspensão Lemförder, podemos apontar como destaque as barras de reação 0500 R/U/M para Mercedes-Benz, barras de direção DAF e Mercedes-Benz Axor, além do pivô de suspensão para Ford Ranger, Fiat Palio e Chevrolet Meriva.
Reorganizamos também o time de vendas, promotores e técnicos visando aumentar o suporte aos distribuidores, lojistas e aplicadores, oferecendo os melhores serviços no mercado de reposição.

O Mecânico: Qual é a sua expectativa para o ano de 2016? Qual tendência você vê para o aftermarket: crescimento ou queda? Por quê?

Teixeira: A nossa expectativa é que o ano de 2016 seja muito parecido com o ano de 2015. A frota segue crescendo, o que significa que há mercado disponível a ser explorado. Estamos acompanhando todas as movimentações econômicas a fim de detectarmos as melhores oportunidades para atendermos as necessidades do mercado.

O Mecânico: Qual é a importância do mecânico e das oficinas independentes dentro da estratégia do aftermarket da ZF? Quais ações são voltadas a esse público?

Teixeira: O mecânico é o nosso principal consumidor e por esta razão tem toda a nossa atenção. Dentre os serviços disponíveis estão o atendimento técnico via call center, equipe de campo composta por 15 técnicos e 8 promotores técnicos comerciais espalhados pelo Brasil, além de capacitação técnica e o exclusivo “Parceria Premium”, que premia os proprietários de oficinas que instalam os produtos das marcas Sachs e Lemförder, através de pontos que podem ser trocados por prêmios exclusivos.

O Mecânico: No dia 20 de dezembro, comemora-se o Dia do Mecânico. Você gostaria de deixar um recado para os profissionais da manutenção automotiva?

Teixeira: O mecânico possui papel fundamental no mercado automotivo. Ele é o profissional especializado responsável pela manutenção preventiva e reparação dos veículos, assegurando o bom funcionamento do automóvel e consequentemente contribuindo para a segurança nas ruas e estradas. Portanto é indispensável que esteja sempre atualizado e utilize produtos de confiança e qualidade.

Fonte: http://omecanico.com.br/entrevista/

Galeria

Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário


A Importância da Análise de Crédito

A análise de crédito possui uma grande importância para constatar se o cliente realmente tem condições de honrar com o compromisso de empréstimo assumido, verificando informações do cliente a…

leia mais...
Pesquisa de Opinião de Entregas da Barros Autopeças

No mês de Outubro, perguntamos a opinião dos nossos clientes em relação aos nossos serviços e atendimentos em nossa área de logística, para sabermos como nosso trabalho é visto por eles. Ficamos…

leia mais...
Kit amortecedor: o que você precisa saber para vender essa peça?

Dominar todas as informações técnicas sobre autopeças é o maior desafio e a maior vantagem de um vendedor do segmento. Enquanto são diversos os modelos e as marcas de veículos que você precisa…

leia mais...
Rastreamento Inteligente - solução eficiente para os clientes da Barros Autopeças

Nosso colaborador, Lucas Vanin, da área de Transportes, pensou numa solução para os clientes da Barros, em relação ao rastreio dos pedidos. Como muitos procuram o departamento de Transportes para…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up