> <

O que é o Rota 2030?

O que é o Rota 2030?

O Rota 2030 é uma nova política automotiva brasileira que substituirá o atual Inovar Auto, programa de desenvolvimento aplicado durante a gestão de Dilma Rousseff. Difere-se por trazer um novo foco à indústria, com novas regras para o setor automotivo e tendo o objetivo de desenvolver o mercado automobilístico, enquanto a Inovar Auto tinha o foco em tributos e metas de manufatura.  Esse novo modelo de gestão terá uma abrangência de 15 anos, divididos em 3 ciclos de 5 anos. O que dá maior previsibilidade ao setor automotivo e, com isso, melhora as chances de planejamento para empresas de cadeia.

 Mas afinal, o que o Rota 2030 promete para os próximos anos?

Primeiramente, o incentivo ao crescimento do mercado automotivo através da redução de impostos. Além disso, podemos esperar o fim das cotas que limitam a quantidade de veículos importados no país. Atualmente a cota autoriza a importação de 4.800 veículos por marca.

A nova política também visa a redução de impostos para produções nacional com eficiência energética e empresas automotivas que proporcionam programas de desenvolvimento local.

Podemos esperar a volta da inspeção veicular, onde um técnico habilitado (com registro profissional no CREA, no caso do Brasil) avalia as condições do veículo. O intuito da inspeção é de reduzir a emissão de poluentes e acidentes.

Além dessas mudanças citadas acima, um dos maiores objetivos do Rota 2030 é colocar o Brasil em um mercado mais competitivo mundialmente. A cadeia automotiva do país é muito bem fundamentada e nosso mercado é riquíssimo, por isso há necessidade de partimos para um mercado mais competitivo, ,e consequentemente, crescermos.

Essa proposta promete grandes mudanças para o setor automotivo. Mas e você, concorda com as novas medidas do Rota 2030? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Quatro Rodas e Automotive Business 

Galeria

Comentários

  1. Renato Rezende| 31/03/2018

    Só concordo com inspeção veicular se for grátis. Fora isso já gastamos demais com IPVA e pedágio, entre outros impostos indiretos nos carros.

Deixe seu Comentário


Barros Autopeças realiza primeiro Arraiá para clientes

No dia 04 de agosto, a Barros Autopeças (filial Mogi Mirim) realizou seu primeiro Arraiá para clientes. A festa é uma adaptação, do tradicional Arraiá da Lauto que, por sua vez, está na 4° edição.…

leia mais...
Uma Páscoa para ser lembrada: Barros Autopeças faz a diferença para pessoas carentes

A Páscoa pode ser considerada o feriado favorito dos chocólatras, mas além de ser uma excelente desculpa para fugir da dieta, também pode ser utilizada para praticar a solidariedade. Na última semana,…

leia mais...
Passo a passo: teste de sistema de injeção eletrônica

 A injeção eletrônica serve para melhorar o funcionamento do carro, diminuindo a emissão de poluentes e contribuindo para que o combustível seja mais bem utilizado. No entanto, é preciso testar…

leia mais...
Alemanha autoriza cidades a proibir carros a diesel

Por William BostonUma corte da Alemanha decretou ontem a morte de certos carros movidos a diesel, num golpe para a importante indústria automobilística do país, que agora será forçada a gastar bilhões…

leia mais...
Comentários Recentes

Trabalhe Conosco

Com o seu talento e competência
como combustíveis, você vai ajudar
a guiar uma empresa sólida e
ambiente de trabalho profissional.
Faça parte da nossa equipe.

Eu quero

Quero ser Cliente

Venha ser um cliente Barros Autopeças
e ter a disposição um dos portfólios
de peças mais completos do país,
promoções exclusivas e uma equipe
pronta à ajudá-lo no que for preciso.

Eu quero
scroll up